Tempo
|
A+ / A-

Desemprego em Portugal volta a estar abaixo dos 10%

28 abr, 2017 - 11:24

A taxa de desemprego desceu para os 9,9%. É o valor mais baixo desde Fevereiro de 2009.

A+ / A-

A taxa de desemprego desceu para os 9,9% em Fevereiro de 2017, menos 0,2 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior e menos 0,6 p.p. em relação a três meses antes. Os dados foram avançados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"A população desempregada de Fevereiro foi estimada em 508,3 mil pessoas, tendo diminuído 1,9% em relação ao mês precedente (menos 9,9 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4 630,2 mil pessoas, tendo aumentado 0,5% (mais 22,6 mil pessoas) face ao mês anterior", lê-se na nota publicada no site do INE.

É o valor mais baixo desde Fevereiro de 2009 (9,7%).

Os jovens são os principais responsáveis pela melhoria, com uma diminuição de 4,5% do número de desempregados com menos de 24 anos. O desemprego entre os adultos praticamente não mexeu.

Do lado do emprego, destaque para o aumento de 16 mil postos de trabalho líquidos em Março, depois de já ter crescido 23 mil no mês anterior. "Por comparação com o mês anterior, a população empregada aumentou para todos os grupos em análise: adultos (11,9 mil); mulheres (11,1 mil); homens (4,8 mil); e jovens (4,0 mil)", lê-se no mesmo documento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Indignado é pouco
    28 abr, 2017 Viana 11:57
    Recentemente,fui convocado por carta, pelo Centro de Emprego,para frequentar um curso de formação de nível 4, técnico de qualidade com uma duração de 1400 horas.A decorrer em período laboral, ou seja das 9h-1h e das 2h-5h, 7 horas de formação, todos os dias úteis perfazendo aproximadamente 8 meses. Mas, como sou detentor de uma Licenciatura nível 5, não tinha direito à bolsa de formação no valor 149 euros por mês; só iria receber o subsídio de refeição no valor de 4,52 por cada dia de formação, mais o passe de transporte;( e assim baixa o desemprego). Ainda esta semana se comemorou mais um aniversário do 25 de Abril, recordei tempos, em que no antigo regime, o meu pai ia trabalhar por um prato de comida, e volvidos 41 anos após a revolução, e depois de ter concluído uma licenciatura e de possuir várias formações, propõem -me fazer formação pelo valor inferior de uma diária...Pois é, a vida prega-nos muitas partidas.

Destaques V+