Tempo
|
A+ / A-

Trump diz que pode haver “grande, grande” conflito com Coreia do Norte

28 abr, 2017 - 02:00

Líder norte-americano garante que prefere solução diplomática e novas sanções contra o regime de Pyongyang, mas conflito armado não é cenário afastado.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considera que um conflito com a Coreia do Norte é possível, mas garante preferir uma solução diplomática.

“Há a possibilidade de termos um grande, grande conflito com a Coreia do Norte. Absolutamente”, disse Donald Trump numa entrevista à Reuters.

O líder norte-americano acrescenta que a sua administração está a preparar uma série de sanções económicas contra o país, sem tirar a opção militar de cima da mesa.

Segundo Trump, o seu secretário de Estado, Rex Tillerson, vai pressionar o Conselho de Segurança das Nações Unidas a viabilizar as novas sanções.

“Adoraríamos resolver as coisas diplomaticamente, mas é muito difícil”, acrescentou.

Quanto à China, Trump considera que o Presidente Xi está a “trabalhar arduamente” para evitar a guerra. “Ele certamente não quer distúrbios e mortes. É um bom homem”.

Os Estados Unidos e a Coreia do Norte têm "trocado galhardetes" nos últimos meses e a situação agravou-se com a insistência de Pyongyang de realizar testes balísticos e nucleares, quebrando o que está acordado com as Nações Unidas. Os norte-americanos já reforçaram a presença militar na região, alegadamente para exercícios militares com a Coreia do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto Sousa
    28 abr, 2017 MONTIJO 10:34
    Será este o monstro, que vai carregar no botão? Ou o monstro tem os olhos em bico, e fala uma lingua que só eles, e poucos mais, percebem? Todos estes cães de GUERRA, deveriam ser derretidos, pelo inferno nuclear, que nos andam a preparar. Escumalha, da mais ordinária, que vive ás nossas custas.

Destaques V+