Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo destina 3,5 milhões para transformar Fortaleza de Peniche em museu da liberdade

27 abr, 2017 - 16:14

Ministro da Cultura diz que o projecto está aberto à iniciativa privada, por exemplo, em espaços de restauração ou lojas que possam ser instaladas na fortaleza onde estiveram presos muitos dos opositores à ditadura.

A+ / A-

O conselho de ministro aprovou de 3,5 milhões de euros para a recuperação da Fortaleza de Peniche e a construção no local de um museu dedicada à luta pela liberdade e democracia.

O ministro da Cultura, Castro Mendes, diz que o projecto está aberto à iniciativa privada, por exemplo, em espaços de restauração ou lojas que possam ser instaladas na fortaleza onde estiveram presos muitos dos opositores à ditadura.

“O que é fundamental é que a utilização privada não abafe, não obscureça o valor essencial do monumento”, sublinha Castro Mendes.

O Governo desistiu da ideia de criar uma unidade hoteleira na Fortaleza de Peniche porque “este lugar é, primordialmente, um lugar de memória”, explica o ministro da Cultura.

O ministro do Planeamento, Pedro Marques, refere que os 3,5 milhões de são provenientes de fundos europeus e a candidatura vai avançar “de imediato”.

O nome definitivo para o museu ainda não está decidido, mas a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, aposta em Museu da Liberdade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário cá da quinta
    28 abr, 2017 coimbra 11:52
    ISTO SÃO OS TAIS SACOS AZUIS! Para isto, há sempre uns milhões, pois estes milhões vão sempre encher a barriga a alguém, MAS PARA RECUPERAR AS MISERAVEIS PENSÕES DE REFORMA, que no meu caso perdi nada menos do que um terço desde 2010, não há dinheiro. Quando me aposentei a minha pensão era superior ao S.M.N., mas hoje está em cerca de 470 euros. NÃO É UM ROUBO ? Creio que ainda vai aparecer no futuro, mais casos MARQUÊS !

Destaques V+