Tempo
|
A+ / A-

Fisco suspende IMI de cinco mil casas reavaliadas

27 abr, 2017 - 09:00

Medida quer evitar cobranças abusivas que mais tarde impliquem acertos ou reembolsos.

A+ / A-

A Autoridade Tributária e Aduaneira suspendeu temporariamente o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de cinco mil casas que foram submetidas a reavaliação no ano passado.

Segundo a notícia do “Diário de Notícias”, o fisco quer perceber se estes contribuintes estão ou não abrangidos pela cláusula de salvaguarda que impede que, de um ano para outro, o imposto aumente mais de 75 euros ou de um terço da diferença entre o que foi pago no ano antes.

“Antes, as pessoas entregavam o pedido de reavaliação e, às vezes, a primeira prestação do IMI chegava ainda sem ter em conta o resultado, o que implicava que fizessem mais tarde os acertos sobre o que tivesse sido pago a mais”, explica ao jornal António Ernesto Pinto, da Associação de Defesa do Consumidor.

No entanto, esta decisão de suspender o imposto não está a ser comunicada aos interessados, nem está no portal das finanças o que está a motivar as críticas da Deco.

A construção de uma piscina é um factor que pode aumentar o valor de uma casa no processo de reavaliação, tal como a exposição solar.

A receita de IMI diminuiu 43 milhões de euros em 2016, passando de 1577 milhões para 1534 milhões de euros na sequência de um cada vez maior número de pedidos de reavaliação de imóveis e do número de isenções e descida das taxas, revelou o mesmo jornal, na semana passada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+