Tempo
|
A+ / A-

Primavera farrusca. Chuva regressa e temperaturas descem

26 abr, 2017 - 08:12

Na Madeira, o IPMA emitiu aviso laranja devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados por trovoadas.

A+ / A-

A chuva vai regressar a Portugal continental a partir desta quarta-feira na região sul, estendendo-se depois até sábado ao norte e centro, estando também prevista uma descida das temperaturas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje e quinta-feira há apenas possibilidade de chuva fraca na região sul, que depois irá estender-se gradualmente até sábado às restantes regiões do continente.

“Hoje vamos ter, relativamente ao dia de ontem [terça-feira], uma pequena descida dos valores da temperatura em particular nas regiões do norte e centro e em especial nas regiões do interior. O vento vai soprar moderado a forte na faixa costeira a norte do Cabo Raso”, disse Maria João Frada.

Para que quarta e quinta-feira prevê-se nebulosidade em todo o território, que será mais carregada na região sul [baixo Alentejo e Algarve], onde há possibilidade de chuva fraca.

“Na sexta-feira é mais certo. Vai chover de forma mais persistente no Algarve e Alentejo devido a uma depressão a sul-sudoeste da Madeira, que já esteve sobre a região dos Açores e deslocou-se depois para a Madeira”, salientou.

Por causa da depressão, o IPMA emitiu aviso laranja para a Madeira, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados por trovoadas. Vai estar em vigor até às 12h00 de hoje, passando depois a aviso amarelo até às 12h00 de quinta-feira.

Segundo Maria João Frada, a depressão vai deslocar-se gradualmente para a parte sul do continente, trazer uma massa de ar quente e instável, que vai dar precipitação na sexta-feira na região sul e irá estender-se depois à região centro e no sábado à região norte.

No que diz respeito às temperaturas, o IPMA prevê para hoje e quinta-feira uma descida dos valores das temperaturas, em especial no norte e centro.

As mínimas vão variar entre os 5 e os 10 graus na generalidade do território, com excepção do Nordeste Transmontano e Beira Alta onde podem rondar entre a 1 a 4 graus. Quanto às máximas, vão variar entre 15 e 20 graus, sendo um pouco inferiores na região da Serra da estrela.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+