Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Museu dos Coches encerra para melhoramentos

26 abr, 2017 - 07:12

Espaço reúne uma colecção única no mundo de viaturas de gala e de passeio do século XVII ao século XIX.

A+ / A-

O novo Museu Nacional dos Coches, inaugurado há dois anos, em Lisboa, encerra esta quarta-feira para instalação do projecto expositivo e reabrirá ao público a 20 de Maio.

A directora do museu localizado em Belém disse à agência Lusa que o espaço irá encerrar totalmente para a montagem da museografia, reabrindo na Noite dos Museus.

De acordo com a Silvana Bessone, o projecto a desenvolver no novo edifício inclui a colocação de barreiras de protecção dos coches, a legendagem das peças em quatro idiomas (português, inglês, francês e castelhano) e projecções multimédia com informação complementar para os visitantes.

"A instalação da museografia é muito importante para o museu. É mais um passo para a conclusão do projecto", sublinhou Silvana Bessone, acrescentando que "havia muitas reclamações dos visitantes por falta de informação".

Durante dois anos - o novo Museu Nacional dos Coches foi inaugurado a 23 de Maio de 2015 - o equipamento cultural teve as peças identificadas "com legendas antigas, muito generalistas".

O projecto expositivo é da empresa Nuno Sampaio Arquitectos, segundo o programa definido pela direcção do museu, e a fase seguinte - última para a conclusão do projecto do museu - será a construção de um percurso pedonal e da passagem sobre a via-férrea.

"A obra já foi adjudicada e deverá avançar em Maio", indicou a responsável à Lusa, acrescentando que a ponte pedonal actual será retirada.

O Picadeiro Real - que acolhia anteriormente os coches e permaneceu um núcleo do museu - irá continuar aberto ao público com uma exposição de peças da colecção e outra com carros e equipamento de combate a incêndios, dos finais do século XVII ao início do século XX.

No dia 20 de Maio, o Museu Nacional dos Coches, um dos mais visitados do país, abre às 10h00 da manhã e ficará aberto até à meia-noite.

Localizado na praça Afonso de Albuquerque, o museu reúne uma colecção única no mundo de viaturas de gala e de passeio do século XVII ao século XIX, na sua maioria provenientes dos bens da coroa ou propriedade particular da Casa Real portuguesa.

Entre as peças encontra-se o "Coche dos Oceanos", que fez parte, em 1716, da embaixada enviada por D. João V ao papa Clemente XI.

O novo edifício foi projectado pelo arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, Prémio Pritzker 2006, e é composto por dois edifícios com quatro pisos, duas salas de exposição permanente, uma sala de exposições temporárias, auditório, serviço educativo, as novas instalações possuem ainda um laboratório, oficinas, zonas técnicas e administrativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    26 abr, 2017 Santarém 22:48
    Visitei durante a minha vida algumas vezes o antigo museu, já passei junto do atual que me parece uma construção aberrante nada a condizer com a época do conteúdo que expõe nem com o ambiente onde está integrado e ainda não consegui encontrar alguém que admire tal obra, estar já a ser encerrado para transformações parece outra aberração e incompetência por parte de quem deveria ter o dever de melhor saber o que anda a fazer pois tudo isto tem custos para o país.

Destaques V+