Tempo
|
A+ / A-

Sporting

"Tenhamos a coragem de fazer um 25 de Abril no futebol". O apelo de Bruno de Carvalho

25 abr, 2017 - 16:25

Presidente do Sporting posta mensagem na rede social Facebook. Passam 43 anos desde que a "Revolução dos Cravos" instaurou a democracia em Portugal.

A+ / A-

Bruno de Carvalho deixou um apelo, esta terça-feira, quanto à necessidade, no seu entender, de se registar "um 25 de Abril no futebol".

Através da página oficial da rede social Facebook, o presidente do Sporting aproveitou as comemorações do 43º aniversário da revolução que instaurou a democracia em Portugal para assumir que a "indústria" do desporto-rei nacional ainda não incorporou os valores daquele histórico dia de 1974.

"Tenhamos a coragem de fazer um 25 de Abril no futebol e lutemos juntos pela liberdade, transparência, verdade desportiva e dignificação do sector e dos seus agentes. (...) Ora, a indústria do futebol é, claramente, um dos sectores onde o 25 de Abril ainda não se cumpriu por completo. Há ainda quem não tenha percebido, certamente por conformismo ou porque beneficia do estado actual das coisas, a necessidade imperiosa de uma revolução pacífica, porém disruptiva e estruturante, no futebol português", postou Bruno de Carvalho, avançando algumas recomendações para que o tal 25 de Abril chegue em definitivo ao futebol nacional.

"É fundamental, desde logo, que os regulamentos sejam revistos em linha com as leis fundamentais da República, porque ninguém pode estar ou viver acima dessas. É fundamental que haja igualdade de tratamento entre clubes, para que não haja uns que são mais iguais que outros. É obrigatório que todos, sem excepção, se mentalizem da urgência desta reforma estrutural que o futebol exige, de modo a contribuirmos todos para que esta indústria seja, cada vez mais, um exemplo e um modelo de liberdade, verdade e dignidade", prosseguiu, deixando ainda um pedido aos adeptos do Sporting, poucos dias depois do falecimento trágico de um cidadão italiano e apoiante dos leões, durante uma rixa verificada nas imediações do Estádio da Luz.

"Os adeptos não podem ser ignorados nem marginalizados. Mas também eles têm que saber estar à altura do momento que vivemos. Reforço por isso o apelo que já fiz, uma e outra vez, para que no Sporting CP sejamos todos capazes de não nos rebaixarmos ao nível daqueles que não sabem estar no desporto de forma digna e que valorizemos, como o temos feito, a grandeza dos nossos princípios e valores enquanto instituição centenária. A rivalidade saudável é um bem comum, a guerrilha e as provocações constantes só nos conduzem a tragédias e desgraças que não podem repetir-se", completou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vlade
    26 abr, 2017 carcóvia 14:54
    Sr. de cabeça, confrontos entre claques NÃO!!! Confrontos entre claques ou claque do sporting e um grupo de elementos que, supostamente, são adeptos do benfica!! Porque segundo todos julgamos saber, o benfica não tem claques organizadas!! Na melhor das hipóteses tem adeptos que se juntam em grupos para fazerem belas actuações, como aquela que a televisão filmou no estádio do guimarães, em que se viram elementos com trajes do benfica a assaltar, roubar e vandalizar um armazém de material no interior do estádio do guimarães...a propósito, como ficou esse processo???? identificaram alguém??? alguém foi constituído arguido??? ao benfica nada aconteceu pois sabemos que o benfica não tem claques organizadas...pois.
  • NN
    26 abr, 2017 CARNIDE 13:40
    hehehehehehehe sim senhor "de cabeça" no benfica o que há mais são adeptos que pensam...no que vão gamar logo à noite, nos charros que têm para fumar, nas richas que têm para promover...etc etc etc
  • De Cabeça
    26 abr, 2017 lisboa 11:58
    A grande diferença entre os adeptos que pensam e os adeptos que não pensam = senhor Gastão.
  • Gastão
    26 abr, 2017 Seixal 10:48
    A grande diferença entre o Presidente do SCP e o Presidente do SLB é que enquanto o primeiro andava a pedir novas regulamentações nas leis do futebol bem como novas tecnologias, para que o futebol fosse mais justo, como é o caso do video-árbitro, o segundo andava a oferecer vauchers, escondidos dentro da caixa do kit eusébio, a árbitros, delegados e OBSERVADORES dos jogos (os tais que depois fazem a avaliação ao trabalho dos árbitros e lhes dão as notas...), ESTÁ TUDO DITO!!!!
  • De Cabeça
    26 abr, 2017 lisboa 10:25
    O senhor Presidente Bruno de Carvalho que me desculpe, mas homenagear um hooligan com um minuto de silêncio no Sábado, bem como querer apoiar a familia dele e ainda, querer fazer desse hooligan um mártire da sua cruzada privada contra o Benfica não é compatível com o que escreve: "sejamos todos capazes de não nos rebaixarmos ao nível daqueles que não sabem estar no desporto de forma digna e que valorizemos, como o temos feito, a grandeza dos nossos princípios e valores enquanto instituição centenária". O SCP devia condenar de forma clara os confrontos entre claques na véspera do dérbi. São criminosos que combinaram uma rixa violenta e na qual todos sabiam que podia acontecer uma desgraça. Morreu um, mas podiam morer mais. A Homenagem e a elevação a mártir deste hooligan é inadmissível
  • Vermelhão
    25 abr, 2017 Évora 16:53
    Onde estava este indivíduo quando deu esta entrevista? Aposto que estava na "baforeira"

Destaques V+