Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vista ao Egipto

Papa estende “um abraço de consolação a todos os cristãos do Médio Oriente”

25 abr, 2017 - 14:33 • Redacção com Ecclesia

Francisco vai deslocar-se ao Egipto sem recurso a qualquer carro blindado e sem preocupações adicionais decorrentes dos recentes atentados contra a comunidade cristã no país.

A+ / A-
Papa estende “um abraço de consolação a todos os cristãos do Médio Oriente”
Papa estende “um abraço de consolação a todos os cristãos do Médio Oriente”

O Papa Francisco gravou uma mensagem vídeo dirigida ao povo egípcio, na antecipação da visita que vai fazer ao país de 28 a 29 de Abril. Na mensagem, Francisco faz votos de que a visita seja encarada como um abraço extensível ao mundo islâmico.

“Desejo que esta visita seja um abraço de consolação e encorajamento a todos os cristãos do Médio Oriente; uma mensagem de amizade e estima a todos os habitantes do Egipto e da Região; uma mensagem de fraternidade e reconciliação para todos os filhos de Abraão, particularmente ao mundo islâmico onde ocupa lugar de destaque o Egipto.”

“Faço votos de que possa ser uma válida contribuição também para o diálogo inter-religioso com o mundo islâmico e para o diálogo ecuménico com a venerada e amada Igreja Copto-Ortodoxa.”

O Papa diz ainda esperar que no mundo, e também no Egipto, não faltem obreiros da paz. “O nosso mundo, dilacerado por uma violência cega, que feriu também o coração da vossa amada terra, precisa de paz, amor e misericórdia; precisa de obreiros de paz e de pessoas livres e libertadoras, pessoas corajosas que saibam aprender do passado para construir o futuro sem se fechar nos preconceitos; precisa de construtores de pontes de paz, de diálogo, de fraternidade, de justiça e de humanidade”.

O porta-voz do Vaticano adiantou na segunda-feira que o Papa Francisco vai deslocar-se ao Egipto sem recurso a qualquer carro blindado e sem preocupações adicionais decorrentes dos recentes atentados contra a comunidade cristã.

“Nas suas deslocações, o Papa usará um automóvel fechado, mas não blindado. Foi ele que quis assim”, disse Greg Burke, em conferência de imprensa.

O director da sala de imprensa do Vaticano rejeitou a ideia de uma maior preocupação com a segurança por causa da visita ao Cairo, dado que, neste momento, a questão dos atentados “faz parte da vida” nos mais diversos países.

Além do carro “normal”, o Papa vai deslocar-se num pequeno carro de golfe nos dois momentos especificamente destinados à comunidade católica no sábado. O programa da viagem inclui encontros com líderes religiosos cristãos e islâmicos e com as autoridades políticas do Egipto.

Francisco vai encerrar, com o imã de Al-Azhar, a mais prestigiada instituição do Islão sunita, uma Conferência Internacional pela Paz.

No Cairo, o Papa vai ser acompanhado pelo patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+