Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições francesas

Le Pen e Macron: “Foi o par melhor”, assegura Rui Machete

24 abr, 2017 - 12:59

Na opinião do eurodeputado Francisco Assis, o resultado - em particular do Partido Socialista francês – surge de uma má opção na escolha do candidato ao Eliseu. Para o socialista, o resultado de Benoit Hamon já era previsível.

A+ / A-

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete entende que os resultados eleitorais em França são uma boa notícia para a Europa. Macron, diz Machete em declarações ao programa Carla Rocha - Manhã da Renascença, “é, praticamente, o único candidato de relevância, ou de alguma relevância, que se manifesta a favor de uma reforma positiva na União Europeia”.

Rui Machete assinala que o candidato independente, que passou à segunda volta com Marine Le Pen, é o único que resiste a fazer “uma crítica de tal modo derrotista que não se adivinham hipóteses de possível recuperação do projecto europeu”.

“Até o próprio Fillon não era propriamente um europeísta, como se viu na sua campanha eleitoral”, sublinha o antigo ministro. “Isso é muito importante para a Europa, e é preciso aproveitá-la neste momento.”

“Há ideias, que ainda não são muito claras, sobre como é que isso poderá ser aproveitado, mas a maior solidariedade entre os países europeus vai ser necessária. O problema da nossa dívida e da dívida dos países do sul tem de ser tratada de outra maneira e há esperanças de que a Alemanha perceba que tem de fazer alguns sacrifícios, embora os países do sul não possam pretender obter tudo de graça ou passar uma esponja sobre um passado que não foi brilhante do ponto de vista macroeconómico e do financiamento do Estado”, sublinha.

Rui Machete, entende que uma segunda volta entre Macron e Le Pen acaba por ser o melhor resultado. “Foi um primeiro passo muito significativo, porque estaríamos hoje com uma cara muito diferente, penso eu, se a Marine Le Pen tem obtido uma maioria tão significativa que prometia que já ganhava as eleições ou que ficaria muito perto.”

“Foi o par melhor que poderia acontecer para quem acha que seria muito grave que a extrema-direita ganhasse em França”, rematou.

Assis: Mau resultado dos socialistas é culpa da escolha do candidato

Na opinião do eurodeputado Francisco Assis, o resultado - em particular do Partido Socialista francês – surge de uma má opção na escolha do candidato ao Eliseu. Para o eurodeputado socialista, o resultado de Benoit Hamon já era previsível.

“Estou convencido de que haverá alguns, em Portugal, que vão tentar dizer que o resultado é fruto da acção do presidente François Hollande. Resulta de uma escolha por um candidato que não correspondia hoje às grandes preocupações dos franceses, com um discurso muito extremista”, aponta.

“De certa maneira”, considera Francisco Assis, “houve uma cedência do PS francês [àquela] certa moda radical que se instalou nalguma parte da esquerda europeia”.

Já da parte do Governo português, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, diz esperar que ganhe o candidato favorável à Europa, ou seja, Emmanuel Macron.

Na leitura de António Monteiro, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e antigo embaixador em Paris, os resultados da primeira volta das presidenciais traduzem uma escolha moderada por parte dos eleitores depois de uma campanha marcada pelo extremismo tanto à esquerda como à direita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • j
    24 abr, 2017 al 16:24
    Há que ter confiança para a 2ªvolta de Le Pen.Já é um avanço muito bom desde a sua fundação.Com Macron no poder os Franceses vão ter que apanhar do mesmo , sem medidas mais duras contra o terrorismo islâmico.Está visto que os Europeus são mais lentos no raciocinio politico do que os Americanos.
  • COSTA DEMAGOGO
    24 abr, 2017 Lx 16:12
    Os socialismos e comunismo no rating de lixo.Só em Portugal, pese a derrota do pantomineiro Costa, lá arranjaram amneira de dar a volta ao texto e aparecerem à tona...mas só com a artimanha dos 3 derrotados o conseguiram. A tralha socialista que nos desgovernou em 2011 é a mesma que nos desgoverna agora sempre nas suas mentiras piedosas e a fazer dos tugas parvos com os chavões de que com a frente de esquerda "virou a página da austeridade, é contra a Europa que nos empresta dinheiro para podermos viver e outras aldrabices do género...Até o Kamarada Jerónimo começa a dizer que o Governo actual foi além da troika,,,,Coitado deste comunista a ter que engolir elefantes....E o BE tão domesticado que já não tem causas fraturantes ou já as esgotou todas....
  • vira e toca o mesmo
    24 abr, 2017 dequalquerlado 15:39
    Até parece que a le pen já governou e já matou alguém?! Não sei a que é que te referes quando te referes a gente boa, mas duvido muito sobre o conceito de bom que tens na tua cabeça???
  • Jorge
    24 abr, 2017 Sintra 15:15
    Tenho saudades de um adversário político, como Rui Machete! Um grande democrata! Mas não acompanho a sua análise "Le Pen e Macron: Foi o par melhor”, Macron sim! agora Le Pen, deveria ter sido despachada logo à primeira! Vamos ter que aguentá-la durante mais 15 dias: é doloroso pelo seu extremismo, mesmo a esta distância!A presença no nosso espírito de tal criatura, inimiga da unidade europeia e dos seus valores democráticos e humanistas.No entanto bem haja Rui Machete(um grande social-democrata), e por que não dizer, um Homem bom! Um humanista..
  • Carlos Reis
    24 abr, 2017 Coimbra 15:10
    Para o Assis o candidato ideal era a Le Pen.
  • F Soares
    24 abr, 2017 A da Goprda 14:20
    Se o Ruí Machete diz, tá dito !

Destaques V+