Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ASAE fecha 80 restaurantes em três meses

24 abr, 2017 - 08:08

A Autoridade de Segurança Alimentar multa, em média, 2.700 estabelecimentos por ano.

A+ / A-

Nos primeiros três meses do ano, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fechou 80 restaurantes.

Falta de higiene e de cumprimento de regras são principais problemas, segundo o “Jornal de Notícias”.

Há dois anos que ASAE fecha, em média, um espaço de restauração por dia. Em 2015, foram 370, no ano seguinte 297 e, nos primeiros três meses de 2017, já fecharam 80. Os números deste ano ainda não têm em conta os nove restaurantes encerrados em Fátima no âmbito da Operação Centenário das Aparições.

No mesmo período foram ainda instaurados 1.096 processos-crime e 5.453 multas. As contra-ordenações variam entre os 300 e os 180 mil euros.

Contudo, ao jornal, fonte da ASAE diz que foi verificada “uma tendência de decréscimo das infracções relacionadas directamente com a área da segurança alimentar”. Em sentido contrário, há “um aumento do número de infracções relativas à área económica”, como a afixação de avisos obrigatórios e livro de reclamações.

Entre as principais infracções estão: “o incumprimento dos requisitos de higiene, a falta de implementação de um plano de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP), a não realização das comunicações prévias exigidas, inobservância dos requisitos das cozinhas, copas e zonas de fabrico e não cumprimento de regras de comercialização”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno Gomes
    25 abr, 2017 Benfica 14:16
    A ASAE anda a defender-se por ter aparecido porcaria na TV que é da sua jurisdição....como é possível tanta javardice? Mata-se o cliente e ainda se cobra o porco serviço!
  • SANDRA
    24 abr, 2017 PORTIMÃO 13:20
    A ASAE é uma autoridade necessária ao bem estar de todos, assim como outras autoridades. Não façam comentários sem conhecimento de causa. A maioria dos portugueses está mal habituado, mas aos poucos está a ser instituída uma cultura benéfica a todos nós.
  • Porconta
    24 abr, 2017 Porto 13:12
    Não tenho nada contra a fiscalização das condições de higiene pela ASAE, pois é verdade que existem restaurantes e cafés que não primam pela higiene, mas também considero que a ASAE não faz o seu papel e só trabalha para o espectáculo, e só procura facturar, chegam na maioria das vezes a ser arrogantes e autoritários, mas nunca os vi em lado algum preocupados em mostrar ao legislador que não existe em lado algum afixadas as regras obrigatórias para se abrir um negócio do ramo alimentar ou equivalente, anda tudo ao Deus dará, e provavelmente também não estão interessados em informar, ninguém pois só assim podem facturar em nome da suposta defesa do consumidor, basta ligar para a ASAE e pedir informações sobre as regras a cumprir, deviam informar ou pelo menos dizer onde encontramos essa informação, mas não é isso que acontece, mas depois sabem tudo para autuar os distraídos.
  • Azedo
    24 abr, 2017 cascais 11:51
    Não sei não...há alguns que talvez tenham razão.....mas 5000 multas x 500..........dá muito dinheiro....para cima de 2 milhões.....mais uma forma de taxar/impostos.......e notei que foi durante este governo.......E nesta área não há problema o nosso povo acha que todos os restaurantes são ricos.....
  • Fernando Amorim
    24 abr, 2017 Seixal 11:33
    Porque não vêm tambem lares ilegais, que nem registados estão (?)... Lar na Verdizela! (Aroeira / Setubal) ...
  • Jonh
    24 abr, 2017 Coimbra 11:13
    Confesso que fechar 80 restaurantes em 3 meses e tirar empregos endivida famílias e por último subcarregar com impostos quem já está subcarregado. E vergonhoso ver portugueses que apoiam está maneira de atuar desta estúpida autoridade.... Grande parte das pessoas come em centros comerciais muita das vezes com piores condições e com alimentos bastante processados... Já ninguém sabe o que uma alimentação fresca por exemplo das antigas tabernas que fecharam e que eram marco nacional. Aqueles que ainda apoiam Asae só tenho uma coisa a dizer fechar nunca é solução já trabalhei em muitos restaurantes por essa Europa fora e garanto que se existe se uma Asae em Londres 55% dos restaurantes lá fechavam e 45% em Paris também fechavam mas como a refeição estrangeira e melhor que a portuguesa assim mts pensam desejosos a todos ordenados de miséria e uma boa amburguer no McDonald's
  • fERNANDO gOMES
    24 abr, 2017 Lisboa 11:11
    Voltamos aos tempos do sr. Nunes em que se fecha por tudo e por nada só para dar nas vistas?
  • Estranho
    24 abr, 2017 Aveiro 11:03
    Acho isto tudo muito estranho . Estas notícias cheiram a esturro . Interesses camuflados ou propaganda ?
  • Nuno
    24 abr, 2017 Lisboa 10:43
    Os restaurantes chineses não tem vistorias?
  • 24 abr, 2017 10:28
    Ainda é pouco, infelizmente na maioria deles, come-se gato por lebre. Então a limpeza...minha nossa...

Destaques V+