Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Segunda volta das presidenciais. Macron e Le Pen vão a votos a 7 de Maio

24 abr, 2017 - 07:43

Polícia deteve 29 pessoas nos protestos pós-eleitorais, que fizeram nove feridos (seis agentes e três manifestantes).

A+ / A-
Macron vs extremismo. Os discursos dos apurados e dos derrotados
Macron vs extremismo. Os discursos dos apurados e dos derrotados

Veja também:


Está fechada a contagem de votos em França. O independente Emmanuel Macron (com 23,75% dos votos) e a líder da extrema-direita Marine Le Pen (21,53%) passam à segunda volta das presidenciais marcadas para 7 de Maio.

Um resultado que parece ser do agrado dos mercados. As bolsas abriram em alta e o Euro valorizou quase 2% face ao dólar.

Macron já recebeu o apoio dos candidatos François Fillon e Benoît Hamon.

Pelo caminho ficaram o conservador François Fillon, com 19,91%, ligeiramente acima dos 19,64% do candidato comunista Jean-Luc Mélenchon.


“Esta derrota é minha e devo assumir sozinho toda a responsabilidade sobre ela”, afirmou Fillon, de 63 anos.

O principal derrotado da noite eleitoral foi, contudo, o socialista Benoît Hamon, com um resultado de apenas 6,35%.

Segundo os dados oficiais, a abstenção foi de 21,31%. O número de franceses que foi às urnas foi 34,56 milhões.

Aos 39 anos, Emmanuel Macron diz querer "unir todos os franceses". "O desafio não é votar contra quem quer que seja, é romper com um sistema incapaz de responder aos problemas do nosso país nos últimos 30 anos". Foi esta a mensagem de Emmanuel Macron, que vai disputar a segunda volta das eleições presidenciais com Marine Le Pen.

Emmanuel Macron. O candidato que não é de esquerda nem de direita
Emmanuel Macron. O candidato que não é de esquerda nem de direita

Marine Le Pen, de 48 anos, diz que “é tempo de libertar o povo francês”. A candidata de extrema-direita apelida de histórica a sua passagem à segunda volta. Num discurso aos apoiantes na sede de campanha, a candidata de extrema-direita pediu o apoio de todos os “verdadeiros patriotas”. “Eu sou a candidata do povo”, afirmou.

Marine Le Pen. A filha vai cumprir o sonho radical do pai?
Marine Le Pen. A filha vai cumprir o sonho radical do pai?

Protestos e confrontos

Depois do anúncio dos resultados, houve manifestações e confrontos com a polícia em várias cidades francesas, sendo que os protestos mais graves aconteceram em Paris, Marselha e Estrasburgo.

Na capital, a polícia usou gás lacrimogéneo para dispersar a multidão.

As autoridades detiveram 29 pessoas nos protestos pós-eleitorais, que fizeram nove feridos (seis agentes e três manifestantes), segundo o balanço da agência France Press.

Os manifestantes lançaram garrafas e petardos. Além disso, incendiaram carros e partiram montras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • P/F
    26 abr, 2017 DRQTP 11:35
    Oh Sr. F Mas qual efeito qual carapuça poderá ter a musica de Beethoven, com dois e, para aqueles que andam a perder as suas vidas às mãos dos terroristas ou de todos os criminosos que vêm dos países de Africa e por aí fora? Não é você nem a sua família que tem perdido a vida. Mais, eu não dou importância a quem me chama de tu porque o respeito vê-se é nas atitudes e na compreensão quando nós temos pelo nosso semelhante, mas falo de pessoas de bem, não falo de dar respeito a quem não dá respeito aos outros ou a criminosos, mas já que se sente mais respeitado, vou-lhe tratar por você, você deve ser dos tais que pensa que toda a gente deve gostar de ouvir o Beethoven só porque gosta de ouvir, se bem que tenho muito respeito por estes compositores. Ou então que toda a gente deve desprezar a le pen só porque você não tem qualquer simpatia por ela. Quanto aos meus comentários, tenho o direito à minha liberdade de expressão, mas digo-lhe mais uma coisa, eu pelo menos não sou hipócrita naquilo que digo e não ando a tirar a vida de ninguém nem o pão da boca a muitas famílias. Passe você muito bem a ouvir a sua musica favorita (BEETHOVEN)
  • F
    24 abr, 2017 Lisboa 21:57
    Caro "DRQTPT", os seus eruditos comentários falam por si e não carecem de adjectivação. Mas, se me permite, aprenda a escrever correctamente Beethoven. BEETHOVEN ... memorizou? Não que me pareça que a música deste magnífico compositor consiga produzir em si algum efeito benéfico. O meu Caro, parece-me, já ultrapassou o chamado "ponto de não retorno". E abstenha-se, peço-lhe, de me tratar por tu, pois não lhe concedi tal autorização. Boa noite! Passe bem!
  • VIRIATO
    24 abr, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 19:31
    A esse jorge a rádio renascença deixa-o dizer tudo e mais alguma coisa...é um artista ao serviço do politicamente correcto. Os outros são censurados como eu tenho sido...é a democracia de alguns e para alguns. Mas isto vai mudar, e os jorges da vida vão perder o emprego que têm nestes forums e alguns assalariados que ficam o dia todo atrás de um computador, ao serviço da turma que desgovernou o país nos últimos 43 anos...xuxalistas, comunas e neo liberais. Dias muito maus vêm aí...para alguns que se governaram e enriqueceram à custa da escravatura da maior parte da população do mundo. Está quase...
  • P/Jor
    24 abr, 2017 a 2 horas de avião de lisboa 15:07
    Então se acha que os criminosos como aqueles que matam duas, três ou uma dúzia, que é tudo igual, se merecem ir para o hotel comer e beber de graça com os impostos dos contribuintes, eu tiro-lhe o meu chapéu. O criminoso que matou o policia, que estava a fazer o seu serviço, já tinha cumprido 15 anos de prisão, mas isto não lhe valeu vir cá para fora e ser um santo, veio cá para fora para matar, só não matou mais porque não teve mais chance. É isto que defende? Como aquele que matou 5 pessoas no mesmo dia, também este vai comer e beber e daqui a meia duzia de anos já está cá fora. Você continua a não ter qualquer senso no que afirma nos comentários. As penas de prisão têm sido leves demais aos assassinos, por isso eles matam à vontade e ainda dão aquele sorriso como o pedro dias, e depois ainda vêm cá para fora muitas vezes tornar a matar. Palmas para ti e para a tua liberdade de expressão.
  • Ao jorge
    24 abr, 2017 a duas horas de avião de lisboa 14:54
    Liberdade de expressão eu respeito, agora confundir a liberdade de expressão para se querer que os outros aceitem o que a gente quer, a mesma porcaria que tem acontecido até 2017, isto não me parece liberdade de expressão, o que parece é querer dar voz aos mesmos de sempre. Quando fala de olho por olho, isto só mostra falta de senso. De que é que tem valido toda a tolerância às raças que têm trazido distúrbios às sociedades de onde são acolhidas, isto tem impedido os ataques terroristas? Tem impedido o crime? Eu não disse no meu comentário que tinha que se andar como os cobows de pistola na cintura, mas que uma das medidas a tomar é expulsar logo estes que vão para a praça pública discursar o ódio e que querem impor as leis dos seus países de origem ou dos pais, isto não muda nada alguém nascer num país, quando os pais são de outros países, pois o que eles vão aprender é os costumes dos pais, ou és tão fraco de inteligencia que não consegues ver isto? O canadá adopta esta medida, quem é criminoso é repatriado para o país de origem dos pais. Aqui na europa permite-se que terrorista façam distúrbios ou crimes mas ainda deixem-nos viver à larga, para depois gente inocente perder a sua vida, não é a tua nem da tua família, por isso falas desta forma. Eu sei qual a tua liberdade de expressão, é a mesma que os ditadores queriam . E outra, para que queres o meu nome se não me conheces de parte nenhuma. Já agora, nem sou de sintra e levo duas horas de avião de lisboa p/ minha terra
  • Jorge
    24 abr, 2017 Sintra 14:00
    A/c dorqtparta 12:59.Já que não diz o nome! Em primeiro lugar queria lhe perguntar se conhece o conceito de "liberdade de expressão"? Não digo mais nada... Só mais uma coisa: se a sociedade procurar solucionar a problemática social do fenómeno desviante, tipo "olho por olho" um dia desses, acabamos todos cegos! Defendo os princípios fundamentais da democracia(logo não dou créditos a pessoas desumanas, como a candidata e miliciana Marie Le Pen) e uma justiça de Direito que cumpra intrinsecamente as suas funções, respeitando direitos humanos fundamentais, como o direito à vida, que parece.me que choca com V. Exa. e a sua sensibilidade de tipo "OLHO POR OLHO".
  • Fdorqtpta
    24 abr, 2017 rqtp-ta 13:54
    Eu prefiro ouvir a sinfonia dos uhf, uma daquelas musicas calmas mas que diz tudo o que alguns merecem ouvir. A frança teve o holandd, o que é que levou de melhor? 14 atentados terroristas desde de 2015 e mais de duzentas pessoas que foram desta para melhor. é isto que te faz lembrar a 9 sinfonia de bethoven? Por isso é que se vê isto cada vez pior, deve ser por tantos como tu ouvirem estas sinfonias. Ah já agora o que me apetece ouvir de momento é o pachelbel canon.
  • Pois, é isto é!
    24 abr, 2017 rqtp 13:42
    Ódio quem tem são aqueles que são recebidos com amor e carinho, como os muçulmanos, que depois vão fazer os discursos de ódio e meter bombas no bataclan e noutros lugares, e com camiãos ataquem multidões matando o maior número de pessoas. São estes é que tê o ódio e que merecem ser corridos a pontapé. Não basta os 14 atentados desde de 2015, todos por muçulmanos, mais de duzentas pessoas perderam a vida, ainda queres mais oh F do rqtp
  • F
    24 abr, 2017 Lisboa 13:14
    O discurso do ódio e do medo não passou. E não passará. Ouçam a 9ª Sinfonia de Beethoven para ver se vos passa a raiva mal disfarçada de Le Pen não ter levado a melhor. Releiam a Ode à Alegria de Schiller e aprendam o que significa a palavra fraternidade.
  • P/jorge
    24 abr, 2017 dorqtparta 12:59
    Até a pena de morte queria induzir em França?! E não achas que há gente que o que merece é a pena de morte?! Então e aquele que matou 5 pessoas cá em portugal, todos no mesmo dia, o que é que este monstro merecia?! E os terroristas que têm matado dezenas de pessoas e que estão presos, o que merecem?! Amor e carinho?! "Gente como ela é incompatível com a cultura/civilização e defesa dos direitos humanos" ??? Isto aplica-se é aos terroristas que estão espalhados em frança, onde há bairros que nem a policia se entra, pelos discursos de ódio, promovidos em praça pública e pelos ataques em nome "Alá-que-sou-burro" por mim quem ganhava era ela. Ou ainda não te bastam 14 atentados desde de 2015 e que ceifaram a vida a mais de 200 pessoas. Se tivesses calado eras mais inteligente. Este mundo está cheio de idiotas, por isso cada vez há mais assassinos e gente a matar, mas pior são os idiotas que querem que se continue na mesma. Vai te entreter para outro lado, talvez passear o cãozinho, aqui só dizes asneiras

Destaques V+