Tempo
|
A+ / A-

D. Manuel Clemente. Professor universitário deve “ser um exemplo vivo do que Cristo fazia"

22 abr, 2017 - 16:03

Cardeal Patriarca esteve em Fátima num encontro nacional de docentes e investigadores.

A+ / A-

Dominar com excelência a matéria não deve chegar para um professor cristão, este tem de ser um exemplo vivo do que Cristo fazia. Este foi o apelo que D. Manuel Clemente deixou em Fátima.

O Cardeal Patriarca falou a uma audiência composta sobretudo por professores do ensino superior que participavam no encontro nacional de docentes e investigadores sobre o professor cristão.

Para D. Manuel Clemente, que desde sempre esteve ligado ao meio académico, o professor cristão deve destacar-se, em primeiro lugar, pela “maneira mais competente possível na sua matéria e no seu domínio, pelo respeito que se deve aos outros e dar a cada um dos alunos, dos colegas, o melhor que puder e souber sobre a respectiva matéria”. Mas fazê-lo “com aquele respeito que o próprio Jesus tinha por cada um, em que cada um vale por si”, ou seja, “em que não há uma turma, há um conjunto de alunos e de alunas em que cada um deles tem que ser ajudado e estimulado a dar o melhor de si próprio”.

Isso, para D. Manuel Clemente, “depende muito também da maneira como o professor está e da maneira como ele respeita os seus alunos”. No fundo é “ser o exemplo vivo daquilo que Jesus fazia”.

Henrique Leitão, da faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Prémio Pessoa em 2014, e Álvaro Laborinho Lúcio, juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, são outros convidados do encontro que decorre este sábado em Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    27 abr, 2017 Porto 13:21
    ... como entregar colegas ao desespero do suicídio na forma tentará ou consumada ... ou despedir sem aviso prévio, sem justa causa e sem indeminizacão compensatória ... ou mentir para salvar a face junto dos superiores ... ou coagir moral e psicologicamente para submeter os seus subalternos à sua vontade e interesses pessoais ... ou intrigar para desqualificar os seus colegas ... ou até procurar os favores de políticos para que legislem ou inspeccionem à medida ... tudo isto especialmente se for numa universidade dita católica ...

Destaques V+