Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tem que ver no fim-de-semana

Fim-de-semana de livros, cinema, exposições e iguarias

21 abr, 2017 - 16:18 • Maria João Costa

As temperaturas convidam ao passeio e não faltam programas. Veja as propostas da Renascença e aproveite para relaxar ao mesmo tempo que enriquece a mente.

A+ / A-

Lisboa. “Operação Condor”, de João Pina

No Torreão Poente do Terreiro do Paço, é exposta pela primeira vez a mostra “Operação Condor”, uma exposição de fotografia de João Pina em que o fotógrafo faz um tributo à memória das vítimas da aliança político-militar das ditaduras da Argentina: Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra reúne cerca de uma centena de imagens de sobreviventes, familiares de vítimas e lugares de reclusão e tortura, captadas pelo fotógrafo português entre 2005 e 2014. Há um livro com este trabalho que é agora reeditado.

Preço: 2 euros – adultos; 1 euro - até 25 anos. Famílias - 4 euros. Descontos diversos.


Lisboa. Antiguidades na Cordoaria Nacional

A Cordoaria Nacional de Lisboa acolhe a XV edição da Feira de Arte e Antiguidades. É o maior evento do género do país e decorre até dia 30 de Abril. Esta edição conta com a presença de 23 expositores, entre os quais três novas galerias de arte internacionais.

Este sábado, às 19h30, decorre uma palestra sobre o pintor holandês Jheronymus Bosch, autor da obra "As Tentações de Santo Antão", apresentada por Joaquim Caetano, do Museu Nacional de Arte Antiga. Haverá também demonstração de Conservação e Restauro

Patente entre 22 e 30 de Abril. Morada: Av. da Índia, Lisboa

Horários: Segunda a Quinta – 17h00 às 22h00; Sexta e Sábados – 16h00 às 23h00; Domingos e feriado – 12h00 às 20h00

Preço: 12 euros – Bilhete Simples | 20 euros – Bilhete Duplo


Lisboa. Cinemateca Júnior faz 10 anos

Este sábado, há entrada gratuita na Cinemateca Júnior, nos Restauradores, entre as 11h00 e as 13h00 para ver a exposição. Às 15h00, é exibido o filme “O Garoto”, de Charles Chaplin.

Na Cinemateca Júnior, o visitante fica a conhecer a história do cinema desde os primórdios. Pode ver o primeiro filme dos irmãos Lumière ou a primeira máquina de filmar de Aurélio Paz dos Reis.


Porto. Dia Mundial do Livro

No domingo é dia Mundial do Livro e, no Porto, às 14h30, no Teatro Carlos Alberto, a efeméride é assinalada com as palavras de Herberto Hélder e Raul Brandão. Será uma sessão de leitura partilhada de obras dos dois autores que conta com a presença de Luís Filipe Castro Mendes, ministro da Cultura, também ele poeta.

Local: Teatro Carlos Alberto

Preço: Entrada Gratuita


Lisboa. Dia Mundial do Livro

A iniciativa “Ler em Todo o Lado” organiza no sábado uma sessão de Música para Bebés na Biblioteca da Penha de França, às 10h30, e um atelier do Livro Mágico, na livraria Até à Lua, às 10h50.

No domingo, há uma sessão de Contos em Família na Livraria Gatafunho, às 11h30, e um workshop de Escrita Criativa para Crianças na livraria Ler Devagar, também às 11h30.

No mesmo dia, na Biblioteca de Marvila, há também poesia a partir das 19h00 com os actores João Grosso, José Neves, Manuel Coelho e o músico José Salgueiro.

Preço: Entrada Gratuita


Oeiras, Outurela. Teatro na rua com gentes do bairro

“Histórias em Viagem” é a nova proposta que a Companhia Radar 360° tem vindo a desenvolver em diversos bairros como a Outurela (Oeiras), Cidade Sol (Barreiro) e o Vale da Amoreira (Moita). É um espectáculo de rua que irá percorrer as ruas destes bairros e que é feito junto da população e com a população.

É um projecto de integração social com o apoio a Fundação Calouste Gulbenkian. O espectáculo à noite inclui imagens, luz, som, tudo recolhido nos próprios bairros.

Será este sábado, às 22h00. No fim-de-semana seguinte, à mesma hora, será no Barreiro, nas ruas da Cidade Sol. Vai ainda passar por Santarém, Moita, Sesimbra e Almada.

Preço: Gratuito

Lousada. Folia nas ruas

Arranca este sábado o Festival de Artes do Espectáculo. São cerca de 30 espectáculos de teatro, cinema, vídeo, música e dança, complementados com exposições de artes plásticas.

É uma organização da Câmara Municipal e da Companhia de Teatro Jangada da Lousada, que apresenta no dia de abertura do Festival a peça “O Principezinho”, tendo como base a obra de Saint-Exupéry. A encenação e adaptação é de Xico Alves. O encerramento, no dia 29 de Abril, é com Luísa Sobral, que dará um concerto acústico.


GASTRONOMIA

Arcos de Valdevez – Cabrito

Neste fim-de-semana, os restaurantes arcuenses vão estar a servir cabrito, um prato tradicional da nossa gastronomia que poderá ser acompanhado pelo vinho verde da região. Além de o visitante poder provar esta iguaria, há uma feira de artesanato e mercado dos sabores.

Às 15h00, no sábado, há ainda uma caminhada na Mata do Mezia.


Ericeira. Depois do Ouriço, a raia

Depois do Festival internacional do Ouriço-do-mar, a Ericeira recebe este fim-de-semana a mostra gastronómica dedicada à raia, um peixe abundante nos mares daquela vila piscatória.

Em dias de sol, a raia é colocada à porta das casas para secar, pendurada nos estendais, como se fosse roupa lavada. Uma forma económica de alimentar a família em tempos difíceis.

Vários chefs de cozinha e 15 restaurantes locais vão apresentar propostas para saborear raia. No mercado municipal há também várias demonstrações culinárias este fim-de-semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+