Tempo
|
A+ / A-

Tiroteio em Paris. Segundo suspeito procurado pela polícia entrega-se na Bélgica

21 abr, 2017 - 07:49

Um polícia morreu e dois ficaram feridos nos Campos Elísios. Governo anuncia o reforço da segurança nas ruas com mais 50 mil agentes.

A+ / A-

O homem suspeito de estar ligado ao tiroteio na quinta-feira à noite, em Paris, entregou-se à polícia em Antuérpia (Bélgica). As autoridades francesas e belga tinham em curso uma caça ao homem alegadamente envolvido no ataque dos Campos Elísios.

O governo francês decidiu reforçar a segurança com mais 50 mil agentes nas ruas. A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro à saída da reunião do Conselho de Defesa Nacional, realizada na manhã desta sexta-feira.

Bernard Cazeneuve disse que tudo será feito para garantir a serenidade no país, a dois dias das eleições presidenciais francesas.

“À luz de um compromisso maior, apelo ao espírito de responsabilidade e à dignidade de cada um. Não podemos ceder ao medo, à intimidação e à manipulação, que são o jogo dos inimigos da República. Também não podemos ceder à intolerância e ao obscurantismo. A unidade que mais do que nunca deve prevalecer”, apelou ainda.

A França voltou a ficar em sobressalto após o tiroteio numa das zonas mais emblemáticas de Paris, a três dias das eleições presidenciais. Um polícia morreu e outros dois agentes ficaram feridos com gravidade.

Um atacante saiu de uma viatura, dirigiu-se a uma carrinha da polícia e abriu fogo com com uma metralhadora kalashnikov. O homem foi abatido.

Com a identificação de um segundo suspeito, volta a ser discutida a tese sobre a presença de dois atacantes nos Campos Elísios, visto que algumas testemunhas relataram a existência de dois homens no local e que um deles teria fugido para um parque de estacionamento.

Três familiares do atacante detidos

O atirador abatido no local do ataque já estava referenciado pelas autoridades francesas e tinha sido detido duas vezes. O registo criminal do homem alude ainda a uma tentativa de homícidio de um polícia.

No rescaldo do ataque, a polícia francesa fez uma investigação em casa do atacante. Fonte oficial revelou à agência Reuters que três familiares foram detidos.

Os terroristas do autoproclamado Estado Islâmico reivindicaram o ataque numa mensagem publicada no site de propaganda jihadista Amaq.

[notícia actualizada às 8h54]

Polícia francesa faz buscas em casa de suspeito abatido. Homem já tinha estado detido
Polícia francesa faz buscas em casa de suspeito abatido. Homem já tinha estado detido
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JMC
    21 abr, 2017 USA 14:13
    Viriato do Condado Portucalense e seus caceteiros conquistarão o mundo. Sieg Heil! Du-ce, Du-ce, Du-ce!
  • um mundo de burros
    21 abr, 2017 alem mar 11:55
    "Não podemos ceder ao medo, à intimidação e à manipulação, que são o jogo dos inimigos da República." Isto é o cd riscado de todas as vezes. vocês são uns papagaios. Mas é claro que as pessoas têm medo. Isto não faz qualquer sentido! Então se este país está cheio destes ratos, com muitos já sinalizados, com muitos a pregar o ódio, quase todas as semanas se ouve falar em ataques terroristas, em frança têm sido seguidos, e as pessoas não deverão ter medo?! Vocês é que são culpados por todas estas mortes. Vocês é que são os assassinos. Cambada de idiotas. Há bairros que nem a policia já se consegue entrar. Foram vocês que permitiram a entrada destes ratos e até alguns já começam a ver isto como coisa normal, não vos vou chamar nomes porque não vai ser publicado o comentário, vai entre parenteses todos e mais alguma coisa (...)
  • Jorge
    21 abr, 2017 Sintra 10:58
    Viriato o teu ódio não passará nunca!
  • VIRIATO
    21 abr, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 10:34
    Embora os meus comentários com verdades inconvenientes que tocam no sectarismo da esquerdalha partidária parasitária e jornaleira sejam CENSURADOS...desculpem censura não, isso era no tempo da "velha senhora", são antes de mais..."filtrados" por esta virtuosa democracia. A mim podem chamar me nazi, fascista, xenófobo, homofóbico e essa marmelada toda, agora uma coisa não vão ter o prazer de me chamar...TRAIDOR À PÁTRIA. A esquerdalha anda a empestar e intoxicar e deformar os nossos jovens, com o nojento multi culturalismo que é responsável pela anarquia e barbárie que graça por aí. A resposta está no NACIONALISMO EUROPEU e cá no burgo no PARTIDO NACIONAL RENOVADOR. Próximo passo correr com os sarracenos do nosso país, se não for a bem é a mal e começar a ensinar nas escolas de jornalismo e não de jornaleiros, que quando têm um código deontológico a respeitar..é para respeitar, sob pena de alguns perderem a carteira profissional de jornaleiros e deixarem de pertencer à ordem dos jornaleiros. VIVA OS VERDADEIROS PORTUGUESES E FORA COM OS SARRACENOS E OS PARASITAS DE ESQUERDA.
  • Jorge
    21 abr, 2017 Coimbra 10:21
    Já falta pouco para Le Pen pôr ordem na casa! Definitivamente temos que procurar na extrema-direita a segurança que os partidos de esquerda não conseguem dar!
  • antonio
    21 abr, 2017 lisboa 10:16
    Mais uma machadada no modo de vida e cultura da Europa, rumo à sua desruição! Como queres que isto mude? Com o discurso ganzado da esquerda?
  • José
    21 abr, 2017 Lousada 10:04
    Pobre Europa e tristes europeus. somos uma merd. não somos dignos da europa que os nossos avós nos deixaram e tantos que morreram por ela. se não soubermos defender, de todas as maneiras que forem necessárias a nossa europa, outros tomarão os seus destinos. Não demora muito somos corridos e temos de procurar outro lugar no mundo para habitar, se houver.
  • Zé Povinho
    21 abr, 2017 Lisboa 10:00
    Perante acontecimentos como este, cada vez mais frequentes, percebo perfeitamente a razão pelo qual os EUA elegeram trump, percebo perfeitamente a razão do Brexit, percebo perfeitamente a razão dos Franceses darem cada vez mais força a Marie Le Pen. Só não oercebo a razão de Portugal querer receber terroristas disfarçados de refugiados! Perante a conjuntura atual no espaço Schengen, já não faz sentido nenhum as fronteiras estarem escancaradamente abertas entre os países da europa!
  • Zé das Coves
    21 abr, 2017 Alverca 10:00
    Eu quero um policia só para me defender ! loucos estão todos loucos ! estamos a colher o que semeamos, não se preocupem com as pessoas, dando-lhes trabalho e dignidade, o que fazemos para resolver o problema dos jovens que saem das escolas e ficam no desemprego ? porque fomos, e vamos fazer guerra nos países dos outros ? a fatura esta aí !!!
  • TUGA
    21 abr, 2017 Lisboa 09:41
    A França está a colher o que semeou!!!! Em Portugal quando votarem, lembrem-se que a CML roubou dos nossos impostos milhões para darem aos muçulmanos e por vontade da esquerdalhada todo o lixo entra em Portugal e passa de imediato a português!!! Lembrem da herança que querem para os nossos filhos e netos!!! Pelos vistos SÓ o PNR está contra a grosseira traição de se construir uma mesquita no Martim Moniz, este povo está em coma profundo!!! Esperem pela pancada!!!

Destaques V+