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Metro do Porto bate recorde de passageiros

21 abr, 2017 - 00:22 • Henrique Cunha

Apesar dos bons resultados obtidos, o presidente do conselho de administração da Metro do Porto reconhece que a empresa continuará deficitária.
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A retoma económica e em particular o turismo são os grandes responsáveis pelo melhor registo de sempre do Metro do Porto. No primeiro trimestre deste ano, a empresa registou um crescimento de 8% no número de clientes, superando, pela primeira vez, os 15 milhões de passageiros entre Janeiro e Março.

Em declarações à Renascença, o presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Jorge Delgado, reconhece que o maior aumento de utilizadores se regista na linha do aeroporto, mas adianta que o dinamismo económico e social também contribuíram para os números agora alcançados.

“Uma vez que o crescimento aparece para uma rede que está estabilizada, para uma cidade que do ponto de vista turístico tem identificado fundamentalmente estes 26% de crescimento da linha amarela. Se o crescimento global foi um crescimento de um milhão de novas validações, significa que ele foi conseguido à custa da utilização de quem cá está. E normalmente por trás desse efeito está um maior dinamismo da economia, maior emprego; e portanto, maior dinâmica social.”

Apesar dos bons resultados obtidos, o presidente do conselho de administração da Metro do Porto reconhece que a empresa continuará deficitária.

“Com estes resultados o Metro do porto não deixará de ser deficitário o que, aliás, é um objectivo difícil de atingir. Mas reduz um pouco mais esse défice operacional. Neste momento, se fizermos as contas estritamente aos custos operacionais, nós temos já taxas de cobertura próximas dos 90%. São números já bastante confortáveis, mas ainda é preciso mais alguma coisa para se conseguir isso. Contudo, para atingirmos os níveis de serviço público a que estamos obrigados não sei se isso é atingível”, sublinha.

Depois de 13,8 milhões de passageiros em 2015 e dos 13,9 milhões em 2016, o primeiro trimestre deste ano trouxe ao metro do Porto o melhor resultado de sempre, com 15 milhões de clientes.

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