Tempo
|
A+ / A-

Paris. ​O que sabemos sobre o tiroteio nos Campos Elísios

20 abr, 2017 - 22:04

Um atacante abriu fogo no coração de Paris. Um polícia morreu e dois ficaram gravemente feridos.

A+ / A-

Veja também:


A França voltou esta quinta-feira a ficar em sobressalto com um tiroteio mortal nos Campos Elísios, uma das zonas mais emblemáticas da cidade de Paris, a três dias das eleições presidenciais.

Um polícia morreu e outros dois agentes ficaram feridos com gravidade, avança o Ministério do Interior.

Os terroristas do autoproclamado Estado Islâmico reivindicaram o ataque numa mensagem publicada no site de propaganda jihadista Amaq.

A reivindicação foi conhecida minutos depois de uma declaração ao país do Presidente francês. François Hollande disse que as investigações iniciais apontam para uma acção terrorista e convocou uma reunião do conselho de segurança para sexta-feira.

Polícia francesa faz buscas em casa de suspeito abatido. Homem já tinha estado detido
Polícia francesa faz buscas em casa de suspeito abatido. Homem já tinha estado detido

Hollande garante que haverá "vigilância absoluta" nos dias que faltam até à primeira volta das eleições que vão escolher o próximo Presidente do país.

Na sexta-feira, o governo decidiu reforçar a segurança nas ruas, com 50 mil agentes e militares.

O ataque nos Campos Elísios terá sido levado por um atacante que saiu de uma viatura, dirigiu-se a uma carrinha da polícia e abriu fogo com com uma metralhadora kalashnikov.

Este homem foi abatido pelas autoridades.

A seguir ao ataque, os Campos Elísios foram encerrados pelas forças de segurança e o aparato policial nas ruas de Paris era enorme.

Alegadamente, foi registada uma segunda troca de tiros ainda na zona dos Campos Elísios.

A polícia francesa realizou buscas em casa do atirador abatido. Já na sexta-feira, fonte oficial revelou que foram detidos três familiares do homem.

Testemunhas no local do tiroteio aludiram à existência de um segundo atacante que terá fugido para um parque de estacionamento. Na sexta-feira de manhã, as autoridades francesas e belga procuravam o segundo suspeito que depois entregou-se à polícia, em Antuérpia (Bélgica).

O tiroteio aconteceu três dias antes das eleições presidenciais em França, que estão agendadas para domingo, dia 23. Os candidatos Marine le Pen e François Fillon já anunciaram o cancelamento das acções de campanha previstas para sábado.

Na sexta-feira de manhã, numa declaração ao país, Marine Le Pen pediu o fecho das mesquitas e a expulsão dos estrangeiros sinalizados pelos serviços de segurança.

[notícia actualizada às 11h26 de sexta-feira]

Tiroteio. Um polícia morreu e dois em estado grave em Paris
Tiroteio. Um polícia morreu e dois em estado grave em Paris
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VIRIATO
    21 abr, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 22:21
    Tony Leonel Costa estou enternecido com tanta imaginação que vossa excelência emana desse cérebrozinho. Estes comentários a chamar tudo o que te vem à marmita com o beneplácito da rádio renascença que não censura mas aplaude. Milhentos comentários das verdades inconvenientes como os que eu faço vão morrer na censura. Eu não posso falar em sarracenos e na turma do lgbt, que aparece a protectora a negar os posts dos meus comentários. Mas enfim tudo faz parte da democracia....de alguns. Quanto ao resto o comentário do Toninho Costa podia ser para nos pôr bem dispostos, não fosse esse comentário próprio de um verdadeiro aspirante a sarraceno para nos fazer pensar que esta esquerdalha o que queria mesmo era uma ditadura...não a do Sr. Dr. Prof. António de Oliveira Salazar, mas a da coreia do norte ou venezuela, inspirada nesses grandes gurus da democracia...de alguns, como o Nicolas Maduro ou um tal Kim jong-un. Com a construção maquiavélica desse ilustre cidadão Toninho Leonel Costa ficamos a saber que a pouca vergonha não tem limites. Ouvi falar que existem consultas na área da psiquiatria que resolvem essas disfunções...não percas a esperança.
  • António Leonel Costa
    21 abr, 2017 Belas 19:17
    Quanto é que a Direita fascista e criminosa pagou a este atacante dos campos elisios para depois fazer esta fantochada? São os criminosos da Direita que contratam os ditos radicais muçulmanos para depois armarem-se em grandes defensores do Povo mas.vejam bem, tentando tirar-lhes liberdades e garantias, dizendo que é para sua defesa. São uns néscios uns bandidos e criminosos esta Direita populista pelo que é preciso dizer-lhes NÃO!!!! Foram eles que roubaram e armaram os seus exércitos contra o Povo Muçulmano para os roubar e depois armam-se em vitimas do mal que fizeram. Não me consta que nenhum Árabe tivesse armado aviões e barcos para vir atacar a Europa para nos expoliar dos recursos europeus- É exactamente o contrário e depois dos roubarem e matarem, o que mais querem? Que eles vejam as suas famílias serem dizimados pelas bombas, os seus bens roubados e darem a face como Cristo? Ou agarrarem numa arma, que os mesmos lhe pagam, e matarem os seus inimigos? Chamam-lhes radicais e o que os ocidentais são? Ladrões e assassinos. Ah! mas o Povo Europeu não tem a culpa. Ai não? quem votou nessas pessoas que fazem a guerra em vez da Paz, que manda a aviação bombardear esses Países? Somos todos nós e agora pagamos alguns por esse erro. Não votem em belicistas!!!!
  • Só mesmo de parvo!
    21 abr, 2017 Ozédascouvesedaslagartas 14:55
    Oh zé das coves o grande problema aqui nem é as armas, são muçulmanos que matam com armas e sem armas, então não é eles que atacam com camiões? Não são eles muitas vezes que fabricam os seus próprios explosivos? Quem faz a guerra são os muçulmanos, os jhiadistas, são eles os responsáveis pelos milhares que fogem dos seus países e são estes é que fogem com o rabo entre as pernas, em vez de defender os seus países, e ainda vêm infestar a europa e quererem impor a sharia e fazer mesquitas, quando nos seus países perseguem cristãos e destroem igrejas, são eles que metem as bombas por todo o lado e até matam o seu próprio povo e matam milhares, são eles é que cortam as cabeças em praça pública. Esta de estar sempre a ver os outros como culpados e os jhiadistas que matam como tivessem razão, só mesmo de quem não tem um pingo de senso, são os mesmos que dizem que os funcionários públicos é que são os culpados de todos os males deste país, como as torres gemeas quem mandou as destruir foi o presidente americano.Já sei que vais falar do bush e na invasão, sim foi um erro, mas a verdade é que sadam usou químicos e matou milhares de curdos, ou não ouviste falar o "ali o quimico por volta de 2000" E apesar de os países fornecerem armas eles é que peguem nelas e matam como querem, não são os outros países que têm culpa. Quem é que tem culpa destas raças terem um fanatismo estúpido? Os governos europeus têm culpa sim, mas é de permitir a entrada destes ratos nojentos
  • Zé das Coves
    21 abr, 2017 Alverca 09:41
    Fico muito triste com algumas mentalidades de galinha, fechamos fronteiras, mas continuamos a vender-lhes armas, fechamos as fronteiras, mas continuamos a comprar-lhe o petróleo, fechamos as fronteiras , mas continuamos a ir aos países dos outros fazer guerra e depois metemos o rabinho entre as pernas e vimo-nos embora, como fez os EUA na semana passada no Afeganistão !!!
  • José Jardim
    21 abr, 2017 Madeira 08:50
    Enquanto os franceses não tirarem as patas da Síria,equipando,armando e pagando a terroristas "corta cabeças" a quem insistem chamar "oposição moderada" jamais acabará o terrorismo urbano jihadista e muitas mortes haverá no futuro.Pena não ser o "xuxa" petit hollande o sacrificado.
  • Zé Povinho
    21 abr, 2017 Lisboa 08:13
    Trump, tem razão; Brexit, faz sentido; Marie Le Pen, tem razão; ...Mas afinal, quando é que abrem os olhos e percebem que na conjuntura atual do espaço Schengen, já não faz sentido as fronteiras abertas? Com fronteiras fechadas, estes terroristas ficam sitiados e fica mais fácil serem capturados!

Destaques V+