Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo não exclui nenhum cenário no apoio aos portugueses na Venezuela

19 abr, 2017 - 15:59 • André Rodrigues com Lusa

O país de Nicolas Maduro tem sido palco de violentas manifestações.

A+ / A-

O governo português está atento ao desenrolar dos acontecimentos na Venezuela, país que acolhe de 500 mil emigrantes portugueses e luso-descendentes.

No dia em que as ruas de Caracas recebem manifestantes a favor e contra o presidente Nicolas Maduro, o secretário de Estado das Comunidades admite, em declarações a Renascença, que "nenhum cenário é excluído no apoio aos emigrantes portugueses", caso o ambiente político e social venha a degradar-se significativamente nos próximos tempos.

José Luís Carneiro não esclarece, contudo, se a hipótese de repatriamento dos emigrantes portugueses está "em cima da mesa". O governante sublinha, contudo, que "o Estado português tem mecanismos apropriados, quer autonomamente quer em cooperação com a União Europeia".

Na mesma linha, o ministro dos Negócios Estrangeiro, Augusto Santos Silva, garante que o Governo português tem um plano de contingência.

"À luz da lei portuguesa, dispomos sempre de planos de contingência, também procurando responder a eventuais problemas que ocorram, e esses planos de contingência existem em relação a todas as regiões onde se localizam comunidades portuguesas", referiu em conferência de imprensa conjunta em Lisboa com o chefe da diplomacia de Havana, Bruno Rodríguez Parrilla.

"O que vale para o todo vale para cada uma das suas partes, e portanto nós temos um plano de contingência em relação a eventuais problemas com a situação dos portugueses na Venezuela, como temos planos de contingência em relação a eventuais problemas com portugueses na República Democrática do Congo ou em outros espaços", assinalou, mas escusando-se a divulgar a natureza.

O chefe da diplomacia portuguesa recordou ainda, numa referência específica à situação política e social na Venezuela, que "Portugal tem cerca de cinco milhões de naturais de Portugal ou com nacionalidade portuguesa vivendo no estrangeiro, e em relação a todos eles temos obrigações constitucionais de proteção consular e de proteção em circunstâncias de insegurança ou de outros incidentes que possam pôr em perigo o sue bem-estar ou as suas próprias condições de existência".

José Luis Carneiro lembra, por outro lado, que "tem sido possível manter canais de comunicação, não apenas com a nossa comunidade como também com as autoridades venezuelanas". Para o secretário de Estado das Comunidades, há que "evitar precipitações e acompanhar, como é nosso dever, o desenrolar dos acontecimentos e estar preparados para circunstâncias que possam ser de maior gravidade".

Desde o início de Abril, uma onda de manifestações na Venezuela foi marcada por violentos confrontos com a polícia que fizeram, pelo menos, seis mortos e centenas de feridos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+