Tempo
|
A+ / A-

Surto de sarampo está “em vias de resolução”, diz ministro

19 abr, 2017 - 11:10

Adalberto Campos Fernandes disse que estão confirmados 21 casos de sarampo e que desde sexta-feira não há ocorrência de mais nenhum.

A+ / A-

O ministro da Saúde anunciou que o surto de sarampo está “em vias de resolução” e afirmou que o debate em torno da possibilidade de tornar a vacinação obrigatória está aberto, mas que este não é o momento certo para uma decisão desta natureza.

Adalberto Campos Fernandes falava numa conferência de imprensa sobre o surto de sarampo que se regista em Portugal e após a morte de uma jovem de 17 anos.

O ministro disse que estão confirmados 21 casos de sarampo e que desde sexta-feira não há ocorrência de nenhum caso.

“Acreditamos que estamos no início de um processo de estabilização”, afirmou.

O ministro sublinhou a importância da população confiar nos serviços de saúde e do dispositivo montado para responder a este surto que atinge Portugal, mas também outros países europeus, como a Itália, onde estão notificados 1.500 casos de sarampo.

”O dispositivo está a funcionar, as autoridades de saúde estão a trabalhar, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação estão a trabalhar em conjunto para tranquilizar os pais. Não há razão para alarme”, disse.

Campos Fernandes deixou ainda um apelo aos pais para que em caso de dúvida devem "ligar para a linha de saúde 24", ou contactar o médico de família ou pediatra.

A Direcção-Geral da Saúde deverá emitir um conjunto de informações para as escolas, tendo em conta que hoje se inicia o terceiro período escolar e são justificadas algumas apreensões dos pais.

“Hoje mesmo falei com o ministro da Educação e vão ser dadas orientações aos directores escolares para que possam tranquilizar as famílias”, adiantou.

Em relação aos maiores de 40 anos, estes têm “uma elevadíssima probabilidade de estarem imunizadas”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+