Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Votação. Devem as vacinas ser obrigatórias?

19 abr, 2017 - 10:19

Dê a sua opinião. O próximo programa Em Nome da Lei será dedicado ao tema.

A+ / A-

O recente surto de sarampo, que resultou na morte de uma jovem de 17 anos, veio lançar o debate: devem as vacinas do Programa Nacional de Vacinação, entre as quais está a do sarampo, ser obrigatórias? E, nesse caso, devem as crianças sem essas vacinas em dia ser impedidas de se matricular nas escolas?

O tema estará em debate este sábado, às 12h00, no programa Em Nome da Lei da Renascença. O debate, moderado pela jornalista Marina Pimentel, vai juntar críticos das vacinas, profissionais de saúde e juristas.


O que precisa de saber sobre o sarampo
O que precisa de saber sobre o sarampo
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anabelamateiro@gmail
    24 abr, 2017 Ilhavo 23:12
    É impressionante que em pleno século 21 ainda haja pessoas a pensar desta forma. É preciso que se diga que em alguns países como a Alemanha, não é obrigatório vacinar. Pois!!! Quem ganha com isso? O estado que não gasta dinheiro!!!!!!
  • António Tomé
    24 abr, 2017 Lisboa 15:34
    Isto agora foi uma novidade chocante para mim (parece lógica mas, é chocante) Então os cidadão menores de 6 meses, que não se podem vacinar contra o sarampo, estão ao sujeitos à sorte de serem ou não infectados por outros cidadão que que também não escolheram se queriam ser vacinados? Bom, eu cá proponho então que: - Se dê liberdade de escolha sobre a vacinação; - Pais, mesmo não querendo ser vacinar, sejam chamados aos centros de saúde para declarar a sua decisão; - Qualquer doença associada à falta e vacina, não deverá ser paga pelo SNS (eu não quero pagar esse tipo de tratamentos) - No caso de infecção numa turma, ou local de trabalho, o seguro de saúde dessas pessoas (que deverá ser obrigatório) tem de paguar os tratamentos e indemnizações que daí advenham. E pronto, mantém-se a liberdade de cada um e temos uma solução liberal, é politicamente correta e dá o controle da situação aos "mercados" (TUDO tão ao gosto das classes "vigentes") NOTA: Também a medicina do trabalho deve de sinalizar estes casos como de risco para a empresa. Creio que assim é suficiente... em menos de 2 anos, vamos ter crianças vacinadas 2 e 3 vezes para a mesma doença... (just in case)
  • Maria Salete
    22 abr, 2017 São Paulo Brasil 00:30
    Não é possível que alguns não se vacinem e coloquem em risco outras crianças, a vacina pode ser aplicada em situação de surto para crianças acima de 6 meses, mas isso não quer dizer que as criancas de 0 a 6 meses de idade não fiquem doentes, a vacinação dos maiores protege os menores, e em casos assim o governo não só deve obrigar a vacinação como tem obrigação de faze-lo
  • Asmachado
    21 abr, 2017 Porto 17:02
    Não imaginava sequer que não era obrigatório, pois os meus 2 filhos com 36 e 31 tomaram a vacina em miudos. O Estado deveria legislar já, a favor da vacinação, sem consulta.
  • Marcus S Ferreira
    20 abr, 2017 Rio de Janeiro 20:27
    As vacinas são valiosas ferramentas para proteger as pessoas de doenças graves, sobretudo as crianças, que ainda estão a criar suas defesas imunológicas, porém é preciso que se alerte a sociedade, sinceramente, para o facto de que algumas vacinas, principalmente as desenvolvidas por vírus atenuados, como a da Gripe, ou Influnenza H1 N1, podem acarretar no desenvolvimento de doenças autoimunes, como a Dermatomiosite Juvenil. A cada 100 mil crianças vacinadas contra a gripe, 4 podem vir a desenvolver a doença. É algo importante que deve ser encarado pelas Autoridades de Saúde.
  • 20 abr, 2017 palmela 18:28
    Esta tudo anotado!
  • rosinda
    20 abr, 2017 palmela 18:21
    Senhor bastos a geringonca nao pode servir. So para obrigar tem deveres a cumprir! A estada nacional 10 tem de ser arranjada nao e so meter placas a avisar que a estrada esta estragada gastam o dinheiro todo nos ordenados deles e o resto que se lixe!
  • 20 abr, 2017 17:19
    Vai arranjar a estrada nacional setubal alentejo que e so buracos ja basta a camera palmela nao arranjar a parte que lhe compete que ainda tenho de gramar com a outra quando preciso de ir a setubal!
  • 20 abr, 2017 palmela 17:13
    Vao pro caracas mais o simplex digam alguma coisa de geito!
  • osinda
    20 abr, 2017 17:09
    Senhor bastos voce nao tem cara de doente toca vacinar!

Destaques V+