Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela. “Governo incentiva a violência em vez de preservar a paz”

19 abr, 2017 - 11:44

O madeirense Olavo Manica foi obrigado a deixar a Venezuela depois receber ameaças à família. Há cada vez mais emigrantes portugueses a protestar contra o regime de Maduro.

A+ / A-

Duas manifestações, uma a favor e outra contra o Presidente, Nicolás Maduro são aguardadas para esta quarta-feira, na Venezuela. Prevê-se o pior e teme-se que o país possa cair numa guerra civil.

“Sabemos que vai haver grandes confrontos, porque o Governo já pôs todos os militares na rua, como se tratasse de uma guerra, numa posição de ataque”, afirma Olavo Manica, que já esteve emigrado na Venezuela e ainda lá tem negócios.

“Cada vez que a oposição convoca uma manifestação de rua, o Governo também convoca os seus partidários para que haja confronto e dessa maneira a repressão seja obrigatória. Este Governo, em vez de preservar a paz, o que faz é incentivar a violência”, critica.

Olavo Manica é agora dirigente do Clube Social das Comunidades Madeirenses, mas viveu muito tempo na Venezuela, onde se manifestou contra Hugo Chavéz.

“Era opositor ao Hugo Chavez ainda antes de ser Presidente e cheguei a receber ameaças através de uns gravadores que tínhamos nos escritórios. Deixavam mensagens durante a noite: ou eu deixava de me meter com o Governo e com o governador da zona onde eu vivia, no estado de Vargas, ou os meus filhos é que iam pagar as consequências”, conta à Renascença.

“Mandei os meus filhos embora e depois tive de me vir embora e não posso regressar à Venezuela. Não tenho nenhuma medida de proibição de entrada ou saída, mas o cônsul da Venezuela cá na Madeira já me disse que eu posso entrar, não sabe é se posso sair”, acrescenta.

Isto, apesar de ainda ter terrenos naquele país sul-americano que, segundo diz, foram “invadidos pelo Governo, que fez construções, aluga aos seus partidários e está a cobrar arrendamento, apesar de nós estarmos a pagar IMI todos os anos desse terreno”.

Por tudo isto, este português que já foi emigrante diz que a Venezuela vive “uma espécie de ditadura moderna”.

Esta quarta-feira, as atenções internacionais viram-se para ali. A oposição ao regime de Nicolás Maduro promete os maiores protestos de sempre e o Presidente já anunciou o envio de militares para vários pontos do país e a distribuição de meio milhão de armas pelas milícias.

Teme-se uma guerra civil.

Emigrantes portugueses protestam cada vez mais

Christian Hohn, presidente de uma ONG que dá apoio a venezuelanos em Portugal, garante que já há muitos portugueses a participar nos protestos contra o governo venezuelano.

“Há uma camada de portugueses – especialmente os mais velhos, que foram nos anos 60 e 70 – a participar muito. Aqui há um antes e um depois. Antes, o português considerava que ia melhorar: ‘isto está mau mas vai melhorar e não participavam’; e o depois: com a expropriação das padarias e dos negócios, o português sai à rua a lutar pelos seus direitos como os venezuelanos”, explica à Renascença.

No último ano, cerca de 500 famílias regressaram a Portugal. Muitas perderam os seus negócios, mas não se sentem seguros na Venezuela. Christian Hohn arrisca dizer que é o país mais inseguro do mundo.

“Temos a inflação mais alta do mundo neste momento e somos o país com maior taxa de criminalidade no mundo. Caracas é famosa por ser a cidade mais perigosa do mundo. Tenho vários [casos] de gente que simplesmente estava na sua padaria, tinha a sua padaria aberta e chegou a força de intervenção contra eles. Dizem: ‘Saiam, se faz favor. Esta padaria foi expropriada. Agradecemos que saia da padaria porque a padaria agora é nossa. É uma padaria bolivariana’”, relata.

“As pessoas não podem fazer nada, porque se fazem alguma coisa são presas ou, ainda pior, podem ser agredidas e algumas são quando tentam defender as suas padarias.”, acrescenta.

Esta quarta-feira, a aposição venezuelana vai para a rua contestar a passagem dos poderes parlamentares para o Supremo Tribunal de Justiça. Em resposta, o Presidente, Nicólas Maduro, ordenou às Forças Armadas que também fossem para a rua e aprovou a compra de 500 mil espingardas para a milícia.

“Tenho um amigo que me disse que não vai participar na manifestação, apesar de ter intenção de fazê-lo, porque os militares estão preparados para reprimir o povo”, avança o madeirense Olavo Manica.

“Só pedimos eleições gerais para tudo, não estamos a pedir nada do outro mundo. Eleições para todos os poderes na Venezuela e deveria ser o povo nas urnas que se deveria manifestar”, resume, em declarações à Renascença.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Candida Silva
    19 abr, 2017 Sesimbra 22:09
    Os Portugueses devem ter a consciência que foi precisamente como Maduro está a fazer foi como o PCP fez em Portugal no 11 Março e 25 Novembro. Armas entregue a melicias do PCP e outros partidos que hoje são o BLOCO.Pensem Portugueses o PCP e o BLOCO não mudaram.Amanhã poderá ser novamente assim.
  • Toninho Marreco
    19 abr, 2017 Ponte do Lima 15:29
    Achei muita graça a isso de Ditadura Moderna . Pois é para aí mesmo que caminha a Europa do Sul , para uma ditadura moderna . Essa não vou esquecer tão cedo .

Destaques V+