Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido. May convoca eleições antecipadas para 8 de Junho

18 abr, 2017 - 11:05 • Rui Barros

A primeira-ministra britânica convoca uma ida às urnas em nome da estabilidade política do país. Corbyn, líder do principal partido da oposição, já disse que sim.

A+ / A-

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou, esta terça-feira, que vai avançar com um pedido de eleições gerais antecipadas para o dia 8 de Junho. May justifica esta decisão com a necessidade que o país tem de "uma liderança forte" para as negociações com a União Europeia.

Numa comunicação feita à porta do número 10 de Downing Street, Theresa May justificou a sua decisão com a necessidade de haver unidade em Westminster. "Uma divisão em Westminster põe em risco a nossa capacidade de fazer do Brexit um êxito, podendo danificar e provocar incerteza e instabilidade no país. Precisamos de eleições gerais agora", justificou a primeira-ministra conservadora.

"O país está a ficar mais forte, mas Westminster não", disse a chefe do governo de Londres, numa alusão às fortes divisões que se fazem sentir no parlamento e que, no seu ponto de vista, ameaçam o sucesso da saída do país da União Europeia.

"Foi com relutância que decidi convocar estas eleições, mas é com convicção que digo que é necessário manter uma liderança forte e estável", sublinhou. "Amanhã deixaremos que a Câmara dos Comuns vote a realização de eleições e que todos façam propostas para o Brexit e dêem a conhecer os seus programas de governo", acrescentou ainda a ainda primeira-ministra britânica, numa conferência de imprensa em frente à residência oficial do primeiro-ministro.

A primeira-ministra entende que deu estabilidade ao país, mas chegou agora o momento de convocar eleições e "deixar as pessoas falar". A actual primeira-ministra defende ser preciso uma liderança "estável e forte" para o período de negociações que se segue à activação do Artigo 50 e que iniciou oficialmente o processo do Brexit.

"Tenho um simples desafio aos partidos da oposição. Criticaram a visão do governo para o Brexit, desafiaram os nossos objectivos, ameaçaram bloquear a legislação que apresentamos no parlamento... Este é o momento em que poderão dizer que estão a falar a sério e que não tratam a política como um jogo", sustentou.

Esta é a primeira vez que o executivo de Downing Street fala em eleições antecipadas. Segundo o "Financial Times", a primeira-ministra terá sido aconselhada a avançar para eleições antecipadas num momento em que os conservadores estão à frente nas sondagens e que May goza de popularidade entre os eleitores britânicos.

"Será uma escolha entre uma liderança forte e estável, comigo como vossa primeira-ministra, ou poderemos ter uma coligação governamental instável, liderada por Jeremy Corbyn, que quer reabrir as divisões do referendo", antecipou a líder conservadora.

A mais recente sondagem feita pelo site YouGov mostra o Partido Conservador a liderar as preferências dos eleitores, com 42% das intenções de voto.



May pede, Corbyn diz que sim

Para poder convocar eleições antecipadas, a primeira-ministra precisa do voto favorável de dois terços dos deputados. Votos já garantidos pelo líder do principal partido da oposição, Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista,que já saudou a decisão.

"Saúdo a decisão da primeira ministra por ter dado ao povo Britânico a chance de votar para formar um governo que coloque os interesses a maioria em primeiro lugar", disse o líder da oposição, citado pelo diário "The Guardian". O partido trabalhista tem 229 deputados, que somados aos 330 deputados dos Tories (Conservadores), perfaz a a maioria que May precisa para conseguir convocar eleições, num país onde é o parlamento que toma esta decisão.

Também Nicola Sturgeon, primeira-ministra escocesa que recentemente apresentou um pedido de referendo à independência da Escócia, já comentou a decisão de May através da rede social Twitter, dizendo que "os Tories vêem aqui uma chance de mover o Reino Unido para a direita, forçar um hard brexit e impor mais cortes".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pois é!
    18 abr, 2017 DaPu-q-t-fod- 17:28
    Onde estão as respostas ao meu comentário? Ou toda a gente e os conservadores e apoiantes desta união da treta ficaram sem argumentos? Ah deixa ver, já sei, estão fazendo as partes que não são ignorantes e estão ignorando um comentário de um ignorante. Viva o tuga e a estupidez, façam o favor aqueles que não são de enfiar o barrete.
  • couto machado
    18 abr, 2017 porto 15:11
    Pena é que em Portugal, não haja uma MAY, como esta Inglesa.... só papagaias e algumas já sem penas....
  • P/L.messi
    18 abr, 2017 do r.q.tparta 12:34
    O brexit está a fazer estragos?! Que estragos?! Estragos estão a fazer e muito é esta mafia da u.europeia, que tu apoias, a países como portugal. A não ser que tenhas enchido os bolsos à custa dela. Sabes eu sou europeu mas não me sinto representado por isto, nem todos os que estão mais pobres e sem dignidade, vivendo constantemente, e sem culpas, em austeridade e com os salários congelados, em grande parte por culpa desta mafia, dos incompetentes e dos ladrões. Tudo mais fácil para estes enriquecerem muito com a u.europeia, o povo, é o que se vê. Portugal está na cauda da europa e está dependente e controlado, sem autonomia. Isto sim é um grande estrago! Força inglaterra! O pior de tudo é a mda feita mas os conservadores como tu ainda quererem continuar com a mesma.
  • leonardo messi
    18 abr, 2017 queluz 12:02
    o BREXIT esta a fazer fazer estragos e ainda agora começou o divorcio
  • desatina carreira
    18 abr, 2017 queluz 11:37
    o efeito brexit?
  • Raul Sousa Machado
    18 abr, 2017 Almada 11:24
    Algo impossível de acontecer em Portugal....

Destaques V+