Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima "é um activo muito grande do ponto de vista da economia nacional"

15 abr, 2017 - 09:24

Em média serão cinco milhões os que passam pelo Santuário.

A+ / A-

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima considerou que o país está a tomar consciência de que Fátima, onde peregrina o papa Francisco em maio, "é um activo muito grande do ponto de vista da economia nacional".

"O poder político nunca prestou grande atenção a Fátima e, do ponto de vista político, não tem que se intrometer na questão do santuário no aspecto religioso", começou por dizer António Marto em entrevista à agência Lusa.

António Marto nota, contudo, que "hoje está a tomar-se consciência de que Fátima é um activo muito grande do ponto de vista da economia nacional, por causa do turismo, do chamado turismo religioso".

"É preciso ver que [anualmente] andam à volta de cinco milhões de peregrinos aqui, 75% são portugueses, 25% estrangeiros", declarou o prelado.

Para o bispo da Diocese de Leiria-Fátima, esse "movimento do ponto de vista económico ou social" requer, também, que "os poderes do Estado prestem atenção, porque isto é uma montra de Portugal, mostra também o que é Portugal para o mundo".

"E quando vem um papa é uma publicidade mundial sem custos nenhuns para o Estado", sustentou António Marto, prestando reconhecimento à secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que se tem mostrado "muito empenhada" em promover o turismo religioso e "em chamar a atenção do Estado para investir na cidade".

O bispo adiantou que o santuário "durante este tempo de preparação e comemoração do centenário realizou obras de renovação", exemplificando com os parques de estacionamento ou o recinto, "para criar um ambiente mais acolhedor para os peregrinos, para eles poderem viver uma experiência de serenidade de quem se sente bem aqui".

"O santuário está aqui como que um oásis espiritual no meio da cidade. Mas a cidade também não pode ficar alheada. Diríamos que é como o adro em relação à igreja, porque é aí onde primeiro chegam os peregrinos", referiu, considerando que "Fátima impôs-se por si mesma à Igreja, impôs-se ao mundo e também se impõe a Portugal".

A este propósito acrescentou que a Fátima se deslocam peregrinos praticantes, mas também os praticantes ocasionais e católicos não praticantes.

"Todos encontram um recanto para se recolherem, para meditarem na vida, para viver um momento de espiritualidade, mesmo até não crentes", observou, destacando que para muitos é o "afecto a Fátima, à mensagem, à Senhora de Fátima" que faz manter "uma chama de fé".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    17 abr, 2017 Cacém 09:39
    Como já explicou a ROSINDA, Palmela, há coisas que ficam muito mal.....mesmo as aves do céu, que passam a vida numa louca correria para alimentar os filhos, quando o alimento não abunda, estes morrem à fome. Os recursos "económicos" ou a disponibilidade do "alimento" são necessários para "qualquer" ser vivo. Todos sabemos isso, mas.....
  • Dom Januário
    15 abr, 2017 Cova da Iria 15:41
    Fátima é de longe o local onde se fazem as maiores feiras em Portugal! Se Jesus Cristo hoje viesse á terra gostava de o ver expulsar todos estes vendilhões (do templo). Na verdade, para a maior parte das pessoas já não é a religião que as move para estes locais, mas sim o turismo, o negócio, etc Há que dar valor ao inventor ou aos inventores destes "milagres" de Fátima, sem dúvida!.
  • rosinda
    15 abr, 2017 palmela 13:50
    nem tudo o que nos vem a cabeça e para dizer! podias estar calado ficava-te muito bem esses sentimentos!
  • Senhora de Fátima
    15 abr, 2017 Corga da Igreja S. Marcos da Serra 13:40
    Mensagem de Nossa Senhora Mãe da Bondade em S. Marcos da Serra - Algarve NOV. de 07 _ NOSSA SENHORA LAMENTA-SE DE FÁTIMA - "Meus queridos filhos, sede bem vindos a este Lugar. Acorrei aqui com mais devoção, e recebereis graças para a vossa salvação. Meus filhos, o Meu coração está muito triste pelos pecados que se estão cometendo na minha pobre Cova da Iria e pelo que os homens irão lá fazer daqui por diante. Ai, bispos e sacerdotes queridos do Meu coração, pensem bem no que vão fazer na Minha Cova da Iria… Vós sacerdotes, queridos do Meu coração, dedicai-vos mais ao ministério do Meu Filho Jesus. Recordai-vos de que o reino de Deus tem necessidade da vossa dedicação generosa e total. Deveis esforçar-vos por traçar caminhos para a salvação dos homens por meio de Cristo e da Mensagem Evangélica. Rezai ao Espírito Santo, para que vos ilumine, porque com a Sua ajuda conseguireis grandes coisas. Sede com a vossa vida os construtores de um mundo mais belo, anunciai Cristo àqueles que ainda não O conhecem ou O conhecem de maneira imperfeita. É preciso que vós, sacerdotes e bispos vivais como verdadeiros irmãos, para melhor assumirdes a vossa Missão e vos congregardes à volta de Cristo. Como discípulos de Cristo sois portadores da mensagem de Salvação. A vossa vida, o vosso coração, os vossos serviços e orações tem por finalidade fazer brilhar no mundo a Luz do Salvador. O Meu filho vos escolheu e vos ama. Ele conservar-vos-ás fiéis até ao fim." retirado de maedabondade.com
  • Pd.Poleias
    15 abr, 2017 Abrantes 12:06
    Para bem da economia nacional, que apareçam mais TRÊS (pastorinhos não ) mas TRÊS TURISTASINHOS NO SUL E TRÊS VINHATEIROSINHOS NO NORTE e assim ficava a MECA NACIONAL MAIS BEM DISTRIBUIDA !
  • António Campos Leal
    15 abr, 2017 Lisboa 11:38
    Eu sabia eu sabia. A Economia senhor, eles sempre fizeram bem as contas.

Destaques V+