Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Programa de Estabilidade. Rigoroso, subserviente ou mais do mesmo?

13 abr, 2017 - 16:06 • João Carlos Malta

Programa de Estabilidade e ao Programa Nacional de Reformas recebidos de forma diferente pelos partidos.

A+ / A-

O Governo apresentou esta quinta-feira os dados macroeconómicos para os próximos cinco anos, no Programa de Estabilidade (PE) 2017-2021. Menos défice, mais crescimento, menos dívida e menos desemprego do que estava anteriormente projectado são os dados mais relevantes.

O PE e o Programa Nacional de Reformas foram aprovados em Conselho de Ministros esta quinta-feira.

O ministro das Finanças fala de rigor e cumprimento das regras europeias, o PCP antevê uma contradição fatal entre as imposições da União Europeia e a necessidade de aprofundamento da política de devolução de rendimentos. Já o Bloco afirma que estes números são um garrote para o desenvolvimento do país, enquanto o PSD diz que o documento é “mais do mesmo”.

"A minha expectativa é de que este programa, com o grau de rigor que foi desenhado, não terá nenhuma dificuldade em ser acolhido pela Comissão Europeia [uma vez que] cumpre todas as regras e todos os critérios." Mário Centeno, ministro das Finanças

“O Governo assume como prioridade o défice do orçamental e as contas públicas. Para o PCP a prioridade são os problemas das pessoas. Perante esta opção do Governo coloca-se a seguinte questão: como é que se prossegue o caminho de reposição de direitos e de rendimentos e como é que se vai até mais longe na resolução de problemas estruturais do país e ao mesmo tempo se cumprem as imposições da União Europeia? A nossa resposta é que não é possível." Paulo Sá, deputado do PCP

“Estes dados mostram que o Governo está mais preocupado em cumprir metas impostas por Bruxelas e que não trazem desenvolvimento ao país, pelo contrário, do que dar um sinal de desafio à Comissão Europeia e ao compromisso com políticas de aprofundamento da recuperação de rendimento e de direitos do trabalho em Portugal." Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda

“Ao contrário do ano passado, não foram pedidos contributos ao PSD e ao CDS/PP. Não deixa de se anotar o entrosamento entre os partidos da maioria. Este é um programa que é letra morta porque repete muitas das propostas e desígnios que prometia o ano passado e não tiveram execução. Creio que o país tem perdido tempo porque não concretiza o plano de reformas que é essencial ao crescimento." Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pois! pois!
    17 abr, 2017 lis 09:47
    Pode ser subserviente mas pelo menos tem a grande vantagem de não haver cortes nos rendimentos e nas reformas e pensões para agradar a Bruxelas. Pelo contrário está a ser devolvido rendimento às famílias e a serem obtidos resultados positivos o que incomoda muito uma oposição essa sim subserviente aos ditames do Schauble e do corsário holandês do eurogrupo.
  • não presta!
    16 abr, 2017 lx 13:39
    O que os Pafosos tinham, (que não era nenhum), é que era bom! Lembram-se da famigerada "reforma" do Estado, do Portas?...essa sim, era uma maravilha, na gaveta!
  • Horacio
    13 abr, 2017 Lisboa 18:35
    Só se ouve falar sobre o que o governo vai fazer ou deixar de fazer. Será que o povo português ainda não percebeu que o governo não faz nada por ninguém.e cabe a eles dobrarem as mangas e fazer acontecer alguma coisa . Só sabem reclamar e criticar sentadinhos no sofá . Se ganha pouco exija mais. Se o patrão realmente precisar do seu serviço ele vai ter de pagar. Agora se você for exatamente como milhares de outros que fariam o que faz por o mesmo preço .ai fica difícil. Vejo comentários sobre como é fácil ser patrão e como todas as vantagens vão para os patrões .entao a solução é fácil. Procure ser patrão .monte uma empresa .muita gente consegui-o . Com pouco dinheiro mas boas ideias .ha dinheiro disponível na praça para ser investido em boas ideias ,não faltam investidores que querem ganhar dinheiro. Pois é o problema é ter a criatividade a inteligência para montar um negócio viável.nao é tão fácil assim .ou todos nós seríamos patrões.

Destaques V+