Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ser bombeiro pode valer 50% de desconto no IMI e outras taxas

13 abr, 2017 - 07:55 • Olímpia Mairos

Câmara de Sabrosa quer apoiar aqueles que se dedicam à causa humanitária, incentivar e promover o voluntariado.

A+ / A-

A Câmara Municipal de Sabrosa vai avançar com um conjunto de medidas de apoio aos bombeiros do concelho.

O presidente da Câmara Municipal, Domingos Carvas, justifica esta decisão do executivo como “um reconhecimento pelo importante papel cívico humanitário de proximidade que desempenham os bombeiros do concelho”.

O autarca considera também tratar-se de “um regulamento vocacionado para criar estímulos ao reforço do número de bombeiros, através de uma série de prioridades e benefícios propostos pela Câmara como adequados”.

De entre as medidas sobressai a atribuição de 10 euros mensais a cada elemento que fará parte das Equipas de Combate a Incêndios, ECINs, das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Sabrosa e de Provesende mobilizadas para o período de fogos deste ano.

Em fase de consulta pública está o Projecto de Regulamento de Concessão de Regalias Sociais aos Bombeiros Voluntários do Concelho que prevê um conjunto de benefícios sociais de apoio ao exercício daqueles que se dedicam à causa humanitária e de incentivo e promoção ao voluntariado, contribuindo assim para o aumento dos efectivos nas duas coorporações.

Dos muitos benefícios sociais destinados aos bombeiros, previstos no Projecto de Regulamento, salienta-se o reembolso de 50% do IMI, reduções de 50% nas taxas e licenças municipais de construção, reparação e ampliação de habitações.

A mesma percentagem de redução é definida nas taxas de ligações à rede de abastecimento de água e rede de drenagem de águas residuais domésticas de habitação própria.

Nas tarifas de água, saneamento, e recolha de resíduos, a baixa é de 25%. O documento aponta também regalias sociais nas áreas da Educação, nomeadamente com redução até 50% nos custos na alimentação de crianças que frequentam o pré-escolar e 1º ciclo, variável consoante os rendimentos do agregado familiar.

Os soldados da paz do concelho de Sabrosa terão também acesso gratuito às piscinas municipais e prioridade na atribuição de habitações sociais.

A autarquia propõe-se ainda conceder uma bolsa de estudo no valor de 75 euros mensais aos filhos de bombeiros falecidos ou com doenças crónicas, resultantes do desempenho da sua missão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário cá da quinta
    13 abr, 2017 coimbra 16:17
    Ó senhor JÚLIO, mas mesmo assim e BEM, creio que não trabalham três meses por ano, MAS TUDO BEM ! MAS PARA QUE ELES NÃO PAGUEM IMI E OUTRAS TAXAS , assim como os prédios em zonas históricas, GAITA e eu que andei a fazer a minha casa a soluços durante toda a vida, paguei tudo o que me foi exigido pelo estado e impostos nos materiais, vou ter que continuar a pagar por eles todos ? SERÁ QUE EU JÁ NA CASA DOS OITENTA ANOS ainda tenha hipótese de ser admitido como bombeiro, mesmo só para usar farda?
  • Julio
    13 abr, 2017 Santo Tirso 13:41
    10 euros por mês ???? Estão a gosaz ? Por dia da cerca de 33 cêntimos, o que é isto, para quem às vezes faz 12 ou mesmo 24 horas por dia no combate aos incêndios
  • ze
    13 abr, 2017 Carnaxide 11:14
    Um bem haja a todos os bombeiros/as. Eu não faria o que eles fazem. Colocam a sua vida para ajudar os outros!
  • 13 abr, 2017 11:11
    Já devia ter sido á mais tempo.
  • ercilio dias
    13 abr, 2017 HORTA 10:06
    acabo de ler esta noticia e como bombeiro voluntario que fui e embora me mantenha na reserva, congratulo-me com a decisão anunciada mas acho digno de salientar que tais medidas e outras já se praticam neste concelho da Horta ilha do Faial Açores, por iniciativa Camarária também bem axa esses governantes que começam a olhar para o voluntariado com mais algum valor.
  • AM
    13 abr, 2017 Lisboa 09:55
    Mas afinal o que é que a RR quer? Quer as regalias ou resolver as broncas? As broncas resolvem-se com gente especial, porque são assuntos especiais. Os maneirinhos não tem aquelas maneiras fofinhas que não são uma coisa nem outra! Arre! Sr. Paulino, meta ordem na casa, SFF! ( No galinheiro, pois... )

Destaques V+