Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caixa vai criar "balcão sobre rodas" para populações sem agência

12 abr, 2017 - 22:02

O presidente do banco estatal revela que a solução está a ser estudada, em concreto para as populações mais idosas.

A+ / A-

Veja também:


A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai disponibilizar um balcão móvel para as populações mais idosas que fiquem sem agência, anunciou esta quarta-feira o presidente do banco, Paulo Macedo.

O plano ainda está a ser estudado, mas já há autorização do Banco de Portugal.

Paulo Macedo revelou esta quarta-feira, no Parlamento, que a solução está a ser estudada, em concreto para as populações mais idosas.

“O que nós pretendemos relativamente a esta possibilidade é ver que tipo de serviços é que a carrinha pode ter, porque há uma questão relativamente aos valores”, afirmou Paulo Macedo.

“Se tiver um ATM, tem que se perceber como é feita a segurança. Nesse caso teria que ser uma empresa de segurança a disponibilizar este tipo de serviços com comerciais nossos”, sublinhou o presidente da CGD.

Paulo Macedo afirmou aos deputados que este tipo de serviço já existe no Reino Unido e com "sucesso".

As declarações do antigo ministro foram feitas depois de o deputado do PCP Paulo Sá o ter interpelado directamente sobre o caso de Almeida, onde hoje se juntaram 400 pessoas para contestar o fecho da agência da CGD na sede do concelho, que pertence ao distrito da Guarda.

A CGD tem previsto encerrar 61 agências, sendo 18 na área da Grande Lisboa, 15 a norte, 15 a sul e nas regiões autónomas e 13 na zona centro, segundo a lista revista divulgada em março após os protestos do poder político local.

Na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças, o presidente executivo da CGD disse que, por ano, deverão sair entre 500 e 600 trabalhadores do banco e que, este ano, deverão ser 400 em reformas antecipadas e pré-reformas e os restantes em rescisões.

"Serão cerca de 200 reformas antecipadas e 200 acordos por pré-reforma e o numero adicional de rescisões por mútuo acordo", afirmou Paulo Macedo.

Veja no mapa a localização das agências que vão fechar este ano:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J S
    13 abr, 2017 porto 07:27
    -quando a coisa acalmar, as rodas desaparecem, e fica um atm para dizer que está presente -cortem-lhe ao vencimento, que os prejuízos diminuem logo!
  • antunes
    13 abr, 2017 malhadas 05:32
    estes senhores de Lisboa não conhecem o Pais. Vinde viver para o interior para ver a pera doce.
  • Otario ca da quinta
    13 abr, 2017 Coimbra 04:36
    A policia seg. pública tambem andou assim durante algum tempo. Depois meteram-nos a passear de bicicleta e tudo isto é espectaclo à socialismo. Agora vamos ver um empregado bancario num dia da semana de corneta na boca a chamar o zé para pagar ou receber e as vilas e aldeias param, fecham as lojas, cafés e fábricas porque é dia de comédia, embora se viva neste país num grande circo.
  • alarme
    12 abr, 2017 Santarém 23:59
    Para o senhor presidente da CGD vai já um bom conselho, requisitar um pelotão de comandos e bem armados para seguirem todos os passos do dito balcão, isto para defesa dos funcionários, dos clientes e da massa, espero que já tenha dado conta que isto por cá virou América Latina há muito tempo.
  • António Carlos
    12 abr, 2017 SINTRA 23:42
    Tipo ROULOTE das FARTURAS
  • dosul
    12 abr, 2017 Beja 23:16
    Beja tinha 2 agências, fora deste plano 1 já fechou por "falta de funcionários" a existente funciona em alguns dias com dificuldades tipo pandemónio, dado a quantidade de pessoas a utilizar a agência, será que esta cidade não merece 2 agências????? ou com a regionalização encapotada que está a ser feita temos de nos deslocar à CGD de Évora, fica já ali .........
  • Bela
    12 abr, 2017 Coimbra 22:44
    "A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai disponibilizar um balcão móvel"... "...já há autorização do Banco de Portugal.já há autorização do Banco de Portugal." É um absurdo! Uma nova forma para as populações indefesas e envelhecidas, serem mais facilmente vigarizadas. Ser´que esta gente não aprende?
  • Silva
    12 abr, 2017 Lumiar 22:37
    E vai ser um motorista do 112 a dirigir tal inovação. Como as carrinhas de alunos que as escolas foram fechadas e leva-los para a escola central.

Destaques V+