Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ataque em Dortmund investigado como "atentado terrorista" com motivação "islâmica"

12 abr, 2017 - 12:56

Três explosões atingiram, na terça-feira, o autocarro da equipa de futebol do Borussia de Dortmund antes do jogo com o Mónaco.

A+ / A-
Ataque em Dortmund investigado como "atentado terrorista" com motivação "islâmica"
Ataque em Dortmund investigado como "atentado terrorista" com motivação "islâmica"

A justiça alemã informou esta quarta-feira que o ataque contra o autocarro do Borussia Dortmund está a ser investigado como um "atentado terrorista" com "motivações islâmicas", acrescentando que tem dois suspeitos e já deteve um deles.

A porta-voz do Ministério Público federal alemão, Frauke Köhler, indicou que um homem foi "detido temporariamente", mas que os procuradores ainda não decidiram se vão pedir a sua transferência para uma prisão.

A mesma fonte explicou que o atentado à bomba contra o autocarro da equipa de futebol do Borussia - antes do jogo da Liga dos Campeões contra os franceses do Mónaco - foi reivindicado por um grupo de extrema esquerda, mas que os investigadores apontam mais para a teoria de que se tratou de um ataque de "jihadista" islâmicos.

Köhler confirmou que foram encontrados no local três textos que apontam precisamente para a pista do "jihadismo". Um dos textos, disse, exige a retirada dos caças-bombardeiros alemães Tornado de uma das bases na Turquia e o fecho da base aérea norte-americana de Ramstein, em território alemão.

A credibilidade destes textos está a ser avaliada, acrescentou.

A porta-voz explicou que os apartamentos de ambos os suspeitos já foram revistados pela polícia. Por outro lado, Frauke Köhler disse que as autoridades têm "dúvidas substanciais" quanto à reivindicação feita por um grupo de extrema-esquerda.

Terça-feira ao fim da tarde, três explosões atingiram o autocarro da equipa germânica provocaram dois feridos: o jogador catalão Marc Batra e um agente da polícia, que passava de moto.

O jogo entre o Dortmund e o Mónaco acabou por ser adiado para esta quarta-feira, às 17h45. A equipa monegasca ainda pediu que a partida se realizasse apenas no sábado, mas as autoridades decidiram manter o dia de hoje. Reforçada vai ser a segurança no estádio e em torno das equipas.

Ainda esta quarta-feira, o ministro do Interior da Renânia do Norte-Vestfália, Ralf Jaeger, veio indicar que ainda estão por identificar os autores do ataque.

O ataque de terça-feira acaba, ao mesmo tempo, por ficar marcado por uma “lição de desportivismo” por parte dos adeptos do clube alemão, que disponibilizam as suas casas aos adeptos do Mónaco que não têm onde ficar.

As imagens de apoio estão por todas as redes sociais. Basta procurar pela "hashtag" #bedsforawayfans.

Além disso, o Mónaco vai dar 80 euros a cada adepto que dormir em Dortmund. O clube vai dar uma ajudar de custo a todo os que foram forçados a ficar na Alemanha.

Explosões atingem autocarro do Dortmund
Explosões atingem autocarro do Dortmund
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Carlos Fonseca
    13 abr, 2017 Maia 10:14
    Depois é sempre o mesmo blá-blá: estamos chocados. O pior são os inocentes que morrem. Enquanto não acontecer a um politico graúdo vamos andar sempre nisto.
  • P/RR
    12 abr, 2017 dequalquerlado 16:38
    vou ler outros jornais, aqui escreve-se é para o boneco!
  • É isto é!
    12 abr, 2017 rqtpta 14:27
    Na carta se lê, entre outras coisas, que o ataque é levado a cabo "em nome de Alá, mas despois dizem as autoridades que estão agora a analisar a carta e a tentar comprovar a sua autenticidade, que não descartam a possibilidade de o ataque ter sido levado a cabo por algum ou alguns adeptos do Mónaco???!!! É sempre o mesmo, até parece que querem encobrir terroristas. Vocês vão longe vão! Permitiram a entrada desta praga, mas agora ´ninguém está a seguro, nem mesmo os jogadores de futebol. Até quando os povos vão aguentar com estes ratos nojentos?! Já estou a ver, mais um comentário para o lixo! Não se deve ofender terroristas.

Destaques V+