Tempo
|
A+ / A-

Reacções internacionais ao ataque dos EUA contra base síria

07 abr, 2017 - 08:38

A operação é uma resposta à tragédia na localidade de Khan Sheikhoun, na província síria de Idlib. O ataque químico provocou pelo menos 86 mortos.

A+ / A-
Estados Unidos lançam ataque contra a Síria
Estados Unidos lançam ataque contra a Síria

Donald Donald Trump deu a sua primeira ordem de guerra: um ataque contra uma base militar utilizada pelas forças do presidente da Siría, Bashar al-Assad, junto à cidade de Homs. Esta decisão já motivou várias reacções internacionais.

O Observatório Sírio adianta que a base ficou totalmente destruída, depois de ter sido consumido por um incêndio durante mais de uma hora. O Exército sírio confirma seis mortos.


A operação dos Estados Unidos é uma resposta a um ataque com armas químicas na localidade de Khan Sheikhoun, na província síria de Idlib, no norte da Síria. O ataque químico provocou pelo menos 86 mortos e está a ser atribuido ao regime do Presidente Bashar al-Assad.

A Rússia foi a primeira a condenar o ataque aéreo dos EUA. Em comunicado, o Kremlin define o bombardeamento como uma “agressão contra uma nação soberana” e um membro da ONU, baseado “num pretexto inventado”, e pede uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Já a oposição síria congratulou-se com o ataque e pediu a continuação dos bombardeamentos até à “neutralização da capacidade” do regime de lançar ataques, disse um porta-voz. “O aeroporto visado pelo ataque norte-americano era utilizado para matar sírios e está na origem da morte de milhares devido aos bombardeamentos”, sublinhou.

O Reino Unido aplaude o ataque. O Governo de londres "apoia plenamente a acção dos Estados Unidos". Estes ataques são “uma resposta apropriada ao ataque bárbaro com armas químicas realizado pelo regime sírio”, afirmou o porta-voz de Downing Street.

Israel, Arábia Saudita e Austrália apoiam o ataque. Um comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que a ofensiva ordenada pelo Presidente norte-americano envia uma “mensagem forte”, que deve também ser entendida pelo Irão e pela Coreia do Norte.

Também a Arábia Saudita saudou a "corajosa decisão" de Trump, num comunicado divulgado pela agência de notícias estatal, em que culpa o Governo de Assad pelo ataque químico contra civis. O ministro dos Negócios Estrangeiros saudita afirmou que os mísseis lançados pelos Estados Unidos foram a resposta adequada aos “crimes deste regime contra o seu povo, à luz do falhanço da comunidade internacional em travá-los”.

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, manifestou o “forte apoio” aos Estados Unidos. “Foi uma resposta calibrada, proporcional e com um alvo. Envia uma forte mensagem ao regime de Assad, e atinge a própria base aérea de onde o ataque químico foi realizado", afirmou Turnbull aos jornalistas em Sydney.

A Turquia apelida o ataque de "extremamente positivo". "Quaisquer passos dados no sentido de fazer justiça face a crimes similares contam com o apoio turco", disse o Ministério do Negócios estrangeiros turco.

O Irão condenou "vigorosamente" os bombardeamentos desta madrugada, contra a base aérea síria. “Nós condenamos qualquer acção unilateral e o ataque contra a base aérea de Al-Chaayrate sob o pretexto de um suposto ataque químico, terça-feira, em Khan Cheikhoun”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Teerão, citado pela agência Fars.

Numa posição de conciliação, a China apelou ao diálogo. Pequim pede para que seja evitada uma “nova deterioração da situação” na Síria. Por outro lado, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse que a República Popular da China opõe-se ao uso de armas químicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mara
    07 abr, 2017 Portugal 15:39
    Estou de rastos com a situação do Mundo actual, nasci no inicio da segunda guerra Mundial, ouvia os grandes falarem horrores que contavam os jornais, tinha medo, era miúda mas tinha medo de ser morta como eram as pessoas que viviam perto da guerra, tinha medo que a guerra viesse à minha procura e dos meus amigos, recordo um homem que deflagrou uma bomba, numa taberna ficou cego e sem um braço, dizia quer matar meia dúzia deles...segundo diziam a bomba deu à costa, a partir de então fiquei com mais medo. Pergunto: Que prazer dá matar pessoas boas, crianças, idosos que lutaram para nos deixar um mundo melhor do que aquele que herdaram? Os governantes e quem promove a guerra sente prazer que o seu nome fique escrito nas páginas da História Mundial com as letras do sangue do seu ódio? A vida é tão curta seria bem mais belo que nas páginas da História do Mundo os seus nomes ficassem gravados com as letras da PAZ e do AMOR! Vamos todos fazer um apelo Paz e ao Amor!
  • Jorge
    07 abr, 2017 Sintra 14:56
    Pois! Mas substituir o atual ditador, por mais uma "primavera árabe", infelizmente já sabemos no que dá! Quem dominar ou tiver mais força no caos que costuma seguir-se, imporá mais uma vez,a lei do fundamentalismo islâmico e a sua intolerância e crueldade, como o EI e a Arábia Saudita gostam tanto. Agora a hipótese maquiavélica da oposição, colocar ela própria o gás "selim" ? Não passa de uma hipótese! Mas!
  • Mona Lisa
    07 abr, 2017 Lisboa 13:53
    A ver se percebi bem. Há anos que o povo foge daquele país porque o senhor que está no poder, que foi "eleito" por ser filho do anterior presidente, anda a matar à fome o seu próprio povo e a tratá-lo abaixo de cão. Os que não quiseram fugir, ficaram, e são chamados de rebeldes por quererem defender como podem os seus direitos enquanto seres humanos. Morrem dezenas de pessoas todos os dias. Durante anos. O país está destruído. Os Russos apoiam o senhor que está no poder. Porquê? Não percebo. Ninguém faz nada. Onu, não faz nada. Amnistia não faz nada. Agora vêem de lá os americanos bombardeiam o poderio bélico do país e está tudo contra. Afinal em que é que ficamos? Deixamos essa gente morrer né? A Síria é tão longe! Quero lá saber né? Acho que já é hora de por fim a esta palhaçada. A conversar primeiro, claro. Mas pelos vistos não deu resultado. Assim sendo, qual a outra alternativa? A ditadura? Deixar andar que o probla não é meu?
  • António Costa
    07 abr, 2017 Cacém 13:17
    Para o Frederico LX 11:52 - A propaganda americana dizia (e com razão!) que os 1º, 2º e 20º Exércitos Blindados da Guarda, o 3º Exército de Choque, o 8º Exército da Guarda e o 16º Exército do Ar da ex-URSS estacionados na ex-República Democrática Alemã eram uma ameaça para o Ocidente. Agora a URSS fragmentou-se e chegou ao "máximo" que até a própria Ucrânia "abandonou" a aliança de 350 anos com a Rússia! A Ucrânia e a Rússia formaram o "núcleo duro" do Império Russo. A "frente russa" não está na Alemanha, está no leste da Ucrânia! Acorde! (2º) Donde vem as armas para o EI? Donde vinham as armas para a guerrilha, no tempo das ex-colónias? Dos países "santuários" do outro "lado da fronteira", evidentemente! O apoio para o EI vem da Turquia, país da NATO. Não é preciso ser um "génio" para perceber que os EUA, estão a apoiar o EI, ou não?
  • LUIS
    07 abr, 2017 LISBOA 13:15
    Parabéns ao Trump. Também é uma forma de colocar em sentido esse bandido PUTIN (um corrupto e um assassino do pior que existe no mundo) que se acha o "dono do mundo" !
  • Tiago
    07 abr, 2017 Faro 13:13
    Já agora mandava outros tantos para as posições do ISIS. Acho que devia de ser bem apurado serealmente houve ataque químico ou não antes de lançar um ataque destes. Infelizmente o Trump esta a tornar se noutra marioneta.
  • Pedro Pereira
    07 abr, 2017 Couço 12:24
    Aqui vê-se logo quem pode estar a defender os direitos humanos.A Rússia não. está.concerteza, Irão também não e a China quer vender em todo lado e direitos humanos não é com eles.Por isso venha o diabo e escolha.Mas uma coisa é. certa alguém tinha que travar esta escalada de mortandade.Por isso força EU e seus aliados.
  • Jorge
    07 abr, 2017 Sintra 12:15
    Com esta escalada das relações internacionais, a guerra nuclear parece estar mais próxima! E agora, se a Rússia, para não dar uma imagem de fraqueza, enquanto aliado da Síria, enfrentar os USA?E se o louco da casa branca atacar a Coreia do Norte e esta ripostar para os lados: Japão, Seul e outros alvos considerados hostis, com armas nucleares e outras? Israel atacar o Irão? A guerra global, pode deixar de ser uma miragem! O perigo da mesma está a estruturar-se e será dramático se a sua probabilidade ganhar um pendor de irreversibilidade. Para onde é que esses loucos estão a conduzir a humanidade? Os homens são sem quaisquer dúvidas o animal mais perigoso do planeta! Um conflito , onde não haverá vencedores. As pessoas mais esclarecidas sabem-no.
  • Frederico
    07 abr, 2017 Lx 11:52
    José Brás e António Costa Demonstram nao saber nada sobre o planeta em que vivem e nao saber distinguir a realidade da desinformacao russa. Eu que nao posso ver o trump até lhe dou o mérito de ter tomado esta decisao.
  • 07 abr, 2017 lisboa 11:47
    Bombardeamentos americanos: Camboja - Laos - Vietnam - Iraque - Líbia - Coreia- Este? quem apoia?? é quem apoia o estado islâmico!!! E estão em causa interesses geoestratégicos de económicos do ocidente!!! Os filhos de deus como ele diz também são mortos como cães pelos judeus o que já fez??? As elites judaico/maçónicas donas do trump dos EUA e do mundo também já lá meteram o bico!! Nações unidas?? onde estão?? isto não é um ataque a uma nação soberana??? O mundo os Lacaios da grande finança controlada por elites judaico/maçónicas, claro!!!.... vão apoiar este terrorista

Destaques V+