Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conselho de Ministros aprova proposta de lei sobre identidade de género

06 abr, 2017 - 16:51

Governo quer que Portugal seja um "país mais respeitador dos direitos humanos das pessoas transexuais e transgénero".

A+ / A-

O Conselho de Ministros aprovou esta quarta-feira uma proposta de lei que estabelece o regime da identidade de género, nomeadamente no que respeita à previsão do reconhecimento civil das pessoas intersexo (pessoa que nasce com uma anatomia reprodutiva ou sexual que não se encaixa na definição típica de sexo feminino ou masculino).

Na reunião desta quinta-feira do Conselho de Ministros (CM) foi ainda aprovado o quadro legislativo relativo às pessoas transexuais e transgénero, “suprimindo as discriminações subsistentes na lei".

"A presente lei pretende tornar Portugal num país mais respeitador dos direitos humanos das pessoas transexuais e transgénero, assim como das pessoas intersexuais, estabelecendo procedimentos que garantam uma maior qualidade de vida e uma maior inclusão de um grupo social que é frequentemente alvo de discriminação, estigma e violência", segundo comunicado do CM.

A proposta de lei aprovada será agora discutida em sede parlamentar.

No início de Março, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, disse que a lei prevê a "autodeterminação de identidade de género, que nada tem a ver com operações" para mudança de sexo, deixando de ser preciso um relatório médico para a mudança no registo civil, bem como alarga a possibilidade do pedido a pessoas a partir dos 16 anos (actualmente a idade mínima é de 18 anos).

A lei aborda também "questões de existência de protocolos médicos na saúde para pessoas intersexo" e a possibilidade de "crianças ‘trans’ poderem usar na escola o nome com que se identificam", referiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 10 abr, 2017 01:11
    Os homens deste mundo inventam leis que não lembram nem ao diabo. A parte que gosto mais é a que se refere às crianças trans. No país da liberdade, falsa, onde a maioria é de católicos mornos e acomodados, não há quem se insurja contra os terroristas morais que governam o País. E assim mais uma lei será aprovada com a conivência dos irresponsáveis baptizados.
  • Homem
    06 abr, 2017 Portugal 21:39
    WTF

Destaques V+