Tempo
|
A+ / A-

Entre uma caixa de laranjas e umas refeições, Marcelo fala da banca

06 abr, 2017 - 00:54

Presidente esteve a acompanhar uma associação que distribui refeições a pessoas sem-abrigo em Lisboa.

A+ / A-

O Presidente da República considera que o debate político sobre a solução para a venda do Novo Banco "faz parte da luta partidária", e enquadra-se "num tempo eleitoral", defendendo que lhe cabe uma posição diferente.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas na Praça da Alegria, em Lisboa, onde esteve a acompanhar uma associação que distribui refeições a pessoas sem-abrigo.

Questionado sobre a revisão em baixa do rating do Novo Banco pela agência de notação financeira Moody's, respondeu: "Eu percebo que os partidos políticos se pronunciem sobre isso, faz parte da luta partidária, e faz parte, então, da luta partidária num tempo eleitoral, é natural, têm as suas posições. O Presidente da República deve estar no plano de ajudar o país a resolver o problema".

O Chefe de Estado escusou-se a comentar a decisão da Moody's, com o argumento de que não deseja "dificultar a resolução de um problema que o país quer que seja resolvido, e quer que seja resolvido de uma maneira boa para Portugal".

"Isso significa o quê: que não abra um buraco enorme nas finanças públicas, que seja mais um passo na estabilização do sistema financeiro, e que, dentro daquilo que eu já disse - que não há soluções boas, há só soluções menos más - seja mais uma pedra no caminho que foi sendo feito ao longo de 2016, começo de 2017", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a defender que "estão a ser dados os passos possíveis para estabilizar o sistema financeiro", e que o sector melhorou no último ano.

"Foi um processo difícil, mas temos um número apreciável de bancos com uma situação reforçada em relação a há um ano. Isso é positivo. O ter sido possível isso e, ao mesmo tempo, controlar o défice, no espaço de oito meses, nove meses, é positivo", elogiou.

Na quarta-feira, a agência de notação financeira Moody's reviu em baixa o rating da dívida sénior do Novo Banco, justificando a decisão com a operação de troca de obrigações incluída no negócio da venda do banco à Lone Star.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    07 abr, 2017 palmela 00:14
    o tempo que andas a distribuir laranjas pelos pobres como se nao tivesses mais nada que fazer,manda por açaime na boca do brandao melo para ele ter atençao aos comenterios que fez hoje na sic!
  • rui avelar
    06 abr, 2017 Lisboa 11:51
    Isto já é rotineiro de mais.Talvez os menos letrados apreciem isto.Os outros gostavam mais que o prof.marcelo lutasse pelas condições cívicas e humanas que os sem abrigo merecem numa sociedade moderna e justa.
  • André Souza
    06 abr, 2017 Alverca 11:47
    Há comentários que são de pessoas más de espírito. Claro que o ideal é acabar com os sem abrigo, mas entretanto, já que o problema existe há tanto tempo ( mesmo quando os governos são mais à esquerda ) há que alertar e tentar que quem governa e " os deputados da Nação" façam alguma coisa. O sr PR ( em quem não votei ) faz o papel dele muito bem! Os " azedos " desta vida, deveriam deixar de ser tão egoístas e ajudar o próximo, que muitas vezes está ao seu lado, mas aqui vem eles "despejar " a raiva! Triste povo com comentadores assim!
  • Sem abrigo
    06 abr, 2017 Taquáras 10:50
    Marcelo. Quanto dos teus rendimentos disponíveis colocas-te ao serviços dos pobres, ao longo da tua vida?
  • mara
    06 abr, 2017 Portugal 09:24
    Desde miúda tenho uma grande paixão por Reis e Rainhas, creio ser a única monárquica viva na minha família e na minha terra, mas confesso gosto deste Presidente, conheci os Presidentes do Salazarismo, do pós Abril, mas este foi de todos o que mais gostei, porque vê o Povo e os mais infelizes...Tem meu o apreço, apreço de alguém que nutre uma grande veneração pelo Rei D. Pedro V e uma grande admiração por tudo quanto fez SAR o Senhor D. Duarte pelo Povo de Timor.
  • tuga
    06 abr, 2017 lisboa 08:55
    Não deixa de ser positiva a acção do presidente,....Mas o povo não precisa de caridade o povo precisa é de justiça social e não haver tanta miséria, quando se gastam ( ao que se sabe ).... 15 milhares de milhões com os gamanços com as trafulhices da banca esses gangues são ilibados, o povo ainda os vai indemnizar, para onde se olha são só trafulhices, a despesa aumenta é insuportável, continua a aumentar, gastam-se milhões com quem nos invade, ninguém trava isto??? PPP´S SWAPS, etc.. etc. só despesas, só despesas, só trafulhices de milhares de milhões, que que é isto??? Investigadores, ministério publico, etc. onde estão?? Porque não há um ministério da justiça???
  • Maria Silva.
    06 abr, 2017 Lisboa 08:49
    Mais valia o Sr. Presidente juntamente com o governo acabar com o flagelo dos sem abrigo em vez de se armar em falso bom samaritano. Porquê tanto MARKETING........
  • Zé das Coves
    06 abr, 2017 Alverca 08:26
    É uma falta de respeito, abuso, obrigar as pessoas a pagarem prejuízos dos bancos, sem nunca nos perguntarem !
  • AM
    06 abr, 2017 Lisboa 07:14
    Este homem é tremendo. Um dia vai aparecer no Metro, com a maior das naturalidades... Acredito que é uma dor de cabeça para a segurança, mas nós os do povo, somos os seus guardiões. Sr. Presidente, o Sr., tem com cada uma...laranjas e das boas.

Destaques V+