Tempo
|
A+ / A-

​Corpos de seis vítimas da explosão de Lamego levados para a Medicina Legal

05 abr, 2017 - 20:32

Operações para tentar encontrar dois trabalhadores que ainda estão desaparecidos vão ser retomadas esta quinta-feira de manhã.

A+ / A-
Seis mortos e dois desaparecidos. Continuam as buscas em Avões
Seis mortos e dois desaparecidos. Continuam as buscas em Avões

Os corpos de seis vítimas da explosão ocorrida na terça-feira em Avões, no concelho de Lamego, vão ser levados ainda esta quarta-feira para o Instituto de Medicina Legal do Porto, disse o comandante distrital de operações de socorro de Viseu.

Segundo Miguel Ângelo David, ao final do dia o ponto de situação confirma seis vítimas mortais e dois desaparecidos.

As buscas para encontrar os dois desaparecidos foram suspensas às 20h00 de hoje, devido à falta de luminosidade, e serão retomadas às 7h30 de quinta-feira, "com todos os agentes que estão envolvidos nesta operação", referiu.

Ainda durante o dia de hoje, "os restos mortais irão ser removidos e transportados para o Instituto de Medicina Legal no Porto".

Questionado sobre a identificação das vítimas, Miguel David disse aos jornalistas não poder dar "esse detalhe, uma vez que é ciência forense e isso compete ao Instituto de Medicina Legal".

O responsável considerou prematuro fazer uma previsão de quando acabarão as operações, referindo que têm estado a ser feitas "deflagrações controladas" de explosivos para garantir as condições de segurança.

"São operações minuciosas e para as quais temos de ter absoluto controlo sobre elas. A segurança dos operacionais primeiro", frisou.

Segundo Miguel David, "há engenhos que vão sendo detectados e sinalizados" e, apesar de ser "uma corrida contra o tempo" para encontrar os dois desaparecidos, há que privilegiar "os aspectos da segurança de todos os operacionais que estão envolvidos".

As operações retomam na quinta-feira com 60 efectivos de equipas do Instituto de Medicina Legal de Coimbra e do Porto, da Polícia Judiciária, bombeiros, INEM, GNR (com várias valências), Autoridade Nacional de Protecção Civil e serviços municipais de protecção civil.

O próximo ponto de situação será feito aos jornalistas às 11h00 de quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+