Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Paulo Rebelo

Violência no futebol. Governo defende agravamento de penas para agressores

05 abr, 2017 - 12:35

Secretário de Estado do Desporto e Juventude em entrevista à Renascença. Irradiação merece debate "imediato" mas João Paulo Rebelo foca-se na alteração penal para atletas, agentes e adeptos que promovam agressões no desporto. Governante anuncia reunião com Federação, Liga e demais associações de classe do futebol para esta quinta-feira.

A+ / A-

O secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, admite, em entrevista à Renascença, que o Governo pode promover o agravamento das sanções penais para agentes desportivos e adeptos que promovam violência no futebol e no desporto.

João Paulo Rebelo evita abordar directamente o tema da irradiação de desportistas que protagonizem agressões, possibilidade que tem sido referenciada após o recente e mediatizado incidente no desafio entre Rio Tinto e Canelas, dos distritais da Associação de Futebol do Porto.

"Consequências para os prevaricadores são uma parte da resolução do problema. Do ponto de vista sancionatório, deveremos pensar sobre isso. Acho útil que se faça uma comparação com o que se pratica noutros países. Temos sanções disciplinares e sanções penais. Devemos equacionar isso, se bem que eu aposte muito na prevenção. Se a sanção disciplinar do caso do Rio Tinto-Canelas não fosse quatro anos e fosse seis, ninguém teria dúvida de que aquele acto ocorreria na mesma. A dimensão é algo a ter em conta", admite Rebelo, referindo que o afastamento permanente de atletas da prática desportiva "divide um pouco" a sociedade e, particularmente, a "família desportiva".

"Devem ser discutidas as questões. Não acho que tenha de ser o Governo a trazer para cima da mesa esse tema. Deve ser debatida, no imediato", sublinha o secretário de Estado, confessando profunda preocupação com a crescente onda de violência que se abateu sobre o futebol nacional.

"Não foi preciso acontecer caso nenhum em específico porque a erradicação da violência no desporto preocupa-me desde que assumi estas funções, há já quase um ano. Tive, nas últimas semanas, várias reuniões, com as mais diversas entidades e esta matéria preocupa o Governo e todas estas entidades. Temos de fazer um esforço. Isto preocupa todos os agentes desportivos e temos ainda de pensar no público em geral e que acha que a violência é uma perfeita estupidez."

Reunião com Federação, Liga e associações de classe do futebol esta quinta-feira

Perante as 44 agressões já perpetradas a árbitros de futebol e futsal na presente temporada, o secretário de Estado com a tutela do Desporto revela a realização de uma reunião com os presidentes de Federação Portuguesa de Futebol, Liga Portugal e associações representativas da classe dos árbitros (APAF), jogadores (SJPF) e treinadores (ANTF).

"Não há melhor maneira de governar que não seja procurar consensos, estabilizar políticas e partilhar decisões com os mais directos interessados. Amanhã, ao meio-dia, terei uma reunião com a FPF, com a Liga Portugal, a APAF e o SJPF e ANTF. Podem surgir um conjunto de medidas que procurem atingir o que todos queremos, que é a erradicação da violência", declara.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leão de Amsterdam
    06 abr, 2017 Amsterdam 09:46
    Muito bem castigos pesados para quem pretende agredir o futebol .Não esqueçam tambem muitos agentes da arbitragem que tambem andam no futebol e são os principais culpados da violência tambem teem de ser castigados e não protegidos

Destaques V+