Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha abre a porta a adesão da Escócia à União Europeia

02 abr, 2017 - 11:28

“Numa fase inicial, acho que não iríamos bloquear”, admite o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros.

A+ / A-

A Espanha não vetaria um eventual pedido de adesão da Escócia à União Europeia na sequência do “Brexit”, revela o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros em entrevista ao jornal “El Pais”.

“Numa fase inicial, acho que não iríamos bloquear”, admite Alfonso Dastis.

O chefe da diplomacia de Madrid ressalva que a Escócia teria de declarar a independência do Reino Unido, antes de avançar com um pedido de adesão à UE.

Alfonso Dastis sublinha que Espanha não vê com bons olhos a fragmentação de qualquer país europeu.

“Dito isto, se no cumprimento das leis o desfecho do processo for a divisão do Reino Unido, qualquer parte do Reino Unido que se converta num Estado e queira aderir à UE terá que o solicitar. E seguir os passos que estão estipulados”, afirma o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros.

Estas declarações parecem marcar uma mudança de posição do Governo de Madrid, que também tem várias regiões com fortes movimentos independentistas, como a Catalunha ou o País Basco.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Olivença
    03 abr, 2017 Évora 22:55
    Os espanhóis parecem agora mudar de posição possivelmente devido ao contencioso com os ingleses no caso Gibraltar, isto será uma vingança que no entanto não deixa de ter toda a sua razão no que toca aos direitos escoceses tais como os direitos bascos ou catalães, mas aqui já se tentariam servir dos seus amiguinhos europeus para defenderem a sua posição sobre estes casos.
  • Horacio
    03 abr, 2017 Lisboa 05:49
    A pior estupidez e o tribalismo antiquado de alguns . Aqui temos a possibilidade de fazer parte de uma potência mundial como europeus .um bloco europeu com livre movimentação de todos os seus cidadãos. E alguns preferem pertencer a um tribo pequeno e sem poder nenhum no mundo ,querem ser nada. A Escócia jamais vai pedir a independência porque dependem dos ingleses .e os ingleses intendem que juntos com os escoceses também são maiores e mais fortes . O que prova que mais é maior e melhor. É claro que os escoceses e irlandeses querem pertencer a um grupo ainda maior .a união europeia . Crises acontecem em todos os países os Estados Unidos também passam por elas .mas as superam por que são grandes é coesos. Imaginem se sempre quê houvesse uma çrise os estados quisessem se separar . Era um caos que enfraquecia a todos os outros estados. E também aos que saíram. Cultura tradicional é uma coisa bonita e deve ser preservada mas nacionalismos populistas e demagogia não levam a nada. É possível sim prosperar dentro de um bloco europeu e manter a cultura portuguesa . A Inglaterra nunca se integrou porque mantém uma falsa ideologia de superioridade .mas os ingleses são iguais aos outros nem melhor nem pior.e deixaram de ser uma potência mundial a muito tempo. E ainda vão sofrer bastante economicamente .
  • Sarin
    02 abr, 2017 Mundo 16:14
    Para Carlos Alberto, 13:36 O Senhor Ministro pode não saber História mas sabe Política. E esta mudança de atitude, apesar de abrir precedente, denota a aceitação de uma inevitabilidade: o desmembramento do Reino Unido. Até as Irlandas pretendem manter as fronteiras e o comércio livre e aberto entre elas, o que se tornará difícil no âmbito de uma Inglaterra anglicana isolada da UE. E a Escócia é católica, o que também poderá influenciar ligeiramente a opinião de Madrid numa época de radicalização social...
  • Eçadekeiroz Beirão
    02 abr, 2017 Coimbra 15:54
    "Gastar o meu latim", para a seguir ser objecto de censura ?.
  • otário cá da quinta
    02 abr, 2017 coimbra 15:35
    Também já vai sendo tempo da Espanha se dividir. Se Portugal pensar sair da porcaria da U.E. , creio que estes CHULOS ESPANHÓES ( Atenção, não me refiro ao verdadeiro povo espanhol, apenas me refiro a estes parasitas )vêm de armas na testa tentar conquistar Portugal.
  • Mario Rodrigues
    02 abr, 2017 Leiria 15:25
    É difícil gerir tantas contradições e complicações: Gibraltar, Olivença, Ceuta, Melilha, Llívia, Catalunha, Euskadi... para não elencar todas as demais situações a que Madrid está presa...
  • SALAZAR
    02 abr, 2017 LX 13:53
    ESTES ESPANHÓIS SÃO TÃO HIPÓCRITAS... MAS A CATALUNHA JÁ NÃO DEIXAVAM E SÃO MAIS OU MENOS SEMELHANTES EM VÁRIOS ASPECTOS.
  • Carlos Alberto
    02 abr, 2017 Monte Gordo 13:36
    "A Espanha não vê com bons olhos a fragmentação de qualquer país europeu", palavras do ministro espanhol. Desde quando é que a Escócia e a Inglaterra são um só país? O Senhor Ministro não deve conhecer a história.

Destaques V+