Tempo
|
A+ / A-

Educação. Ministro quer 50% da população activa com ensino secundário até 2020

31 mar, 2017 - 22:17

Os portugueses vão poder completar os estudos através de cursos do programa “Qualifica”. O Ministério da Educação garante ainda o apoio às comunidades educativas, para melhor promoverem o sucesso e a equidade escolares.

A+ / A-

O ministro da Educação considera que um dos objectivos do Programa Nacional de Reformas é aumentar o sucesso escolar da população activa. Até 2020, Tiago Brandão Rodrigues pretende que 50% da população trabalhadora tenha o ensino secundário e 45% competências digitais.

O governante esclareceu, na sessão de abertura do encontro “Sucesso Escolar – Desafios e Soluções partilhadas entre escolas e autarquias”, que o cumprimento dos objectivos do Programa Nacional de Reformas apenas será possível com o compromisso e trabalho conjunto das escolas e autarquias.

Os portugueses poderão completar o ensino secundário através de cursos profissionais do programa “Qualifica”, lançado este mês, acrescentou o ministro. Conta-se com a educação e formação de 600 mil adultos até 2020 no âmbito deste programa.

Além do “Qualifica”, o Ministério da Educação vai dar recursos adicionais às escolas, para melhor conseguirem promover o “sucesso escolar e a equidade”. O motivo, explica Tiago Brandão Rodrigues, é o das comunidades conhecerem melhor “quais são as formas e as ferramentas” que necessitam.

O ministro considerou ainda que as comunidades educativas já identificam as suas “fortalezas” e se apoiam “no histórico de bem-fazer dessas comunidades”, reforçando que esta partilha das boas experiências entre as escolas é uma mais-valia.

Questionado sobre as dificuldades económicas poderem ser um obstáculo ao sucesso escolar de muitas crianças, o ministro da Educação garantiu que o Governo está a preparar “uma panóplia enorme de medidas” para que a educação se transforme no “único elevador social” e a “equidade seja parceira necessária do sucesso escolar”. Uma dessas medidas é a distribuição de manuais escolares para todas as crianças do primeiro ciclo, que vivam ambientes mais precários, a realizar já no próximo ano lectivo.

A sessão do encontro “Sucesso Escolar – Desafios e Soluções partilhadas entre escolas e autarquias” reuniu representantes de escolas, comunidades educativas e autarquias de todo o país na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Vieira
    01 abr, 2017 Sintra 08:14
    Que não sejam só intenções....
  • Jose Antonio
    01 abr, 2017 Setubal 08:11
    Sr. ministro, já agora, pode fazer 2 em 1, mexa uns cordelinhos e apele à industria agroalimentar p/que esta coloque no mercado, novamente a farinha amparo.

Destaques V+