A+ / A-
Bacelar Gouveia

Castigo e processo a Bruno. Bacelar Gouveia vê "mão vermelha e bem visível"

30 mar, 2017 - 22:00

Ex-presidente do Conselho Fiscal do Sporting arrasa Conselho de Disciplina e Benfica. Em Bola Branca, Bacelar Gouveia é corrosivo: "Benfica tem vindo a dominar de forma escandalosa a opinião pública e chega aos órgãos da justiça desportiva".
A+ / A-

Bacelar Gouveia, ex-presidente do Conselho Fiscal do Sporting, acredita que as recentes decisões do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra Bruno de Carvalho têm "mão vermelha e bem vísivel".

O constitucionalista é directo e claro nas insinuações que faz à interferência do Benfica nos órgãos da justiça desportiva, acusando o emblema da Luz, nesta matéria, de um domínio "escandaloso".

"O Benfica tem vindo a dominar de forma escandalosa a opinião pública e chega aos órgãos da justiça desportiva. Percebe-se que há sempre uma mão, bem visível e vermelha que está a abusar do seu poder. Pode até fazer o seu jogo dentro das regras mas não pode utilizar vias ilegítimas para exercer o seu domínio", dispara Bacelar Gouveia, em entrevista a Bola Branca, apontando a mira à "poderosíssima máquina de propaganda" do eterno rival da Segunda Circular.

Mas mais: mesmo sem envolver o nome do Benfica nesta premissa, Bacelar Gouveia traça um diagnóstico altamente negativo das cúpulas do poder no futebol português.

"As pessoas que estão no futebol e que querem fazer uma estratégia ilegítima não são amadoras. O futebol português, ao mais alto nível, está entregue a pessoas muito ardilosas, profissionais e com muita 'manha'. Os órgãos que devem ser independentes, por vezes, podem sentir-se condicionados", prossegue.

Conselho de Disciplina debaixo de fogo. "De juristas têm pouco"

As declarações do antigo dirigente leonino, que não integrou a lista de recandidatura do reconduzido presidente do Sporting, surgem dois dias depois do pesado castigo de 113 dias aplicado pelo CD da FPF a Bruno de Carvalho e poucas horas depois de o órgão presidido por José Manuel Meirim ter aberto novo processo disciplinar ao líder verde e branco, devido a violação das condições da suspensão a que está submetido.

Neste aspecto, Bacelar Gouveia é duro nas críticas dirigidas ao CD, recomendando até um reavivar de teoria básica de Direito aos dirigentes daquele órgão.

"Penso que há uma grande falta de bom senso e falta de cultura jurídica das pessoas que estão na justiça desportiva. De juristas têm pouco e estão a precisar um curso de reciclagem de Introdução ao Direito e do que é a Constituição e o respeito das liberdades fundamentais", remata, rotulando de "manifestamente disparatadas, exageradas e desproporcionadas" as deliberações que visam a proibição de qualquer declaração pública da parte do presidente dos leões.

"Isso é limitar o direito à liberdade de expressão, que é algo de elementar. Admito que possa haver castigos do ponto de vista desportivo e algumas restrições mas nunca chegando a esse extremo. Essa decisão não tem qualquer adequação com o que se pretende com a medida. Se a medida é punir algo que o presidente do Sporting fez de errado, não é preciso chegar a este exagero", aponta.

Recurso para os tribunais civis? "Justiça pode reparar violação grosseira da Constituição"

Ora, a propósito de alegadas limitações ao direito à liberdade de expressão, Bruno de Carvalho reagiu a toda a escala, já depois de ter ficado a saber que enfrenta novo processo disciplinar. O presidente do Sporting não admite que a sua acção verbal, enquanto dirigente, possa ser limitada, prometendo ir até às "últimas consequências" e, caso seja necessário, interpor recurso junto do Tribunal Europeu.

Bacelar Gouveia compreende a frustração de Bruno de Carvalho, aceita-a e, sobretudo, apoia-a, suportado na Constituição, recordando que as decisões da justiça desportiva, em casos devidamente comprovados, podem ser alvo de anulação por parte do poder judicial civil.

"A questão é saber se se trata de algo estritamente desportivo. Se se verificar que o que está em causa são os direitos fundamentais dos cidadãos, a justiça desportiva não pode nunca ficar imune ao poder judicial do Estado, que pode reparar uma violação grosseira da Constituição", completa.


legislativas 2019 promosite
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • verga
    01 abr, 2017 toronto ontario 05:09
    Goncalves és tão benfiquista que até te tornas estupido ,burro e parvo calado serias um poeta vamos por partes o presidente do SCP tem todos os defeitos como o acusas, por acaso sabes o passado do teu presidente e dos expresidentes doSLB eu digote Vieira condenado a prisão por roubo ,Vale Azevedo condenado a prisão por roubo Manuel damasio condenado a prisão por corrupção depois ten José veiga preso por roubo depois tens chaufer de Vieira preso por trafico de cocaina , e tu ainda tens a lata de dizers que Bruno dde Carvalho é isto é aquilo pode ter muitos cdefeitos como qualquer homen o pode ter mas ainda nimguem o acusou nem foi ainda preso por roubo
  • v sousa
    31 mar, 2017 porto 23:13
    os recalques são hilariantes. um diz que é constitucionalista e nunca foi juiz. outra diz que o orgão de disciplina não tem poder sobre ele pr comete crimes todos os dias, m o pequenote octavio assim que viu a casa do outro a arder deu de frosque. é o reino da pequenada
  • Anonimo
    31 mar, 2017 Porto 16:06
    Esse senhor devia estar calado, pois esquece que por muito menos o Benfica levou um processo disciplinar apos o comunicado que fez a federação. Não lhe admito que fale assim do Benfica, pois todos nós temos telhados de vidro. Enquanto no nosso futebol continuar estas polémicas, seremos mal vistos lá fora
  • De Cabeça
    31 mar, 2017 lisboa 13:13
    Os dirigentes do futebol devem abedecer a um regulamento aprovado por eles onde são punidas declarações ofensivas e outras equiparadas sobre os agentes da modalidade. Bruno de Carvalho foi punido por isso e não por ter, simplesmente, falado. Se o SCP (seu presidente) não respeitam o regulamento da prova, se não o reconhecem e alegam o direito constitucional a exprimirem a sua opinião (coisa que vão alegar em tribunais civis e com elevada probabilidade de terem razão) então resta ao SCP sair da prova. Caso contrário, tem que se sujeitar ao regulamento, tal como todos os clubes que frequentam a prova
  • Sérgio Sodré
    31 mar, 2017 Carcavelos 10:07
    Parece que haverá novo castigo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pela entrevista na TVI, mas os órgãos de apenas uma modalidade (futebol) podem impedir que o presidente de um clube com muitas outras expressões desportivas seja impedido de falar na comunicação social? Independentemente de outras questões, dirigentes federativos de uma modalidade mandam em toda a realidade desportiva? Pessoalmente digo isto, até porque com mais facilidade e vontade vou a um pavilhão do que a um estádio, e prefiro atletismo a todo o resto... Ora parece que o futebol decide por tudo e todos!
  • Professor Martelo
    31 mar, 2017 Amaraleja 09:49
    é deste tipo de juristas que se faz a (in)justiça portuguesa. gente sem o mínimo de massa cinzenta, e pior ,sem o mínimo de bom senso. o que me preocupa e é motivo de larme é o que é que esta gente anda a ensinar nas universidades.
  • manuel gomes
    31 mar, 2017 gondomar 09:05
    Lembram-se do RICARDO BOSTA, o melhor ponta de lança que o Benfica teve ate hoje, mesmo assim não foram campeões, pode ser que assim consigam o inédito tetra, mas lembrem-se que para o penta (ainda faltam dois neste momento) vai ser difícil o conseguir, pois as asneiras são tantas que até a PREGUIÇA(animal) já acordou do sono profundo
  • Carlis
    31 mar, 2017 Porto 09:02
    Utilizar vias ilegitimas? Se sabe e conhce denuncie nao se esconda nas meias palavras. Bons eram os tempos da inauguracao do estadio de alvalade pelo regime...
  • goncalves
    31 mar, 2017 suisse 08:19
    Para todos os problemas do sporting o culpado è sempre o BENFICA.mas ainda bem que tem mao vermelha,porque o castigo que saiu agora è de 2015, e nao era para sair da gaveta, que vos estava alegrar,mas sai com beneficio ao teu presidente,passando de um processo muito grave para um leve. se reparar os processos contra o BENFICA sao rapidissimos em alguns casos quando saem do local e chegam a casa jà estam castigados, nao estou de acordo quando diz que dentro de aquela instutiçao que nao tem juristas competentes.Alegrava-lhe quando vias o teu presidente ter atitudes de arrogante,incendiàrio,difamador,mentiroso,cuspideira.Nessa altura os juristas eram competentes,mas tem que entender uma coisa.a lei de mando posso e faço è dentro da vossa casa,se nao esta contente com a situaçao procure outro paìs em que possa fazer tudo e mais alguma coisa.mas que nunca as leis sejam aplicadas a vocês sportinguistas
  • Oliveira
    31 mar, 2017 Sintra 05:49
    Só é censura com este sr? Pode ofender, acusar quando não lhe agrada? Quer sair impune? Esta é boa.