Tempo
|
A+ / A-

Caixa vai fechar 61 agências. Saiba quais

30 mar, 2017 - 17:09 • Paula Caeiro Varela , Inês Rocha (infografia)

A Renascença teve acesso à lista. Só na Grande Lisboa vão fechar 18 agências.

A+ / A-

Veja no mapa a localização das agências que vão fechar

O plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) prevê o encerramento de 61 agências do banco público. A Renascença teve acesso à lista enviada ao Parlamento pelo presidente do Conselho de Administração da Caixa, Rui Villar.

O plano inicial previa o encerramento de mais 80 agências, mas o Governo e a administração do banco recuaram após a pressão de vários partidos, incluindo o PS.

A lista enviada por Rui Vilar, a 22 de Março, à comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e à gestão da Caixa mostra que serão encerradas 15 agências no Norte do país, 13 no Centro, 18 na Grande Lisboa e 15 no Sul e ilhas.

Esta é a primeira fase do plano, que pode passar pelo fecho de mais agências.

A CGD está em processo de recapitalização, num montante de cerca de 5 mil milhões de euros, aprovado entre o Governo português e a Comissão Europeia, depois de ter apresentado um prejuízo histórico de 1.859 milhões de euros em 2016.

NORTE

  1. Gualtar, Braga
  2. São Lázaro, Braga
  3. Campo, Valongo
  4. Ponte da Pedra, Matosinhos
  5. Pinhais da Foz, Porto
  6. Termas S.Vicente, Penafiel
  7. Santa Quitéria, Felgueiras
  8. Fontainhas, Póvoa de Varzim
  9. Senhora da Agonia, Viana do Castelo
  10. Merelim, Braga
  11. Lordelo, Paredes
  12. Pedras Rubras, Maia
  13. Oliveira do Douro, Gaia
  14. Pádua Correia, Gaia
  15. Portas Fronhas, Vila do Conde

CENTRO

  1. São Bernardo, Aveiro
  2. Cucujães, Oliveira de Azeméis
  3. Atouguia da Baleia, Peniche
  4. Silvares, Fundão
  5. Febres, Coimbra
  6. Caranguejeira. Leiria
  7. Pousos, Leiria
  8. Aida, Aveiro
  9. Souselas, Coimbra
  10. Branca, Albergaria-a-Velha
  11. Almeida
  12. Universidade de Coimbra (Pólo II)
  13. ISPV. Viseu

GRANDE LISBOA

  1. Quinta das Conchas, Lisboa
  2. ISEG, Lisboa
  3. Cascais Av.
  4. Colares, Sintra
  5. ISEL, Lisboa
  6. Universidade Nova, Lisboa
  7. Palácio da Justiça, Lisboa
  8. Avenida Fontes Pereira de Melo, Lisboa
  9. Torres Vedras Sul
  10. Sobreiro Curvo, Torres Vedras
  11. Abrigada, Alenquer
  12. Merceana, Alenquer
  13. Brandoa, Amadora
  14. Pólo da Ajuda, Lisboa
  15. Tagus Park, Oeiras
  16. Caneças, Odivelas
  17. Colinas do Cruzeiro, Odivelas
  18. 5 de Outubro (já encerrada), Lisboa

SUL E ILHAS

  1. Angra – Avenidas, Açores
  2. Fajã de Cima, Açores
  3. Sobreda da Caparica, Almada
  4. Cacilhas, Almada
  5. Fórum Almada
  6. Quinta do Amparo, Portimão
  7. Ameijeira, Lagos
  8. Lavradio, Barreiro
  9. Fórum Madeira
  10. Alexandre Herculano, Portalegre
  11. Pedro de Santarém, Santarém
  12. Canha, Montijo
  13. Monte Gordo, Vila Real de Santo António
  14. Gambelas, Faro
  15. Santa Margarida, Constância

Estado injectou mais 2.500 ME na CGD

O Estado injectou esta quinta-feira 2.500 milhões de euros na Caixa, concluindo a segunda fase do processo de recapitalização do banco público, informou o Ministério das Finanças.

"Conclui-se hoje a segunda fase do processo de recapitalização da CGD, com a subscrição e realização do aumento de capital em dinheiro pelo Estado Português, no montante de 2.500 milhões de euros", anunciou o ministério tutelado por Mário Centeno em comunicado.

Com esta segunda fase, que acontece depois de a CGD já ter aumentado o seu capital em 1.945 milhões de euros, "Portugal fica com o seu principal banco em condições sólidas, assim contribuindo para o fortalecimento do sistema financeiro do país e para a dinamização da economia portuguesa".

A Caixa já tinha recebido 1.445 milhões de euros da transferência de ações da ParCaixa e dos instrumentos de capital contingentes - CoCo's - subscritos pelo Estado e emitido 500 milhões em dívida perpétua.

Assim, ficam apenas por emitir dívida em 430 milhões até aos próximos 18 meses para concluir o total de cerca de 5.000 milhões de euros de recapitalização do banco público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel jose rafael d
    03 mai, 2017 Rua Carlos Calisto, Lisboa 00:12
    É pena encerrarem balcões e despedirem funcionários mas é mais lamentável que quem roubou a Caixa continue a goza,r em liberdade,com todos nós.
  • 03 abr, 2017 FARO 08:00
    Hoje já não acredito nem nos politicos, nem nas politicas que se tem usado desde há muitas décadas. Eu sugeria que os politicos fossem estagiar a uma Suécia, Noruega, Dinamarca, Suíça, Alemanha, e outros países onde se praticam politicas de DEMOCRACIAS PLENAS, as nossas politicas e as nossas democracias têm sido ao longo dos anos incompletas e autenticos falhanços. Ontem porque foi uma politica de Esquerda, depois porque foi uma da Direita e agora são uma mistura de esquerda e as coisas continuam como estavam. Ao longo dos anos perdemos a nossa agricultura/pescas onde estão a nossa frota pesqueira e as nossas fabricas/estivas e outros negócios relacionados como aprendizes mecânicos, mecânicos dos motores de barcos, fabricas de pregos, madeira/latas etc, etc, que as pescas faziam outros trabalhar e tudo relacionado com as pescas. Até as nossas Escolas Industriais que eram uma preparação até ao 5º ano, para um emprego industrial. Hoje temos universidades e são todos Doutores neste País. Já para não falar das atrocidades de corrupção nos bancos, e de algumas outras empresas, e o dinheiro que sai,deixou de haver a seriedade nos homens que governam e decidem, quase todos os dias as noticias a intoxicar-nos com os desvios, ou mais um banco a precisar que lhe injectem mais uns milhões, onde vamos chegar. Eu receio pelos mais novos que alguns e ainda bem tiveram que sair do seu País. Senhores governantes tenham coragem de copiar o que lá fora é BOM para os portugueses e para PORTUGAL
  • mara
    02 abr, 2017 Portugal 13:17
    E tudo o Abril levou...
  • Paulo caetano
    01 abr, 2017 Aldeia Galega 22:05
    Porque não fecha a agencia que está instalada dentro da própria assembleia da republica essa podia bem fechar, mas ai não interessa é mais fácil fechar noutros locais
  • RC Victor
    31 mar, 2017 Lx 11:09
    A decepcionante esquerda BE/PCP engolindo e calando, e a troco vai masturbando-se com a sensação de poder 'oferecida' por Costa. Se isto fosse feito por um governo de partidos mais à direita cairia o Carmo e a Trindade, com manifestações e êxtase total!
  • rosinda
    31 mar, 2017 palmela 11:02
    Se vao fechar e porque nao ha dinheiro se nao ha dinheiro nao ha trabalho ninguem se indigna porque? Estamos debaixo de uma ditadura simpatica !
  • Mafurra
    30 mar, 2017 Lisboa 19:14
    "...Portugal fica com o seu principal banco em condições sólidas..." Até às próximas "imparidades"...
  • JA
    30 mar, 2017 Lx 19:14
    Santa Margarida - Constância fica na região centro

Destaques V+