Tempo
|
A+ / A-

CDS indisponível para ajudar a resolver problema do Novo Banco

30 mar, 2017 - 11:54 • Susana Madureira Martins em Malta

Questionada sobre a intenção do Governo de baixar impostos para as famílias mais carenciadas, Assunção Cristas diz-se favorável, mas cautelosa.

A+ / A-

Veja também:


Assunção Cristas confirma que falou com Governo sobre o Novo Banco, mas diz que não está disponível para colaborar na resolução do problema.

A líder do CDS reage da mesma maneira em relação ao negócio com a Lone Star. O Governo que arranje uma solução com a maioria parlamentar de esquerda que o suporta.

“Houve uma reunião, aliás o CDS deu nota disso depois de todos terem dado. Quanto ao conteúdo da mesma, compete ao Governo revelar e não nos compete a nós estarmos a fazer revelações sobre o que foi dito ou não dito nessa reunião, mas foi uma reunião informativa onde ficou claro qual o caminho do Governo. Daquilo que é dito publicamente também já o CDS se pronunciou”, diz Assunção Cristas.

Confrontada com a posição do PSD, que se apressou a dizer que o Governo deve contar com os seus parceiros de esquerda se quiser resolver esta situação, a líder do CDS mostra-se em total sintonia. “Certamente, aliás nem foi pedido nenhum apoio ao CDS, nem teria de ser pedido.”

A líder do CDS falava esta manhã à Renascença em Malta, onde participou no congresso do Partido Popular Europeu.

A presidente centrista reagiu ainda à entrevista da Renascença e do “Público” ao ministro das Finanças. Sobre a promessa de Mário Centeno de baixar os impostos em 2018 para as famílias mais carenciadas, assunção cristas diz que espera para ver.

“O CDS sempre foi favorável a uma carga fiscal mais reduzida. Não deixámos de ter esse objectivo como orientação e como meta, e portanto o que tenha a ver com a preocupação em aliviar carga fiscal, do nosso lado, e olhando para as diferentes opções, é certamente algo que achamos interessante.”

“Agora, gostava de perceber onde é que ainda precisamos de progredir enquanto país e tem a ver muito com a parte do dinamismo, do investimento e do crescimento económico. Eu gostaria de ver um Governo com estabilidade fiscal e gostaria de ver o Governo a retomar os compromissos que fez quando estava na oposição, de redução do IRC a par e passo com uma redução do IRS. Até agora ainda não vimos uma eliminação total da sobretaxa, esperemos que possa acontecer.”

“Havia uma promessa de reversão do enorme aumento de impostos, até agora ainda não houve nenhuma reversão desse enorme aumento de impostos, isso passaria por ventura por aliviar de facto, ou por olhar para os escalões do IRS de outra forma. Não aconteceu até agora e portanto acompanharemos com muita atenção, na convicção de que é bom que o primeiro-ministro e que o ministro das Finanças saibam o que estão a fazer, porque neste momento o défice foi alcançado com mais impostos e com uma carga enorme de impostos indirectos”, conclui Assunção Cristas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Será esta
    30 mar, 2017 port 19:16
    Está tão indisponível como esteve quando assinou de cruz para continuar a banhos! Depois veio tirar o cavalinho da chuva quanto a responsabilidades. Gente sem escrúpulos!
  • Gil Guerra
    30 mar, 2017 Lisboa 17:29
    Para criar o monstro já o Núncio soube assobiar para o lado. Nas autárquicas falamos!
  • a moçoila esganiçada
    30 mar, 2017 lx 15:40
    Só vê vantagens quando está sentada no poder, a assinar de cruz, e a ir aos bolsos dos portugueses legislando para desalojar idosos das suas casas, através de leis do arrendamento que só favorecem os senhorios! Isso soube ela fazer!... Se a hipocrisia pagasse imposto estes CDSs dariam um grande contributo para o erario publico!
  • Vão brincar
    30 mar, 2017 lis 15:35
    com os meninos do Largo do Caldas! Nem para eles são bons quanto mais para os outros!
  • tuga
    30 mar, 2017 lisboa 14:00
    Para lembrar os esquecidos;- A Senhora CRISTAS diga ao povo que o primeiro despacho como ministra foi autorizar uma obra assessorada pelo gabinete de advogados onde a Srª Cristas...Trabalha ou trabalhou (BARRAGEM DO RIO TUA) Como ministra da Agricultura, Assunção Cristas, nomeou dois ex-colegas da faculdade para altos cargos no Ministério que tutelava. Segundo o semanário Expresso, um dos nomeados foi para a inspecção geral da agricultura, mar, ambiente e ordenamento do território. Quanto ao outro ex-colega, que era também assessor jurídico da ministra, ficou com a vice-presidência da agência portuguesa do ambiente, mais precisamente com a tutela da autoridade nacional da água. Num esclarecimento à SIC, o Ministério de Cristas garantiu que os únicos critérios são a competência e capacidade de trabalho. E que se tratava de pessoas com currículo profissional reconhecido." fonte" Os dois ex-colegas de faculdade nomeados pela ministra Assunção Cristas, para altos cargos no Ministério, deviam ter sido submetidos a concurso público, mas a ministra não o fez." Esta senhora é correio da manha aparece em tudo, e chegou-lhaeagora a ética toda!! este grupelho que se diz de direita quer é protagonismo para chegar a bons tachos!! tachos!!
  • Antonio Leonel Costa
    30 mar, 2017 Belas 13:28
    Para além do PSD também o CDS é um partido irrelevante pois nada fazem nem querem fazer para o bem dos Portugueses. Tão como uma mafia organizada eles só ali estão para tentarem assaltar o poder para depois roubar os Portugueses e é isso que os seus mandantes lhe deram como atribuição. Porque são irrelevantes porque não pedem a saída dos seus da Assembleia da República e vão para uma cura de águas e deixam de receber os seus ordenados e subvenções do Estado? Era bom que o fizessem.

Destaques V+