Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Santos Silva confirma processo a embaixador de Portugal na NATO

30 mar, 2017 - 02:01

Diplomata Luís de Almeida Sampaio é acusado de desvio ou apropriação indevida de fundos públicos.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, confirma que o embaixador Luís Almeida Sampaio, representante de Portugal na NATO, está a ser alvo de um processo administrativo.

"Confirmo que há um processo disciplinar em curso nos Ministério dos Negócios Estrangeiros por inspecção diplomática. Este processo destina-se a averiguar se sim ou não houve irregularidades", disse à Lusa o ministro.

Na quarta-feira, o Correio da Manhã noticiou que o diplomata estava a ser investigado por suspeitas de desvio de 400 mil euros quando era embaixador em Berlim.

Em declarações à Lusa, o ministro remeteu mais comentários sobre o caso para depois dos procedimentos internos.

"O processo está em curso. Antes de ser concluído eu não falo sobre este processo", afirmou o ministro português após um encontro com o seu homólogo brasileiro, Aloysio Nunes, em Brasília.

"Quando nós abrimos um processo disciplinar é porque há suspeitas de incumprimento de deveres por parte do funcionário. Os factos são averiguados, as pessoas são ouvidas, ou juízes trabalham e no fim o ministro irá tomar uma decisão", acrescentou.

Esta quarta-feira, os advogados do embaixador negaram as acusações de "qualquer desvio ou apropriação indevida de fundos públicos".

Numa mensagem enviada à Lusa, os advogados do diplomata Luís de Almeida Sampaio afirmam que "as acusações respeitam a irregularidades formais e eventuais erros de contabilização, sem que tenha havido, contrariamente ao noticiado, qualquer desvio ou apropriação indevida de fundos públicos".

Almeida Sampaio, actual representante permanente de Portugal junto da NATO, foi eleito 'diplomata económico do ano', em 2014, pelo seu trabalho na embaixada na Alemanha, um prémio atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e pela Confederação Internacional dos Empresários Portugueses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário cá da quinta
    30 mar, 2017 coimbra 16:57
    Não há um só que seja HONESTO. SÓ LADRÕES.
  • tuga
    30 mar, 2017 lisboa 10:07
    tudo a mamar à conta do zé povinho!! não há azar!!! o povo é cobarde e manso, desde que haja telechachadas e futebol tá-se bem....
  • Toninho Marreco
    30 mar, 2017 Alpedrinha 07:49
    Quem tiver possibilidades que vá aproveitando ...

Destaques V+