Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hora da Verdade

Mário Centeno em entrevista. IRS vai baixar em 2018 "para os que mais necessitam"

30 mar, 2017 - 00:00 • Graça Franco (Renascença) e David Dinis (Público)

Em entrevista Hora da Verdade, o ministro das Finanças diz que a política para a dívida não vai mudar.

A+ / A-
Mário Centeno em entrevista. IRS vai baixar em 2018 "para os que mais necessitam"
Mário Centeno em entrevista. IRS vai baixar em 2018 "para os que mais necessitam"

Veja também:


Este ano não teve os sindicatos na rua, no próximo pode ter. E tem a união entre o Bloco e o PCP...

Mas está a organizar? [sorrisos]

Não, mas admito que os seus parceiros não aguentem mais estar calados perante o adiamento da integração dos precários e...

Não há adiamento nenhum. O estudo muito aprofundado que fizemos na campanha permitiu a identificação dos desafios difíceis que teríamos ao longo da legislatura. Se olharem para trás, vêem que temos aplicado com imenso critério todas as medidas que nos propusemos adoptar. As questões das carreiras e da precarização estavam previstas para serem implementadas a partir de 2018 e estudadas este ano, é o que estamos a fazer. Não há atraso nenhum.

Como é que o vai fazer?

Está previsto que em Outubro esteja claro o processo e implementação da precarização. Em relação às carreiras já está previsto o faseamento do descongelamento.

Disse faseamento?

É o que lá está escrito, no Programa de Estabilidade do ano passado. São 200 milhões de euros em cada um dos próximos exercícios orçamentais. E agora precisamos de saber qual é na verdade – porque o conjunto de informação que existe sobre a Administração Pública é muito mais limitada...

Sobre o IRS, já consegue garantir que haja margem para rever os escalões em 2018 ou haverá só uma redistribuição?

Estamos a estudar as várias medidas fiscais que podemos vir a implementar no ano que vem. Também aí eu remeto para o Programa de Estabilidade: no documento que vamos reapresentar no próximo mês haverá uma dimensão orçamental para ajustamentos na fiscalidade directa e que terá como objectivo apoiar aqueles que, do ponto de vista fiscal, mais necessitam desse apoio.

Quando é que vai aparecer o imposto negativo para aqueles que, trabalhando, ficam na linha de pobreza?

Nós temos muitas medidas no Orçamento, no lado fiscal e no lado da Segurança Social, nessa dimensão – as medidas do abono de família têm também a ver com isso. Estamos a estudar e está dentro da resposta que estava a dar, um conjunto de medidas que têm um enquadramento orçamental para poder chegar a indivíduos que, do ponto de vista fiscal, não têm o tratamento que outros já conseguem ter...

Está para breve o relatório final do grupo de trabalho nomeado pelo Governo, juntamente com o Bloco de Esquerda, para avaliar a situação da dívida externa. O Governo vai assumir uma preferência sobre soluções?

A gestão da dívida pública portuguesa feita pelo Governo é do conhecimento público. E, portanto, não vejo razão nenhuma para que haja nenhuma alteração dessa política.

O Governo está dentro desse grupo de trabalho

O carácter institucional desse grupo de trabalho é muito diferente do que está a descrever. A política de dívida e de gestão da dívida do Governo é conhecida e vai ser mantida.

Nos últimos anos a dívida pública não parou de aumentar - até mesmo em 2016. O que é que se passou?

O ano de 2016 foi o melhor ano orçamental de sempre do Portugal democrático. O défice de 1,9% (ou 2,06%) contribui, de certeza, para a evolução da dívida pública. Se tirarmos os juros, Portugal tem um excedente entre receitas e despesas de 4 mil milhões de euros. Acontece que foi necessário financiar duas intervenções no sistema financeiro em 2016: a do Banif, 1.700 milhões em Fevereiro; e a da CGD que já está na dívida de 2016 (esta quinta-feira, quando for concretizada a injecção de capital, o Estado não vai pedir mais dinheiro emprestado). Há 4.400 milhões de euros da dívida de 2016 que não decorre da actividade orçamental regular. Se a retirássemos, a dívida bruta cairia.

Está descansado relativamente à trajectória da dívida em 2017?

Sim. Por estes motivos. Projectamos um novo superávite primário, porque projectamos uma redução da despesa média em juros. E assim vamos ter uma evolução da dívida compatível com aquilo que é o desejo do Governo no médio prazo, que é que ela reduza.

Se sairmos de Procedimento de Défices Excessivos, passamos a ser tratados com normalidade pela UE. Mas isso implica o nosso compromisso de reduzir a dívida até 60%. A média de redução por ano deve ser de 3,5 pontos. Como é que vamos conseguir esse milagre nos próximos anos?

Não há milagre nenhum, essa é uma palavra que não faz parte da execução orçamental. No braço preventivo do euro [onde Portugal deve entrar], os países não têm menos exigências. Ganham flexibilidade orçamental, por exemplo, no investimento e no financiamento de reformas estruturais, no acesso aos fundos do Plano Juncker. E ganham uma credibilidade externa que é completamente diversa. É evidente que temos que aproveitar bem este lado positivo da nossa saída do braço correctivo do Pacto de Estabilidade. E é evidente que o exercício de 2017 e os seguintes são exigentes do ponto de vista orçamental. E têm que ser lidados com o mesmo rigor e exigência do que o de 2016. E é por isso que o Governo tem uma projecção de défice de 1,6% este ano. É por isso que todo este movimento de "upgrade" da sua relação com os credores e com os mercados internacionais pode ter também um impacto positivo nas contas públicas. Ou seja, não há uma diminuição da exigência – isso nunca foi dito por este ministério, antes pelo contrário.

Há um rigor que tem que ser mantido. E para mantermos metas tão exigentes como o país merece – porque o país merece que a sua visibilidade lá fora se altere –, temos que nos comportar como tomando muito a sério esta trajectória de redução. Não é fácil, mas o país está equipado com as qualificações, mão-de-obra e agora com a credibilidade que precisamos.

Catarina Martins parece menos confiante que este plano dê resultado. Esta semana, ela e Jerónimo de Sousa coincidiram no pedido para que Portugal se prepare para sair do euro. Concorda?

Nem era necessário dar uma resposta. Portugal é um país do euro, é um país do euro desde o início, deve permanecer um país do euro, cumprir as suas obrigações. Deve ter uma posição crítica e construtiva sobre a evolução do euro.

António Costa disse que com o presidente do Eurogrupo não deve haver mais conversa. Como é que vai ser nas reuniões? Conversa com ele?

Conversa é um tom demasiado coloquial para o que se passa no Eurogrupo. Temos decisões muito importantes para tomar no Eurogrupo, a agenda que Portugal está a colocar em cima da mesa na Europa é muito exigente, mas crucial para o desenvolvimento da UE. Vamos com certeza continuar a debater, se quiser a conversar, sobre estas questões, à mesa do Eurogrupo. A Europa está numa posição muito privilegiada para responder aos desafios económicos que se colocam. Muito melhor do que outras áreas que apresentam mais debilidade no lado orçamental e económico – em particular nos desequilíbrios externos. É hora de, juntos, tomarmos consciência dessa força e usarmos dessa posição, para o bem dos povos que cada um de nós governa, à sua maneira, em cada um dos países.


Esta entrevista resulta de uma parceria uma parceria Renascença/Público.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CAMINHANTE
    30 mar, 2017 LISBOA 15:00
    Mais uma vez a conversa da tanga, dos desgraçadinhos e desvalidos, para que fique tudo na mesma e se continue a confiscar Euros, "money", às classes médias , para se manter a maioria do pessoal à rasca para cumprirem com as obrigações, para não melhorar a vida de ninguém a não ser dos da Alta Finança... ou seja uma Europa que rebenta dinheiro com outros e com megalomanias, castigando os seus cidadãos, particularmente os do segregado e castigado Sul. Acrescido a esta triste realidade, uns desinformados ou mal intencionados a insistirem também na gasta tecla de que os que trabalham para a Função Pública vivem em grandeza à custa do suor dos "outros"... tudo como dantes, quartel general em Abrantes ou tudo na mesma como a lesma...
  • Oh Alberto!
    30 mar, 2017 Só mesmo para rir com alguns comentários 11:59
    Oh alberto esta só pode ser para rir! Ganham o ordenado mínimo e têm telemóveis de 700 euros e carros? Que carros? BW ou mercedes? E ainda pedem aos bancos para viajar? O Cristiano Ronaldo, não querendo desprezar o seu valor, este é que pode ter o carro mais caro do mundo e ganhar 10000 euros por hora? para isto tás caladinho! Ou então o mexias que ganha 5 mil e seiscentos euros por dia. Estes merecem porque são super homens, os outros coitados ganham 500 euros por mês e ainda assim ainda é muito para ti, porque compram carros e telemóveis de 700 euros? Oh santa estupidez! Santa Burrice! Viva a precariedade! É um consolo para muita gente, quanto pior melhor o consolo! O pior deste mundo é a estupidez. Para isto não há limites.
  • VICTOR MARQUES
    30 mar, 2017 Matosinhos 11:49
    No antes 1975, também houve uma campanha deste género: "DOS QUE PODEM AOS QUE PRECISAM"...
  • P/Americo
    30 mar, 2017 BURRO! 11:35
    Compensar os altos salários da função pública? Quem? os que ganham 600 euros ou 700 e têm os salários congelados, os que tiveram cortes nos subsídios e perderam direitos e que também vivem na precariedade, porque ganham salários baixos? Ou és um cego ou muito estúp-do Vivemos com uma moeda unica, mesmo que um trabalhador ganhe 1000 euros ainda assim fica com menos poder de compra em relação a quem ganhava com o escudo a quem ganhava 120 contos na altura. Ou ainda não pensaste nisto? Porquê sempre a malhar nos trabalhadores do público? São estes os responsáveis por pertencermos a uma u.europeia que nos deu dinheiro a torto e a direito para deixarmos de produzir e ficarmos em dependência? Para ser desviado em subsídios para lavradores que se aproveitarem para comprar jipes e aplicar no luxo das suas casas, como empresários que se ensacarem e depois fecharam as portas e não deram trabalhos a ninguém? Pelos corruptos, dos ofshores, bancos, globalização e mais, mais, mais...Tu tens empresas que dê trabalho a toda a gente? O que seria de muitos se não houvesse trabalhos para a função pública? Ou servia-te de consolo veres ainda mais gente desemprtegada ou despedir-se todos os funcionários públicos. Tu és um BU-RO! Tem vergonha do teu comentário, não tem qualquer lógica, nem de raciocínio.
  • Ferreira
    30 mar, 2017 r.qpartam 10:52
    Este país nunca mais sai desta miséria. Estamos condenados nesta u.europeida. É só défice, despesas, precariedade, austeridade, falta de dignidade, salários congelados, o nível de vida sempre lá para cima, graças aos que nos meteram nesta moeda única(cambada de.....) Quanto aos func. públicos estes é que são o bode expiatório para todos os males. Deixou de haver respeito por esta classe de trabalhadores. Claro, que se critique o que está mal, mas para muitos não há distinção, poe-se tudo no mesmo saco. Os governantes são iguais a muitos empresários sem escrúpulos e adotam o mesmo sistema. Basta ver em muitas entidades públicas do estado, foi sempre cortando no pessoal dos quadros para substituir por contratos a prazo e precários, sem que isto dê qualquer garantia para que alguém possa planear uma vida com dignidade. Ainda me lembro no tempo do parvlh.~do coelho muitos comentadores ligados ao seu partido virem para as estações televisivas dizerem que não tinha que haver emprego para toda a vida, como se a melhor forma das pessoas terem a sua dignidade era o de viver sempre em precariedade. Cambada de noj---tos! Tanto eles como os que os apoiam! Mas para estes noj-tos já podem exercer vários cargos e parasitar na politica para toda a vida, são acumulações de cargos e de reformas que é uma vergonha e por aí adiante, agora outro qualquer que não seja da mesma laia este que se danem com trabalhos e salários precários. Nem u.e. nem estes políticos me representam.
  • JrVaz
    30 mar, 2017 Viseu 10:39
    Já Escrevi ONde mora
  • alou
    30 mar, 2017 Viseu 10:38
    Estes do PS, nunca foi com a cara deles, mentirosos, aldrabões, mafiosos. são assim !!! baixar o IRS, TRETAS !! Oque 1% como nos combustíveis, a pagar o barril de Petróleo a 50 dólar e vendem o gasóleo a 1.25€ . Não percebo sinceramente com a gente que acredita nestes palhaços.
  • JrVaz
    30 mar, 2017 Viseu 10:33
    O Sr. Ministro leu na cartilha do Mau, tudo que mandou cá para fora depois do assalto, é tudo ao contrário do que disse ser possível fazer sem ir novamente aos bolsos dos portugueses pagadores, a classe média baixa já recebe menos que os do ordenado mínimo instaurado pelos bronzes.
  • vai
    30 mar, 2017 viseu 09:45
    grande burro vai enganar outro, cambada de gatunos
  • Alberto
    30 mar, 2017 Funchal 09:40
    Essencial baixar para quem ganha Ordenado Mínimo mas tem Carro, telemóveis de 700€ e pede aos Bancos par viajar! Porém, se forem muitos, conta para Votos.

Destaques V+