Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carlos Moedas. Centeno, presidente do Eurogrupo? “Gosto sempre de ver portugueses na Europa"

29 mar, 2017 - 20:54 • Susana Madureira Martins

O comissário europeu da Inovação não diz que sim nem que não sobre a possibilidade de o actual ministro português das Finanças substituir Jeroen Djisselbloem no cargo.

A+ / A-

O comissário europeu da Inovação, Carlos Moedas, não coloca de parte a hipótese de Mário Centeno vir a ocupar o cargo de presidente do Eurogrupo, mas faz questão de lembrar que é comissário europeu e não pode “fazer comentários sobre isso”.

Ainda assim, falando à Renascença e ao jornal Observador em Malta, onde participou no congresso do Partido Popular Europeu (PPE), Carlos Moedas respondeu a essa possibilidade dizendo: “Gosto sempre de ver portugueses em lugares de destaque na Europa e temos tido ultimamente uma quota de portugueses em grandes lugares no mundo e na Europa, o que é extraordinário e só devemos ter orgulho nisso”.

Moedas não quis alargar-se mais sobre o assunto. “Sobre quem será, como será, será um português não será e, portanto, tenho de ficar por aí como comissário europeu”.

Carlos Moedas admite que está num congresso do PPE, mas não esquece que “é comissário europeu, represento todos os europeus e não posso ter posições políticas a nível nacional de nenhum país, muito menos de Portugal”.

Depois o comissário foi abordado pela hipótese que tem vindo a circular entre os socialistas europeus do também comissário francês Pierre Moscovici poder vir a ocupar a presidência do Eurogrupo. Aqui Carlos Moedas refere que tem “uma excelente relação com Moscovici, é um político muito experiente, é um dos comissários mais importantes no colégio e está a fazer um excelente papel”, acrescenta. E para concluir Moedas diz que “se alguma vez ele decidir sair seria uma pena, foi um homem que esteve sempre do lado daquilo que é o interesse de Portugal e espero que não saia do colégio de comissários”.

A decisão será tomada pelos vários países, relembra Moedas, e é preciso saber o que vai ser o próximo Governo da Holanda saído das últimas eleições legislativas, questionando se Djisselbloem se manterá como ministro das Finanças após o resultado eleitoral.

Brexit, o desastre a que é preciso reagir

Carlos Moedas falou ainda aos jornalistas portugueses em Malta sobre o Brexit, a que o comissário europeu classifica como “um desastre” a que é preciso agora reagir. Moedas vai dizendo que o relacionamento com o Reino Unido não pode ser de fricção.

O comissário europeu aconselha a “um trabalho em conjunto para conseguir resolver a parte do que é que nos devem e o que é que nós devemos, ou seja a parte do divórcio, e depois construir uma relação”. E sobre isto acrescenta: “Se nós vamos entrar numa fricção com o Reino Unido vamos criar situações em que nos vamos colocar a um canto, eles ou nós, e numa negociação ninguém se pode pôr num canto, senão a negociação acaba”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando de Almeida
    30 mar, 2017 Porto 01:45
    Ainda tenho memo'ria.Lembro-me de Carlos Moedas com Catroga muito entusiasmados quando o governo de José Socrates caiu. Para Moedas e Catroga o governo do PSD sob a chefia de Coelho ia salvar a patria.Confesso que ao longo da vida me enganei algumas vezes.Apoiei a nossa entrada na Comunidade europeia, mas enganei-me redondamente....dou a mão, não à palmato'ria, mas à ESQUERDA. Não me enganei quando optei votar no CDS. Não me enganei quando deixei de votar nele depois da entrada do que viria a ser o "IRREVOGAVEL" e da malta que o acompanhou e venerou .Até o Prof. Freitas do Amaral, um dos seu fundadores , também acabou por sair. Como não gosto de quem cospe no prato de quem lhe dar de comer não exitei em abandonar a Igreja no dia em que tive conhecimento que Paulo VI recebeu os chefes marxistas da luta independentistas de Angola, Guiné e Moçambique. Os Papas recebem quem querem.Eu sempre tive a liberdade de gostar ou não gostar. Não gostei, até porque uns meses antes tinha regressado da guerra da Guiné.Mas voltemos ao sr Moedas.E' por causa dos "moedas" que hoje pontificam na Comunidade Europeia que a mesma é ja' muito contestada nos diversos paises da mesma.Não é que os saloios moedas nos querem levar o Centeno para nos calarem e domesticarem!? "MOEDAS SALOIS" que se esquecem que os povos sempre tiveram o instinto da subrevive^ncia...Por questão social tive que voltar a assistir a uma Missa. Nela rezaram pelos nossos governantes,mas as preces ja' não chegam aos céus...
  • Horacio
    30 mar, 2017 Lisboa 01:18
    É assim que deve de ser.. Somos todos europeus .mas somos portugueses também é devemos querer sempre ver o nosso povo subir.

Destaques V+