Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banco de Portugal prevê mais crescimento da economia e desemprego abaixo dos 10%

29 mar, 2017 - 14:02

Os dados agora divulgados apontam para um crescimento do PIB de 1,8% este ano, 1,7% em 2018 e 1,6% em 2019.

A+ / A-

O Banco de Portugal revê em alta crescimento da economia portuguesa e coloca a taxa de desemprego abaixo dos 10%, já este ano.

As novas projecções foram divulgadas esta quarta-feira pelo banco central e apontam para um desempenho da economia melhor do que se esperava, quando foram publicadas as previsões em Dezembro de 2016.

Os dados agora divulgados apontam para um crescimento do PIB de 1,8% este ano, 1,7% em 2018 e 1,6% em 2019.

Estes valores traduzem uma melhoria de 0,4 pontos percentuais este ano, 0,2 pontos percentuais em 2018 e 0,1 pontos percentuais em 2019, em relação ao previsto em Dezembro.

"A economia portuguesa deverá manter uma trajectória de recuperação ao longo do horizonte de projecção, apresentando um ritmo de crescimento em linha com o actualmente projectado para o conjunto da área do euro", lê-se no documento do Banco de Portugal.

Esta estimativa do Banco de Portugal fica acima da previsão de 1,5% inscrita no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), mas o ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu esta quarta-feira, num evento realizado pela agência Bloomberg, em Londres, rever a estimativa para "qualquer coisa próxima de 2%" no Programa de Estabilidade, que deverá ser remetido a Bruxelas até ao final de Abril.

O banco central melhorou também as estimativas para os dois próximos anos, prevendo agora que a economia cresça 1,7% em 2018 e 1,6% em 2019, uma revisão em alta em 0,2 e 0,1 pontos percentuais para cada um dos anos, respectivamente.

No entanto, a instituição liderada por Carlos Costa considera que o "ritmo de crescimento é inferior ao necessário para o reinício do processo de convergência real face à área do euro" e assinala: "No final do horizonte de projecção, o PIB situa-se num nível próximo do registado em 2008".

Segundo o BdP, "a evolução ao longo do horizonte da projecção está sustentada num crescimento forte das exportações - reflectindo um enquadramento económico e financeiro externo favorável e a manutenção de ganhos de quota de mercado - e numa recomposição da procura interna, no sentido de um maior dinamismo na formação brutal de capital fixo (FBCF).

O banco central sublinha que o comportamento das exportações, tanto de bens como de serviços, "tem sido um dos aspectos mais assinaláveis do processo de ajustamento da economia portuguesa, propiciando uma marca de reorientação de recursos produtivos para sectores mais expostos à concorrência internacional".

O Banco de Portugal estima que, em 2019 e em termos reais, a economia portuguesa exporte mais 60% do que exportava em 2008.

No período 2017-2019, a instituição estima que o contributo das exportações para o crescimento do PIB "manter-se-á superior ao contributo da procura interna", o que significa que a economia portuguesa deverá manter, nestes três anos, "uma capacidade de financiamento face ao exterior, o que, para o BdP, constitui "uma característica muito importante do processo de recuperação em curso".

O banco central prevê que o excedente da balança de bens e serviços diminua de 2,2% do PIB em 2016 para 1,4% em 2017 e para 1,3% em 2018, recuperando ligeiramente em 2019 para 1,4% do PIB.

O BdP estima também uma taxa de inflação de 1,6% em 2017, 1,5% em 2018 e 1,5% em 2019.

[Notícia actualizada às 16h40]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Cunha
    29 mar, 2017 Vidigueira 21:38
    Já que BP anda agoa à pesca, sugeria que fosse pescar nas caixas agricolas, tipos bancos de paróquia, onde os pobres lavradores são enganados nos juros e promessas.Depois ficam sem as suas terras que hipotecaram.E depois são vendidas na paróquia aos amigos ou então fora da paróquia num sistema que a PGR deve ver.E ver também os créditos concedidos aos directores das caixas das respectivas paróquias.Já agora varram também estas como fez com o Montepio.
  • Ela
    29 mar, 2017 Lisboa 16:20
    Bom. E eu quero ver se aparecem os derrotistas do costume a clamar que é mentira. Gente que se rege pelo "tanto quanto pior, melhor", só para ver as suas teorias catastróficas confirmadas, é gente que pretende submeter o bem de Portugal aos seus objectivos políticos. Tenho que prestar homenagem a António Costa. Está a alcançar o que eu não imaginei que pudesse alcançar. Terá o meu voto.

Destaques V+