Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Já temos saudades”, diz Tusk aos britânicos

29 mar, 2017 - 13:10

O presidente do Conselho Europeu diz que o Brexit teve, pelo menos, uma vantagem, que foi unir ainda mais os 27 países que permanecem.

A+ / A-
“Já temos saudades”, diz Tusk aos britânicos
“Já temos saudades”, diz Tusk aos britânicos

“Que mais posso dizer? Já temos saudades vossas”. Foi assim que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, terminou a sua conferência de imprensa, esta quarta-feira, assinalando o facto de o Reino Unido ter accionado o artigo 50, iniciando assim o processo de saída da União Europeia.

Numa curta declaração, sem direito a perguntas, Tusk disse que não vale a pena fingir que é um dia feliz, nem em Londres nem em Bruxelas, mas que havia pelo menos uma vantagem em todo o processo do Brexit, nomeadamente o facto de ter unido ainda mais os 27 países que permanecem.

Tusk reforçou que até que a saída esteja consumada, a lei europeia continua a vigorar no Reino Unido, o que pode ser lido como uma reacção à intenção do Governo britânico de começar a limitar a entrada de cidadãos da União Europeia já, e não apenas quando estiver terminado o processo.

O presidente do Conselho Europeu diz que os 27 vão estar unidos durante as negociações que se seguem agora e que irão determinar a relação entre o Reino Unido e a União Europeia, e que a prioridade será proteger os interesses dos Estados-membros. Um dos objectivos, diz Tusk, é de minimizar os danos da saída britânica para cidadãos, empresas e para os estados.

[Notícia actualizada às 13h17]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pois é!
    29 mar, 2017 dequalquerlado 17:32
    Se são nojentos, aqui em portugal não falta deles, olha para o nojento que matou 5 e depois ainda teve o desplante para dizer que não se lembrava, era arrancar-lhe aquela lingua, aqueles olhos, aquelas mãos Grande monstro... mas atirando este aparte, os ingleses fartaram-se desta u.e. e muitos dos portugueses também estão fartos, só que não são como os ingleses e portugal não é a inglaterra.
  • João
    29 mar, 2017 Braga 16:55
    Espero que este puxão de orelhas dos britânicos à União Europeia sirva de exemplo a quem a dirige. Que vejam que é necessário trabalhar para todos e não só para quem tem mais poder.
  • Rui Alves
    29 mar, 2017 Sintra 16:39
    Os Ingleses sempre foram o povo mais nojento da Europa!!!
  • Alberto Martins
    29 mar, 2017 Lisboa 16:35
    É assim. Estiveram sempre com um pé fora e outros dentro desde os primórdios da CEE e sempre tiveram clausulsas de excepção altamente vantajosas. Pois que dêem bem. Só estranho que aqueles que andaram a fazer campanha pelo brexit, no dia a seguir ao referendo desertaram.
  • Tudo boa gente
    29 mar, 2017 poisé! 15:30
    cheira bufas! Mais uma para não publicarem. Não é RR? Mas pior do que isto foi o outro dizer à queles que têm andados afogados em austeridade e que não ganham para comer, e que ainda estão, andam a gastar o dinheiro em copos e mulheres e gastando acima das possibilidade. E melhor ainda é haver comentadores dotados de inteligencia, mas isto já não tenho a certeza, virem aplaudir as diretas do parasita de que faz parte do grupo da mafia.
  • anonimo
    29 mar, 2017 15:15
    O Brexit teve, pelo menos, uma vantagem, que foi unir ainda mais os 27 países que permanecem. Senhor Presidente: OLHE QUE NÃO, OLHE QUE NÃO. Dos 27, apenas os países capitalistas, estarão satisfeitos, em ter os mais pequenos, na mão. Não é Senhor presidente?
  • Orapois!
    29 mar, 2017 dequalquerlado 15:07
    Este Tusk não passa de um lambe botas, um parasita, um cheira bufas, este tipo de raciocínio desrespeita até a democracia e a liberdade. Se os ingleses querem sair é porque não estão contentes nesta união que não é unida mas que parece a lei da selva. Há muita gente descontente com esta u.europeia e acredito que se não manifestam contra é por cobardia, porque têm medo. Temos uma degradação na nossa economia . Estamos a pagar um preço muito alto nesta u.europeia, são juros e mais juros, portugal passou a ser governado em torno da dependência externa e da despesa, deixou de produzir, fechou muitas das suas portas para que portas externas se abrissem ainda mais, deixou de produzir para importar e prejudicando a sua economia. A globalização que tanto contribuiu para o desemprego e para salários precários, a moeda única, outro nojo, foi só para haver arredondamentos e subir em quase tudo para o dobro, vá, venham agora dizer que o escudo é que não valia nada. mas com o escudo, apesar de se ganhar pouco rendia muito mais que esta moeda de m---da. Agora ganha-se pouco, o mesmo e ainda com salários congelados, mas ainda pagamos pelo dobro ou triplo e como não bastasse a austeridade, depois ainda se as pessoas estão na miséria é porque gastaram acima das possibilidades ou porque andam em copos e mulheres. Então de que é que tem valido toda esta austeridade que o coelho e fmi e agora este governo também nos tem imposto? Os funci. públicos têm os salários congelados ainda....
  • Almocreve
    29 mar, 2017 Lisboa 14:06
    Presidente do Conselho Europeu...??? Ena... tanto presidente, por essa UE fora...!!!

Destaques V+