Tempo
|
A+ / A-

Mais vale tarde que nunca. Bob Dylan esperado em Estocolmo para receber Nobel

29 mar, 2017 - 11:42

É o primeiro músico a receber o Nobel da Literatura, entregue pela Academia Sueca.

A+ / A-

O músico e letrista Bob Dylan vai finalmente viajar até Estocolmo para receber o Nobel da Literatura, que lhe foi atribuído o ano passado.

Na altura, o músico não compareceu na cerimónia de entrega do prémio e segundo um comunicado divulgado na altura pela Associated Press, Dylan terá dito que "gostaria de receber o prémio pessoalmente, mas outros compromissos tornam isso impossível, infelizmente".

O anúncio de que Dylan vai a Estocolmo receber o prémio Nobel foi avançada pela agência Reuters, que cita o blog da secretária da Academia, Sara Danius. "A boa notícia é que a Academia Sueca e Bob Dylan decidiram encontrar-se este fim-de-semana. Nessa altura a Academia entregar-lhe-á o diploma e a medalha", escreveu.

A atribuição do Nobel será feita na presença de um pequeno grupo de pessoas e de forma privada, sem a presença de qualquer órgão de comunicação social, sublinhou a secretária da Academia Sueca.

O músico vai aproveitar o facto de se deslocar à Suécia para um concerto e irá receber o prémio.

A Academia já tinha avisado que Bob Dylan tinha até 10 de Junho para ir receber o prémio pessoalmente, caso quisesse receber o valor monetário de cerca de 837 mil euros (8 milhões de coroas suecas) a que tem direito.

Dylan é o primeiro músico a receber o Nobel da Literatura, entregue pela Academia Sueca.

O anúncio da atribuição do Nobel da Literatura ao autor de temas como "Like a Rolling Stone" ou Blowin' in the Wind" tinha sido feito a 13 de Outubro.

O júri argumentou na altura que Dylan é responsável por "criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana", mas a decisão criou polémica no mundo da cultura.

A Academia Sueca tentou contactar Bob Dylan por várias vezes, mas sempre sem sucesso. O artista aceitou o prémio duas semanas depois, numa entrevista ao jornal "The Telegraph".

O músico norte-americano disse ao jornalista que aceita o Prémio Nobel da Literatura e que ficou "sem palavras" ao saber da notícia. Disse ainda que, se fosse possível, iria à cerimónia de 13 de Dezembro, em Estocolmo, o que não vai acontecer.

[Notícia actualizada às 11h58]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    29 mar, 2017 aveiro 15:05
    O dinheiro compra tudo mesmo a dignidade .
  • Ms
    29 mar, 2017 Funchal 13:38
    ..muita cocaina faz mal!!! Valeu a pena esperar para entregar o prémio!!! Estava bué ocupado!!
  • António Lapa
    29 mar, 2017 AMADORA 12:54
    Agora tens a oportunidade de mostrar que judeu não é somítico.
  • Paulo
    29 mar, 2017 Porto 12:46
    O homem anda muito ocupado. Não tem tempo para ir buscar os trocos que o Prémio Nobel lhe dá.
  • Alberto
    29 mar, 2017 cascais 12:34
    Uns "trocos" dão sempre jeito, não e´ Bobbyzinho?

Destaques V+