Tempo
|
A+ / A-

Papa recorda populações debaixo de fogo em Mossul

29 mar, 2017 - 11:11 • Agência Ecclesia

Francisco convidou todos os presentes a rezar para que o Iraque “encontre na reconciliação e na harmonia entre as suas várias partes, étnicas e religiosas, a paz, a unidade e a prosperidade”.

A+ / A-
Papa recorda populações debaixo de fogo em Mossul
Papa recorda populações debaixo de fogo em Mossul

O Papa lembrou, esta quarta-feira, no Vaticano, as vítimas da guerra no Iraque, em particular na cidade de Mossul, e pediu respeito pelas minorias étnicas e religiosas no país.

“O meu pensamento vai para as populações aprisionadas nos bairros ocidentais de Mossul e aos deslocados por causa da guerra, aos quais me sinto unido no sofrimento, através da oração e da proximidade espiritual”, disse Francisco, perante a multidão reunida na Praça de São Pedro para a audiência pública semanal.

Francisco saudou a delegação de “superintendências iraquianas”, composta por representantes de vários grupos religiosos e acompanhada pelo cardeal Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.

“A riqueza da cara nação iraquiana está precisamente neste mosaico que representa a unidade na diversidade, a força da união, a prosperidade na harmonia”, declarou.

O Papa convidou todos a rezar para que o Iraque “encontre na reconciliação e na harmonia entre as suas várias partes, étnicas e religiosas, a paz, a unidade e a prosperidade”.

“Ao exprimir profunda dor pelas vítimas do sangrento conflito, renovo a todos o apelo para que se empenhem com todas as suas forças na protecção dos civis, como obrigação imperativa e urgente”, concluiu.

As forças iraquianas lançaram uma ofensiva sobre a parte ocidental de Mossul no último mês; segundo testemunhos recolhidos pela ONU, os jihadistas do autoproclamado ‘Estado Islâmico’ (EI) estão a obrigar os civis a permanecer em suas casas.

A estação britânica de televisão Sky noticiou a descoberta de uma vala comum, nos arredores da cidade de Mossul, alegadamente com mais de seis mil corpos de pessoas mortas pelo EI.

O avanço das tropas iraquianas tem provocado também um elevado número de baixas entre os civis, sobretudo por causa dos bombardeamentos aéreos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+