Tempo
|
A+ / A-

Surto de hepatite A em Lisboa

28 mar, 2017 - 23:15 • Paulo Ribeiro Pinto

A maior parte dos doentes diagnosticados são da região de Lisboa e Vale do Tejo. Houve mais casos desde Janeiro do que nos últimos 40 anos, diz Direcção-Geral da Saúde.

A+ / A-

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) alerta para um surto de hepatite A em Lisboa. Há mais de uma centena de casos diagnosticados na região de Lisboa e Vale do Tejo desde Janeiro.

O surto terá começado na Holanda, mas depressa chegou a outros países europeus, incluindo Portugal. Desde o início do ano foram diagnosticadas 105 pessoas com o vírus, um número que ultrapassa todos os casos contabilizados nos últimos 40 anos no país.

A maior parte dos doentes diagnosticados são da região de Lisboa e Vale do Tejo, onde, de acordo com o jornal “Público” muitos estão internados em vários hospitais.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) faz notar que o surto foi identificado em vários países da Europa e esta terça-feira publicou orientações para os profissionais de saúde.

A mesma nota adianta que a actividade epidémica recente tem sido relacionada com comportamentos associados à actividade sexual, potenciada por substâncias químicas, podendo envolver múltiplos parceiros.

A hepatite A é uma infecção aguda, que pode não ter sintomas, mas pode também causar doença aguda associada a febre, mal-estar, icterícia, náuseas, vómitos dores abdominais entre outros sintomas.

O principal modo de transmissão é por via fecal-oral e a maior parte dos diagnósticos foram registados na comunidade homossexual.

A contaminação também pode ocorrer por ingestão de água e alimentos contaminados.

A hepatite A é uma doença habitualmente curável, mas pode ser mais perigosa para pessoas com doenças do sistema imunitário e do fígado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+