Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há uma “Menina destemida” de bronze em Nova Iorque

28 mar, 2017 - 21:38

Estátua que enfrenta o touro de Wall Street vai ficar mais um ano em representação da igualdade salarial.

A+ / A-

A estátua da menina que está de frente para o touro, em posição de confronto, na icónica Wall Street, representa o combate contra a desigualdade de géneros e desigualdade salarial.

A "Menina destemida", nome dado à estátua de bronze, foi colocada na Wall Street, rua das grandes potências financeiras do país, no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, com o objectivo de chamar a atenção das empresas locais para a falta de igualdade de género e de igualdade salarial.

O presidente democrata da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, explica a simbologia da estátua e da sua posição perante o touro: “Está a enfrentar o medo, o poder e a força”.

Segundo notícia a Associated Press, o autarca disse ainda que a polémica em torno do mandato do Presidente Donald Trump tornou a pequena estátua ainda mais relevante, “inspirando os cidadãos”.

A obra de arte, da artista Kristen Visbal, foi encomendada pelos gestores da State Street Global Advisor (SSGA), que explicam que a menina representa o futuro.

Os gestores acrescentaram, em entrevista à BBC, que, num universo de 3.000 empresas norte-americanas, uma em cada quatro ainda não tinha uma mulher no quadro empresarial.

Depois de atrair milhares de turistas, inclusive cidadãos nacionais, a estátua, de 1.21m, deveria ser removida do local, o que, segundo o autarca, não vai acontecer. A "Menina destemida" vai permanecer em Wall Street até Março de 2018.

A estátua do touro, criada pelo artista italiano Arturo Di Modica, a quem a menina de bronze faz frente, está naquele centro empresarial desde 1989, depois da grande depressão de 1987, retratando a força e o poder dos cidadãos norte-americanos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+