Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Congresso do PPE

Paulo Rangel, um falcão português em Malta

28 mar, 2017 - 20:04 • Susana Madureira Martins

O Partido Popular Europeu reúne-se em La Valetta a partir de quarta-feira. A Renascença entrevistou o eurodeputado do PSD Paulo Rangel, autor das teses que vão ser discutidas e aprovadas.

A+ / A-
Paulo rangel - congresso PPE - Malta - 28-03-17 - entrevista de Susana Madureira Martins

Paulo Rangel é vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE), vice-presidente do grupo parlamentar da maior família política europeia e é o autor das teses que vão ser discutidas e aprovadas nos dois dias de congresso do PPE em La Valetta, Malta.

O congresso do PPE contará com a presença de diversos dirigentes europeus, incluindo a chanceler alemã, Angela Merkel. O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, estava agendado para discursar esta quarta-feira, mas cancelou, invocando razões pessoais.

O eurodeputado, em entrevista à Renascença, admite que o Partido Social Democrata (PSD) tem uma “influência grande” no PPE, maior do que certamente tem o país no contexto europeu”, sublinhando que é a única pessoa a ocupar dois cargos de vice-presidência no PPE. “Para Portugal e para o PSD são boas notícias”, acrescenta.

Questionado sobre se consegue mexer no xadrez europeu, Rangel responde: “conseguimos influenciar”. E detalha como: “Pelo diálogo com os países que são afins”. “Não actuamos sozinhos, procuramos ter aliados nas várias posições que defendemos e temos uma influência que, diria, é uma representação superior àquela que era devida.”

Paulo Rangel explica que os dois cargos que ocupa dão a Portugal uma capacidade de intervenção e de acesso à informação “antes mesmo dos dados jogados, que permitem minimizar e influenciar algumas das desvantagens”.

O social-democrata diz ter tido “um papel que tem ajudado muito o Governo” português, socialista, dando o exemplo das sanções. “Penso que tivemos um papel muito importante, que, aliás, foi reconhecido pelo Governo – no início não, mas depois sim.”

Turquia na União Europeia? Não, obrigado

Paulo Rangel é autor das teses que o Congresso do PPE discute a partir desta quarta-feira. No documento final negociado pelos partidos que constituem esta família política do centro-direita europeu fica escrita a exclusão da Turquia como membro da União Europeia.

Esta foi uma imposição no texto por parte da “França e da Alemanha, que são claramente contra a integração da Turquia”. Rangel afirma que este país “não tem quaisquer condições de ser integrada”, mas também considera que “não era necessário dizê-lo desta forma e isolar este caso".

“Penso que isso pode criar algum ressentimento até justificado por parte da opinião pública turca”, argumenta.

“As perspectivas de uma integração da Turquia são praticamente zero”, diz o social-democrata. “Já era muito difícil antes”, mas, com a actual “deriva autoritária e ditatorial contrária aos direitos fundamentais e à democracia de [Recep Tayyip] Erdoğan”, a Turquia afasta-se da UE “em vez de se aproximar”.

François Fillon, o fragilizado

Muitas das atenções no congresso do PPE estarão voltadas para François Fillon. O candidato do centro-direita às eleições presidenciais de França participa no congresso do PPE como membro dos Republicanos e surge em Malta não “fragilizado”, mas “muito fragilizado”, considera Paulo Rangel.

O vice-presidente do Partido Popular Europeu diz que “há noção clara de quase todos os partidos do PPE de que François Fillon, perante as acusações que foram feitas, independentemente de serem verdadeiras ou não, a partir do momento que têm chancela das autoridades francesas para uma investigação, não deveria ter prosseguido com a corrida”.

Fillon “está com isso a prejudicar o seu partido e a prejudicar a França”, acrescenta. Esta é a opinião “que muitos dos participantes do Congresso têm”. Estes “não terão a indelicadeza de confrontar Fillon no terreno do congresso”, pensa Rangel, mas o francês “terá de enfrentar a imprensa europeia”, diz.

[Notícia actualizada com cancelamento de Pedro Passos Coelho às 23h39]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ai que medo!
    30 mar, 2017 lis 11:48
    as "garras" do Rangel metem medo ao susto!...ele bem se esforça mas não consegue convencer ninguém com as suas graçolas inconvenientes e intriguistas!
  • por isto
    29 mar, 2017 lx 11:35
    Se vê o que é o PPE e os figurões que têm dominado as politicas europeias, austeritárias e de empobrecimento dos paises. Este é mais um na linha do Miguel de Vasconcelos, contemporâneo!
  • Falcão?
    29 mar, 2017 lis 11:28
    Este gajo é insuportável e de muito baixo nível. Convencido que é um espertalhão e pode graçolar ofendendo os adversários!
  • ZédoNabão
    28 mar, 2017 Tomar 22:27
    Portugal vai estar "bestialmente" bem representado!... Lá para os lados de Bruxelas tem feito maravilhas ... em prol dos votantes que o elegeram!... Para não o maravilhar, -o rangel- vou ficar por aqui!...

Destaques V+