Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Descoberta vala comum com 6 mil corpos no Iraque

28 mar, 2017 - 14:22

Reportagem da Sky News mostra uma cratera onde, segundo os relatos, poderão estar mais de seis mil corpos.

A+ / A-

O autodenominado Estado Islâmico poderá ter criado na cidade de Mossul a maior vala comum da história da guerra do Iraque. A denúncia é feita por uma reportagem da cadeia televisiva britânica Sky News.

Na reportagem do jornalista John Sparks, são várias as testemunhas que apontam a cratera que serviria como local de extracção de petróleo como uma vala comum utilizada pelo Estado Islâmico. Algumas testemunhas falam até em viaturas a serem lançadas para o interior.

O chefe de uma aldeia nas proximidades, Fawaz Abdelabbas, estima que cerca de “seis mil corpos” tenham sido atirados para a cratera. “Funcionários públicos, polícias, militares, médicos, cientistas [eram atirados]”, conta à cadeia televisiva britânica.

“Queremos exumar os corpos e começar o processo de identificação de acordo com os procedimentos internacionais”, revela Abdelabbas.

Acto terrorista, diz Amnistia

O director da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, classifica como “dramática” a revelação da reportagem da Sky News.

Em declarações à Renascença, o coordenador da Amnistia reforçou o apelo que a instituição faz para que “se responsabilizem as pessoas do Daesh [Estado Islâmico] que são responsáveis por isto”, mas insistiu também para a importância de não se fazerem generalizações

“As forças militares do Daesh são terroristas, mas não podemos tomar a parte pelo todo, correndo o risco de catalogar todas as pessoas como sendo terroristas”, reforçou o director da Amnistia Internacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ratos multiplicam-s
    28 mar, 2017 asbestas 15:09
    Eles são como os ratos que se multiplicam, esta praga nunca acaba e nunca acabará. O desporto favorito deles é a guerra, é matar em nome do alá. São educados assim. E mesmo quem não é terrorista pensa como eles. Na Arábia Saudita matam quem muda de religião ou quem usa a bíblia, mas nos países para onde vão este lixo ainda têm o apoio daqueles que dizem que é bom conviver com estas raças, deixem-nos fazer mesquitas e já começam a habituar-se às matanças deles, agora com carros, a qualquer altura estão sujeitos a morrerem muita gente inocente, estes ratos estão espalhados por tudo quanto é canto, mas os maiores culpados são os lideres desta europa que os deixam à solta, até se manifestam contra as democracias, mostrando apoio ao daesh, mas não fazem nada, é mais diferente castigarem alguém que se mostre contra eles, acusando-os de racistas, são vistos ainda como cidadãos dos países, como se isto tivesse alguma importância. Esta besta que atacou em londres já se tinha manifestado, mesmo nas barbas das autoridades, mas ainda assim deixaram-no viver em londres, porque não lhe expulsarem do país e lhe mandaram para o país da origem dos pais ou avós, sabe-se que era asiático. Ou será que já não basta as bestas dos que já são dos países. Portugal está cheio gente como eles, todos os dias há cobardes que atacam mulheres idosas e indefesas..O ser humano anda a perder a noção da lógica de pensamento, se bem que sempre foram assim. Alguns têm um raciocínio abaixo dos animais..

Destaques V+