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Vai ser proibido cortar a água à sexta-feira ou véspera de feriado

28 mar, 2017 - 08:05

Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos quer também agravar a multa para quem se atrase no pagamento do serviço.

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Ainda este ano, vai ser proibido cortar a água à sexta-feira ou na véspera dos feriados. A notícia é avançada esta terça-feira pelo “Jornal de Notícias”, segundo o qual a entidade reguladora do sector pretende evitar que as famílias fiquem muito tempo sem água.

A determinação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) obriga, assim, as câmaras e as empresas concessionárias a restabelecer o serviço no prazo máximo de 24 horas.

Se o corte derivar de um atraso no pagamento do serviço de fornecimento de água, o prazo conta a partir da regularização da situação por parte do cliente. Isto porque a maior parte dos serviços de atendimento das Câmaras e das empresas concessionárias fecham ao fim-de-semana e nos dias festivos, o que implica que, na opinião da ERSAR, as famílias fiquem sem água por um período demasiado longo.

Se há municípios onde a regra das 24 horas e de não cortar o fornecimento às sextas-feiras é aplicada, em outros tal não acontece. A entidade reguladora quer agora que a regra seja aplicada ao nível nacional.

Mas a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos quer também agravar a multa para quem paga a factura da água com atraso. Em Oeiras, por exemplo, a taxa de incumprimento chega aos 12%, revela o JN.

A ERSAR considera que a actual penalização não é suficientemente dissuasiva, pelo que concede ao operador o direito de exigir uma caução equivalente ao valor médio de quatro meses de consumo no momento do restabelecimento do consumo.

A devolução deste montante só será feita no final do contrato, o que significa que o cliente poderá não voltar a ver esse dinheiro.

Deste modo, em vez dos juros de mora hoje cobrados, a ERSAR passa a definir, todos os anos, o valor mínimo que os operadores podem debitar aos consumidores que paguem a factura fora de prazo.

Comentários
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  • ANTONIO BARTOLOMEU LIMA
    08 nov, 2019 S.João da Madeira 19:35
    A ERSAR tem é que controlar as empresas como a INDÁQUA da Feira e outras, que têm um péssimo hábito de cortar a água sem que o cliente seja avisado desse corte e que, com isso, cobram mais 60 euros para efetuar a religação e equilibrar as suas contas . Basta obrigar esses senhores a avisar o cliente por sms ou e-mail, para além da carta que dizem que enviam mas que nunca chega ao mesmo, para resolver 50% das reclamações e dos problemas !!
  • Mais um roubado
    06 jan, 2018 Trancoso 17:29
    A empresa Águas da Teja, Sa em Trancoso é mais uma que tudo faz para cobrar taxas de corte ao consumidor, com cartas fora de prazo ou em cima do limite do prazo de pagamento. Tudo rouba nestes país e apenas o consumidor é o culpado.
  • Vera
    28 mar, 2017 Palmela 20:05
    Eu concordo com tudo, desde que não falte a água, não só ao fim de semana, mas também que quando seja preciso desligar a água, nos outros dias da semana, NÃO FALTE MAIS DE 6 HORAS, que é um quarto de um dia, se for mais do que isso, que seja com aviso nas caixas de correio, 2 dias antes, para as pessoas se prevenirem... Quanto às multas de atraso serem equivalentes a 4 meses é demasiado! ora se uma pessoa teve algum problema de saúde e não se pode deslocar para fazer o pagamento, devem dar um prazo de uma semana! se for uma gripe, o consumidor não vai pagar multa por ter uma gripe!!! e não fica bem ser o equivalente a 4 meses, basta dois meses(só de consumo), porque senão, quando faltar a água, nem que seja por 1hora, também têm que nos DEVOLVER o valor das taxas sobre o consumo do mês em questão! 4 meses de multa, é DEMAIS para quem paga de taxas o DOBRO do consumo da água! estas taxas fazem doer bastante!!! Como 'a falar é que a gente se entende', então falei! espero que tenham percebido, que se cumprimos um acordo, é um ACORDO e não uma brincadeira.
  • Farmaferreira
    28 mar, 2017 Braga 11:13
    A entidade reguladora, ainda está dar mais poder para as câmaras e serviços de distribuição de agua, a sacar mais dinheiro ao cliente ? Quem paga os salários desta entidade reguladora? será que esta entidade, também é como outras entidades (bancos, electricidade, comunicações etc.etc,) , que de regulamentação não tem nada, só serve para legalizar as investidas das empresa para sacar dinheiro, especialmente aqueles que mais precisão? `a minha opinião. acabe-se com as entidades reguladoras, só nos tem levado ao descalabro.
  • daniel
    28 mar, 2017 coimbra 10:57
    "Lamentável são os serviços das águas não enviarem as facturas ou as enviarem atrasadas (em cima ou após a data de pagamento) para poder cobrar as taxas /multas no atrasado de pagamento." Diria colocar debito directo mas com um limite. Dá para definir isso. De resto mais do mesmo, o saque continua com o apoio de todos os partidos.
  • Rão Arques
    28 mar, 2017 Penteado 10:28
    Ou a estupidez regulada. Claro que não pode ser proibido se essa for a solução para um imprevisto.
  • vitor lopes
    28 mar, 2017 sacavem . primeira loja pirtimao 10:09
    Resumindo isto . Criaram a crise no pais as camaras são um antro de ladrões e quem tem menos culpa é que tem de pagar um bem ao preço de champanhe quando a água é um bem de primeira necessidade que os valores a pagar deviam de ser apenas para os custos de manutenção e não para lucros . Era assim no tempo do mau . Não é do maotsetung. É do mau o Salazar. Sabem estamos a caminhar para guerra dentro de portugal só digo isto
  • Sr Roubado
    28 mar, 2017 Lx 09:33
    Lamentável são os serviços das águas não enviarem as facturas ou as enviarem atrasadas (em cima ou após a data de pagamento) para poder cobrar as taxas /multas no atrasado de pagamento. É pratica comum nas Águas de Cascais.

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