Tempo
|
A+ / A-

Segurança Social dá folgas a mais e tem 4,5 trabalhadores por chefe

28 mar, 2017 - 07:25

Inspecção-geral de Finanças fez auditoria aos recursos humanos e às medidas de contenção da despesa.

A+ / A-

Uma auditoria detectou irregularidades na Direcção-geral da Segurança Social (DGSS): serviço dá folgas a mais e tem uma média de 4,5 trabalhadores por chefe.

De acordo com uma auditoria da Inspecção-geral de Finanças (IGF) aos recursos humanos e às medidas de contenção da despesa, o regulamento do horário de trabalho vigente "atribui regalias aos trabalhadores (dispensa de oito hora mensais e o gozo do dia do aniversário) não previstas na lei".

Este organismo do Estado dá aos funcionários o equivalente a 12 dias de folgas por ano não previstas na lei, o que tem um impacto financeiro anual superior a 47 mil euros.

Segundo o resumo da auditoria, a estrutura da DGSS não reflecte a actual lei orgânica deste organismo. Em causa está, a relação dirigentes/trabalhadores, que "não foi ajustada ao longo dos anos apesar da redução verificada no número de trabalhadores", pode ler-se no documento.

Em Setembro de 2015, o rácio era de um chefe para 4,5 funcionários, quando em 2009 a média era de 6,5 por dirigente.

A IGF censura o facto de existirem duas coordenadoras técnicas a chefiar um e três trabalhadores. "Desde 2008 é legalmente exigido um mínimo de dez trabalhadores por coordenador", lembra.

Na sequência desta auditoria, a IGF recomendou ao director-geral da Segurança Social a aprovação de um novo regulamento do horário de trabalho "à luz da lei vigente, cessando a dispensa de oito horas semanais e dia de aniversário e os seis casos identificados que usufruem de isenção de horário sem verificação dos requisitos legais".

Também aconselha o ajustamento da estrutura orgânica da DGSS e o próximo mapa de pessoal à realidade, reduzindo o rácio dirigentes/trabalhadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • X
    25 set, 2017 X 07:37
    Pelo que leio nos comentários vejo que é quase tudo ignorantes que só falam do que não percebem, mas sinceramente também não vou perder tempo a explicar seja o que for a asnos... O ditado é antigo, "se tens telhado de vidro não atires pedras ao telhado do teu vizinho"...
  • Maria Manuela Nunes
    29 mar, 2017 Queluz 10:10
    Se calhar é por por questões destas que as reformas estão cada vez mais pequenas. Há que pagar a tantos chefes e compensar as outras "coisas". Ainda não percebi porque é que me tiraram 57.58 euros desde Janeiro.
  • Luis
    28 mar, 2017 Lisboa 15:32
    Na AR temos quase 300 "Paralamentares". Nos debates só uma duzia deles bota faladura. Os outros duzentos e tal limitam-se a faltar, a brincar com o computador, a preencher o euromilhões, a ler o jornal, a dormitar, a berrar, a insultar, a rir alarvemente, a escoucear e a dizer constantemente "muito bem". Ou seja a fazer tudo menos a controlar os governos. Daí se ter chegado ao fim de quarenta anos à miseria que se chegou. E dizem que são mal pagos.
  • Fernando
    28 mar, 2017 Lisboa 15:21
    EBORENSE. Não percas tempo com tanto comentario da treta e para a treta. Utiliza antes o tempo a evocar a vinda do diabo. Faz uma macumba com muitas mezinhas e vais vir que ele interrompe as ferias para vir em defesa da direitalhoPafiosa.
  • Eborense
    28 mar, 2017 Évora 11:54
    Contas Públicas em Fevereiro com défice de 19 milhões de euros. Em 2016 havia um superavit de 139 milhões. SNS subiu a dívida nestes primeiros dois meses em 59 milhões de euros. Portugal passou a endividar-se a partir de Janeiro, em 50 milhões de euros por dia, quando a média do ano passado foi de 47 milhões. Portanto, só os mamistas e os que não têm sequer um neurónio para exemplo, é que acham que estamos no bom caminho. Aqueles que acham que o corte das pensões e dos salários feito pelo governo anterior foi uma vergonha, ainda vão ter muito que berrar, porque da próxima vez será muito pior.
  • Luis
    28 mar, 2017 Lisboa 11:40
    Temos um general para 100 soldados. E continua a haver mais promoções.
  • Eborense
    28 mar, 2017 Évora 11:33
    Se isto se passasse só na Segurança Social! A Câmara Municipal da minha Cidade tem 1150 funcionários para 56 000 habitantes. Também dão o dia de aniversário aos funcionários, pelo Carnaval têm a 2ª e a 3ª feira, na 2ª feira de Páscoa é o dia do borrego, etc, etc. Para isto tudo, paga-se o IMI com a taxa mais alta, a água caríssima, etc. E vamos "pagando e rindo".
  • António
    28 mar, 2017 Portugal 10:39
    E este governo anda a aumentar a função pública. depois não há dinheiro, mais impostos, até à bancarrota.
  • 28 mar, 2017 lisboa 10:26
    Foram, são e continuam a ser uma cambada de parasitas e calões, mais as baixas, atestados, férias, partes doentes, erc. reformassem melhores condições que qualquer trabalhadores e milhares de euros dados pela Segurança Social sem nunca lá terem posto um chavo!!... dado a titulo subsídios para os CCD´s da Segurança Social (Centros de Cultura e Desporto) este milhares por mês são para passeatas, jantaradas, futeboladas, etc. Tudo com o dinheiro de quem descontou uma vida inteira para ter uma reforma condigna, ( que não tem)!!, o povo está mesmo em coma profundo!!, não reage a nada!!!
  • jj
    28 mar, 2017 Lisboa 10:06
    Escandalo no Estado em época de crise de tudo! O que faz o PR? Lá anda cantando e rindo como se estivesse na Mocidade Portuguesa do seu Pai...

Destaques V+