Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sente-se mais seguro a circular na via do meio? Cuidado! Pode ficar sem carta

27 mar, 2017 - 21:55

O major Paulo Gomes, da GNR, explica o que é permitido e o que não é permitido no que diz respeito à circulação nas vias do meio ou da esquerda. Saiba tudo, para não ter de sofrer as penalizações.

A+ / A-

Continua a decorrer nas estradas portuguesas a operação Via Livre, que pretende prevenir e reprimir a circulação pela via da esquerda ou do meio, quando a via da direita está livre.

Mas será que em situações de muito trânsito é proibido ultrapassar carros pela direita? E estas regras aplicam-se só às auto-estradas? Quais são as sanções aplicáveis? A Renascença convidou o major Paulo Gomes, da GNR, a explicar para que serve esta operação e esclarecer o que é e o que não é permitido fazer, neste âmbito, nas estradas.

Qual é o objectivo da GNR com esta operação?

O de prevenir e reprimir a circulação nas estradas de grandes velocidades. Os veículos circulam muito na via do meio ou da esquerda, esquecendo que a via mais à direita está disponível.

Por que pensa que os condutores continuam a circular desta forma?

A principal razão está na falta de informação. Daí a GNR ter reservado esta semana para acções de sensibilização e pedagogia, na medida em que incentivamos os condutores a usar a via mais à direita.

Outra razão é a segurança: muitas vezes as pessoas preferem conduzir na via do meio, porque não tem tanta confusão. No entanto, é uma falsa questão, dado que às vezes existem vias paralelas de aceleração ou desaceleração.

As pessoas devem ter consciência que as condições de tráfego não são sempre as mesmas e que estão a zelar pela boa circulação, se circularem mais à direita.

É permitido ultrapassar pela direita, quando todas as vias estão com muito trânsito?

Essa questão não se insere no conceito de ultrapassagem.

Numa auto-estrada, se um carro estiver a circular a 120km/h na via do meio, pode continuar nesta via, dado que já se encontra no limite de velocidade, ou deve encostar-se à direita?

Se a via da direita estiver disponível, o condutor deve sempre fazê-lo.

Outra questão comum é a ultrapassagem pela direita, estando um carro na via do centro. Segundo o código da estrada, é considerado ultrapassagem e contraria o próprio código. No entanto, idealmente deve-se circular pela direita e usar as vias do meio e da esquerda, para se ultrapassar os outros carros.

Quais são as sanções possíveis em auto-estrada?

O código é bastante severo para quem realiza manobras perigosas, como a ultrapassagem pela direita, e não circula na via mais à direita. A multa está entre os 60 e os 300 euros, conjuntamente com a subtracção de 4 pontos na carta de condução. O condutor pode também ser alvo de uma sanção acessória, na qual está proibido de conduzir. A inibição é de 2 meses a 2 anos.

Esta operação como preventiva ou repressiva?

Na sua essência, é preventiva. A GNR dividiu a operação em duas fases. A primeira foi realizada na semana passada, em que sensibilizamos os condutores através de campanhas no nosso site e nas redes sociais. Já esta semana, estamos a redobrar a atenção dos condutores com patrulhas nas estradas.

[Notícia corrigida às 00h10]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • É isto meus caros
    03 abr, 2017 Sabrosa 20:04
    Leis controversass e pouco convenientes Vigiadas à lupa pelos impiedosos agentes Agora até circular no meio dá logo multa Estamos no tempo em que sacar é que resulta.
  • Palhaço residente
    30 mar, 2017 Lx 18:25
    Maria Manuela Nunes, imagina numa AE com o pessoal todo à direita, conforme a lei vigente, um condutor à espera de poder entrar nessa via vai circular a 120kms/h, ou a 40kms/h, velocidade esta permitida por lei em auto estrada?! Como diz o povo e com razão: «cada tiro cada melro... » Esta regra recentemente introduzida para circulação em AE é perfeitamente ridícula. (ponto). Pergunta-se, porque razão não se continua a conduzir segundo as velocidades indicadas em cada via??! (ahh, já se percebe, os males que acontecem são devidos às velocidades...)! O português muito gosta de mostrar a sua autoridade renegando as suas limitações...
  • André Souza
    29 mar, 2017 Alverca 16:44
    No meio está a virtude da cambada de anormais que inundam as AE... Alguns ao telemóvel, num gozo autêntico onde falta a polícia a punir estes "condutores" . Depois temos os outros que querem levar à letra a faixa da esquerda na 2ª circular.... mas dentro das localidades acho que não se aplica a regra!! enfim, parece que precisamos de ir à escola. Há tantos que precisavam de dar voltas e voltas para saberem circular nas rotundas!
  • Maria Manuela Nunes
    29 mar, 2017 Queluz 10:06
    Talvez agora deixemos de ver automóveis a circular na via do meio a 40 km ou menos...
  • Portugues
    29 mar, 2017 Porto 01:49
    tuga ciclistas.... bem o seu pensamento anda com as voltas trocadas, neste artigo fala-se das autoestradas. Ciclistas.... onde. Enfim. Acho bem que se aplique as regras, contudo alguns agentes da lei por vezes, também não cumprem certas regras. Afinal todos os que conduzem têm que cumprir as regras, e isso não será para todos, é que por vezes..... Bem as autoridades devem sempre dar o exemplo. O lema deve de ser Cumprir e exigir. Aliás ninguem está acima da lei, seja filho do ex.sr., seja rico ou pobre, seja este ou aquele, ninguem está acima da lei, seja quem for. Se muitos condutores acham que isto ou aquilo está mal, fácil, reclamam. Srs. condutores, as regras são para serem cumpridas e ponto final, quer gostem ou não e não há mas nem meios mas.
  • Incógnito
    29 mar, 2017 Lavradio 00:07
    Jesus falava no deserto e eu vou flr para o deserto. O que tenho a dizer é para os condutores e autoridades. Os primeiros conduzem segundo a sua personalidade. Os segundos agem segundo a sua. Culpo uns e outros. Nao vi nenhum comentário que tocasse no verdadeiro problema. A forma como se conduz em Portugal reflete a educaçao de cada um e isto aplicasse aos condutores e as supostas autoridades
  • Palhaço Residente
    28 mar, 2017 Lx 20:47
    ESTRELA, é exactamente isso que devia acontecer cá: «RIGHT LANE MUST EXIT»!!! Só que as nossas sumidades cerebrais são Ú.N.I.C.A.S. Ninguém as ultrapassa em estupidez. Logo que se sentem com autoridade, é o que se vê!!! Por exemplo, nas rotundas há também confusão e propensão para o acidente. Resolver-se-ia o problema, e mantendo a lei actual, bastava colocarem um traço transversal em cada via da direita imediatamente após cada saída nas rotundas. Quem passasse essa linha, recebia a conta para pagar. Simplicíssimo.
  • ESTRELA
    28 mar, 2017 ANGRA 15:13
    CARO AMIGO ATENTO JA VIVI EM 3 PAISES DIFERENTES , E CIRCULEI EM MAIS DO QUE ESTES , MAS VEJAMOS O CASO DAS ESTRADAS DO CANADA, SUPONHAMOS QUE A NOSSA FRENTE TEMOS UMA ESTRADA COM 2 FAIXAS DE RODAGEM. MAS A NOSSA DIREITA VAMOS ENCONTRAR UMA ENTRADA PARA A MESMA, SABE O QUE A LEI DIZ QUE DEVEREMOS SAIR DA FAIXA DA DIREITA ANTES DA ENTRADA DO VEICULO QUE NOS VAI APARECER A NOSSA DIREITA OU SEJA EM INGLES :THE RIGTH LANE (MUST) EXIT. OU SEJA A LINHA DA DIREITA( TEM )DE SAIR/ ENTRAR .ISTO E EM RESPOSTA PORQUE NEM SEMPRE QUEM ESTA NA AUTO ESTRADA TEM PRIORIDADE
  • O país da diversão
    28 mar, 2017 Lisboa 13:52
    No pais da diversão vale quase tudo para desviar a atenção do essencial. Há coisas graves que acontecem neste país, mas isso não é falado pois envolve alguns poderes, não o cidadão comum. Penso que há aqui uma violação do principio da proporcionalidade da Constituição, pois circular pela via do centro em si não é algo grave e há uma pena aplicada desproporcional. Depois como disse há coisas graves que acontecem neste pais, e não há penalização para elas.
  • Manuel Alte da Veiga
    28 mar, 2017 Aveiro 13:17
    Várias autoestradas têm longas vias marcadas do mesmo modo que as vias de aceleração (nas longas subidas), e que são usadas por veículos lentos (às vezes, camiões a 40km/h). Acho mais razoável, por razões de segurança e de facilidade do trânsito, não usar essa via se se vai a 100Km ou mais. Essa via lenta, até pela marcação diferente, não deveria ser considerada a via da direita obrigatória. Ir nessa via a grande velocidade provoca facilmente um choque com um camião lento ou obriga a guinar para a esquerda o que é mais perigoso - o que também acontece quando se aproxima o final dessa «via especial». Agradecia o esclarecimento. Manuel Alte da Veiga. altedaveigamanuel@gmail.com

Destaques V+